Quem tem mais medo de relacionamento sério: homem ou mulher?

Como o medo de compromisso sério afeta os homens e as mulheres a terem relações futuras!

Quem tem mais medo de compromisso sério: homem ou mulher?
Quem tem mais medo de compromisso sério: homem ou mulher?

Você já parou para pensar que tem mais medo de assumir um compromisso? Seria mais os homens ou as mulheres? 

Não é incomum que as mulheres e os homens que evitam relacionamentos de longo prazo ouçam que têm problemas de compromisso ou medo de comprometer-se, não é mesmo?

Muitas dessas pessoas usam frases casualmente, mas, na realidade, o compromisso e o medo dele costumam ser bastante difíceis de lidar.

O compromisso é um termo com amplo significado, mas geralmente se define a se dedicar a algo por .um tempo grande, seja em um trabalho, uma meta que quer atingir ou um relacionamento.

A causa do medo de compromisso entre homens e mulheres

Tanto os homens quanto as mulheres podem ter medo de compromisso, isso é normal em qualquer pessoa ao redor do mundo que tem a capacidade de amar outra.

O que se aplica a outros tipos de medo, como medo de morrer ou claustrofobia, também se aplica à ansiedade de comprometimento com outra pessoa.

Além disso, o medo de ter um relacionamento sério entre os homens e as mulheres não desaparece por si só, mas só aumenta. 

medo-compromisso-sério

Embora o medo de ter um compromisso sério tenha sido considerado um fenômeno entre os homens por .muito tempo, é fácil encontrarmos mulheres com os mesmos problemas de insegurança e medo de se relacionar.

12 HÁBITOS que todo homem apaixonado pratica (anote TODOS)

O que pode causar medo de compromisso sério?

Vários fatores podem desenvolver o medo de ter um relacionamento sério entre os homens e as mulheres, como:

  • Experiências negativas;
  • Decepções;
  • Lesões ou traumas. 

Esses fatores podem acontecer decorrente de outros relacionamentos passados, assim, fazendo com que o homem ou a mulher tenham medo de outra relação amorosa.

Em vários casos, houve uma separação muito dolorosa no passado que prejudicou a confiança, sendo assim, impossibilitando que o .homem ou a mulher tenha confiança em outras pessoas. 

Nessas situações, é difícil se comprometer novamente. O medo do compromisso e de ter que sentir essa dor novamente é maior do que o desejo de .proximidade ou amor por outra pessoa, entende?

Afinal, como as pessoas estão encontrando o AMOR nos dias de hoje?

Homem ou mulher: quem sofre mais com medo de compromisso?

Muitos dos homens e das mulheres que têm medo de compromisso não estão realmente cientes de seu medo de compromisso sério.

Muito pelo contrário, muitos dos homens quanto das mulheres almejam um relacionamento firme e .conversam muito sobre isso com os amigos e familiares.

medo-compromisso-sério

Pelo fato de muitos dos seus relacionamentos amorosos do passado nunca darem certo, as pessoas encontram explicações como:

  • Sempre escolho alguém errado para amar;
  • Não tenho sorte no amor;
  • Sempre me apaixonei por uma pessoa errada.

Nesses casos, é mais fácil para as mulheres esconder seu medo de compromisso sério dos outros e também de si mesmas do que os homens.

Essa forma de medo de relacionamento também é conhecida como medo passivo de compromisso, assim, sendo muito comum entre homens e mulheres.

Repare nessas 12 coisas que toda mulher faz quando está apaixonada

Os homens sofrem mais com o medo de compromisso?

Muitos homens evitam relacionamentos sólidos enganando a si mesmos e a seus amigos e familiares com os seus comportamentos de “solteiro”.

Assim, fazendo-os pensar que não desejam um relacionamento sério no momento, mas sim desfrutar de sua liberdade e juventude.

Os homens nessas situações mergulham em casos, relacionamentos de longa distância .ou relacionamentos abertos, tudo isso para tentar esconder o medo de compromisso sério.

Além disso, a distância emocional enfraquece seus medos. Isso também é conhecido como medo ativo de compromisso sério com uma mulher.

medo-compromisso-sério

Com isso, os homens tendem a sofrer de ansiedade de relacionamento ativo, já as mulheres sofrem mais do medo passivo de compromisso.

Como tratar o medo de compromisso sério?

Para tratar o medo de ter um compromisso sério no futuro é importante que o homem .ou a mulher primeiro reconheçam e também admitam que sofrem de um transtorno de medo e ansiedade.

Não adianta querer tratar alguém que não quer admitir que está sofrendo de medo e se relacionar.

Uma vez dado esse passo, o homem ou a mulher junto com o aconselhamento profissional fazem sentido para combater o medo dos relacionamentos sério.

Feito isso, os homens e as mulheres afetadas podem descobrir a causa de seu medo e chegar ao fundo do problema para no futuro ter uma vida a dois mais saudável.

PREPARE-SE! 2021 será complicado em relacionamentos para alguns Signos…

Como ajudar homens e mulheres com medo de relacionamentos?

Não importa qual seja a causa específica do medo de compromisso sério entre os homens e as mulheres, ela pode ser tratada. 

Uma mulher ou um homem que sofre de medo de relacionamento sério não precisa sofrer por toda a vida. 

Existe ajuda para que essas pessoas tenham no futuro um relacionamento sério e saudável. 

Mas a pessoa precisa querer tratar e encontrar uma maneira de superar seu medo de se relacionar com alguém, isso não pode ser feito por outros.

medo-compromisso-sério

Existem muitas estratégias e métodos para ajudar um homem ou uma mulher com medo de compromisso, dependendo da gravidade da fobia, claro. 

A terapia de cura para o medo de compromisso

Se o medo do compromisso for tão grave que impede alguém de sequer pensar em namorar ou ter um relacionamento mais leve, .muito menos encontrar a pessoa dos seus sonhos, então pode ser hora de procurar ajuda profissional. 

1 – Tratamento profissional

Um profissional treinado com experiência em trabalhar com pessoas com problemas de medo de se relacionar sério com uma pessoa pode ajudar a compreender as distorções cognitivas que está dizendo a si mesma e como contorná-las.

2 – Aconselhamento

O aconselhamento também pode ser apropriado para qualquer homem ou mulher que passou por uma série de relacionamentos sérios.

3 – Terapia de comunicação

Esse tipo de terapeuta ajudará o homem ou a mulher a compreender que não existe um relacionamento “perfeito”.

Todos os relacionamentos precisam de nutrição, cuidado e atenção constante, por isso, é com a comunicação que você vai entender esses casos. 

medo-compromisso-sério

Além disso, o homem ou a mulher também aprenderá na terapia de comunicação que a comunicação aberta .com seu parceiro ou parceira reduzirá a probabilidade de haver surpresas futuras ou problemas de confiança.

Você gostou de saber mais sobre as pessoas que sofrem com medo de ter um compromisso sério? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

publicidade