Qual o formato do universo
Unsplash / @grakozy

Qual o formato do Universo?

O universo é tudo o que podemos observar, por isso não podemos ficar do lado de fora para ver se ele tem a forma de uma bola, uma batata frita ou algo completamente diferente.
Isso não significa que os cosmólogos não estejam tentando descobrir isso.

publicidade

Qual é a forma do universo? O universo é tudo o que podemos observar, por isso não podemos ficar do lado de fora para ver se ele tem a forma de uma bola, uma batata frita ou algo completamente diferente.

Isso não significa que os cosmólogos não estejam tentando descobrir isso. É uma pergunta importante, embora nos force a expandir nossas formas de pensar sobre a forma. Como se vê, a resposta à pergunta está relacionada ao que o universo é feito e como ele começou.

A questão chamou a atenção do público recentemente, quando três cosmologistas alegaram que o universo volta a se curvar, o que contradiz muitas outras observações. Então quem está certo?

publicidade

A forma de tudo

Qual o formato do universo
Unsplash / @grakozy

Primeiro, o que significa para o universo ter uma forma se estendendo para sempre em todas as direções?

Embora a redondeza da Terra seja mais óbvia nas fotos tiradas do espaço, as pessoas conhecem a forma do nosso planeta desde a antiguidade. (Uma pequena curiosidade aqui: o mito de que Cristóvão Colombo descobriu que a Terra é redonda foi inventado por Washington Irving , o cara da “Lenda de Sleepy Hollow”. Talvez não seja muito bom acreditar nas histórias históricas desse cara.) Em outras palavras, não precisamos ir ao espaço para conhecer a forma do nosso planeta: apenas fazemos medições que sairiam de forma diferente se o planeta fosse plano.

Pense em como as linhas de longitude ficam em um globo: elas começam paralelas umas às outras no Equador, mas convergem nos pólos. Se dois aviões voassem para o norte a partir do Equador, partindo, digamos, do Equador e do Quênia, eles se aproximariam cada vez mais, até chegarem ao mesmo ponto. Os cosmologistas dizem que a Terra tem “curvatura positiva” em todos os lugares, o que é uma maneira elegante de dizer “esférica”.

publicidade

O mesmo vale para o universo: podemos observar várias propriedades que apareceriam diferentemente dependendo de sua forma. Em vez de aviões, falamos de luz, que segue o caminho mais reto possível. Se dois raios de luz inicialmente paralelos convergem, o universo tem uma curvatura positiva como uma esfera, e dizemos que está “fechado”. Se esses raios divergem, o universo é “aberto” e possui curvatura negativa. (É mais difícil de visualizar: é uma forma geométrica do tipo batata frita chamada “hiperboloide”.) Se eles permanecerem paralelos, o cosmos será plano.

Com curvatura positiva, os ângulos de um triângulo desenhado somam mais de 180 graus; com curvatura negativa, os ângulos de um triângulo desenhado somam menos de 180 graus; e com curvatura zero, os ângulos de um triângulo desenhado somam exatamente 180 graus.

Parece uma panqueca

Qual o formato do universo
Unsplash / @grakozy

Então qual é? Bem, muitas observações, incluindo as que foram feitas com o telescópio BOOMERanG transportado por balão até observatório espacial WMAP , mediram essas flutuações e descobriram que o universo é – TANTANTANTAN, suspense por favor! – plano.

Isso pode parecer chato, especialmente se você é um fóton viajando 13,8 bilhões de anos em uma direção, mas é realmente o que os cosmólogos esperavam.

publicidade

A planicidade do universo é um dos fatos mais estranhos sobre ele. Porém, um pouco de estranheza nunca parou os cientistas, e explicar por que o cosmos começou do zero requer física extra, como “inflação”: a hipotética expansão extremamente rápida do universo durante a primeira fração de segundo após o Big Bang. Muitas das observações cosmológicas da próxima geração são dedicadas a entender esses primeiros momentos, portanto a história de como o universo ficou plano está longe de terminar.

Porém, precisamos entender que o Universo é GEOMETRICAMENTE plano, mas isso não quer dizer nada sobre sua topologia- afinal de contas, dizer que ele é plano não significa que ele é reto.

Cientistas acreditam que o Universo poderia ter uma de 18 formas diferentes, mas infelizmente nossa visão ainda é pequena demais para chegar em alguma conclusão.

Fonte: Big Think

COMENTÁRIOS | Deixe sua opinião!

comments