Ratinho recebe medalha de OURO por bravura ao salvar vidas detectando...
Ratinho recebe medalha de OURO por bravura ao salvar vidas detectando...

Ratinho recebe medalha de OURO por bravura ao salvar vidas detectando…

Alguns heróis podem não vestir capa, mas farejam como um!

publicidade

Estamos falando de mais um herói impactando o mundo! Esse ratinho de bolsa gigante começou a ser conhecido por ser um corajoso companheiro salvador de vidas, seu trabalho é bem mais que essencial e o amor de todos nós por ele só cresce.

A verdade é que não precisamos colocar uma capa no Magawa para dizer que ele é um dos nossos heróis favoritos – e claro, fica entre os mais fofos que podemos conhecer em toda a história.

E não é por menos, não! Magawa é um ratinho africano gigante que recebeu uma medalha de ouro do PDSA (People’s Dispensary for Sick Animals), a principal instituição de caridade veterinária lá do Reino Unido.

publicidade

Treinado pela APOPO (instituição da Tanzânia) para conseguir identificar minas terrestres, é graças ao seu trabalho que milhares de pessoas acabam sendo salvas. Seu cargo se chama HeroRAT Magawa, não é mesmo um verdadeiro herói?

Em quase 80 anos de história, essa é a primeira vez que a instituição chega a fazer uma homenagem tão grandiosa para um ratinho. Premiando cães farejadores, cavalos, gatos e pombos, agora um outro animal está entre eles.

publicidade

E não pense que ele é um dos farejadores comuns de serem conhecidos. Esse ratinho gigante faz o seu trabalho de forma sem igual. Nos últimos 5 anos, o seu trabalho chegou a superar o de humanos nessa tarefa.

Magawa não fica confuso com outras coisas em seu caminho. Ele sabe bem onde chegar em uma mina e passa a ignorar tudo aquilo que possa ser de material similar ao que ele sempre procura, seu filtro são os materiais químicos que a compõe.

Além disso, ele é super ágil. Em menos de meia hora esse ratinho de bolsa gigante consegue vasculhar uma área por completa, que possa ser semelhante ao tamanho de uma quadra de tênis. Não é incrível?

“O trabalho de HeroRAT Magawa salva e muda diretamente a vida de homens, mulheres e crianças que são afetados por essas minas terrestres. Cada descoberta que ele faz reduz o risco de ferimentos ou morte para a população local”, conta o McLoughlin, Diretor Geral do PDSA.

publicidade

O grande significado de sua medalha

Graças a esse trabalho sensacional, sua esperteza e sua grande coragem em se mostrar sempre disposto a ajudar, a medalha entre ao Magawa está representando os demais ratinhos de sua espécie que estão sendo treinados para mais funções. 

Quando a encontra, ele começa a arranhar o local em que a mina está. Dessa forma, quando encontra algo, a recompensa está pronta para ser entregue ao pequeno herói.

Veja o que disse mais o diretor: “O programa PDSA Animal Awards visa elevar o status dos animais na sociedade e homenagear a incrível contribuição que eles fazem às nossas vidas. A dedicação, habilidade e bravura de Magawa são um exemplo extraordinário disso e merecem o maior reconhecimento possível. Estamos entusiasmados em conceder a ele a medalha de ouro PDSA.”

Não seria um trabalho como o do Magawa de gente grande? Agora ele está sendo um dos heróis mais queridos do mundo todo!

Fonte: PDSABored Panda