Receita Batata Gratinada: não existirá almoço mais delicioso que o seu!

Opções de cremes e recheios para você provar da melhor batata gratinada!

Receita Batata Gratinada: não existirá almoço mais delicioso que o seu!
Receita Batata Gratinada: não existirá almoço mais delicioso que o seu!

Existe algum exagero quando falamos que a batata é um dos alimentos que mais nos inspiram a fazer receitas incríveis?

A verdade é que quem gosta de estar à frente da cozinha, seja como foi que aprendeu a criar pratos deliciosos, sempre tem uma receita na manga para fazer com batatas .

Independente de como ela pode ser feita, quais ingredientes pode usar e quais truques são aplicadas, só pelo fato de usar este tubérculo durante o grande feito, já existirá uma chance enorme de que tudo fica delicioso.

Sem levar em conta também, é um alimento que pode ser encontrado com bastante facilidade em todo o nosso país.

Claro que alguns lugares podem ser mais barato que outros, isso é algo que não podemos prever com nada do que usamos na cozinha.

Mas ainda assim, saber como ter um almoço perfeito é praticamente o mesmo sinônimo de que haverá um prato feito com batatas para servir os mais variados gostos.

Por isso pensamos em uma receita que todo mundo deveria saber fazer com rapidez, já que ela poderá salvar qualquer domingo e deixar qualquer visitante com inveja do seu dote culinário.

Então, vamos te ensinar de forma prática a como ser um verdadeiro masterchef – e prometemos não contar o seu segredo para ninguém. Vamos seguir com a leitura?

Receita Batata Gratinada

Essa é uma daquelas de receitas em que você pode fazer até mesmo quando surgir uma reuniãozinha de emergência, em que você precisa se virar nos 30 para conseguir fazer um prato legal.

Por ser prática, quando começar a entender como a batata gratinada pode ser perfeita, você mesmo pode substituir ingredientes e mudar o que desejar com seus métodos, até que encontre o seu toque especial.

Se brincar, pode até levar a criançada junto para fazer uma experiência na cozinha – só não abra mão do seu auxílio. Vamos lá?

Ingredientes necessários para a batata gratinada simples

  • Meio quilo de batatas cozidas (com sal e temperos à gosto)
  • 200 gramas de queijo mussarela (fatiado ou ralado
  • Meia xícara de chá de leite frio
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 2 colheres de manteigas
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • Queijo parmesão ralado a gosto
  • Salsa picada a gosto
  • 1 colher de chá de orégano (ou ervas a sua preferencia)

Como fazer uma receita perfeita?

Em fogo baixo, derreta a manteiga e misture com o tempero desejado. Ao esfriar, unte a forma que irá usar.

Logo em seguida, uma camada com as batatas cozidas, (se preferir pode amassá-los ousar em rodelas) e acrescente uma de queijo.

A parte, misture todo o leite com o creme de leite e o tempero que escolheu. Se desejar, pode acrescentar uma colher do queijo parmesão ralado para dar mais um pouco de sabor.

Distribua em camadas de batatas, queijo e creme até o suficiente – mas deixe uma última de queijo mussarela, polvilhe com queijo parmesão ralado e um pouco de orégano.

Se quiser acrescentar mais alguns “enfeites”, pode colocar algumas rodelas de tomates e azeitonas pretas antes de ir ao forno. E por falar em forno, quando começar a montar a sua batata gratinada o pré aqueça em 180 graus.

Em aproximadamente 15 minutos, o seu prato ficará pronto. Antes de retirar do forno – como pode variar de um para outro -, verifique se as camadas de queijos estão derretidas, esse será o ponto.

Variando nos cremes

Quem usa batata sabe bem que é uma opção excelente para dar sabor, já que ela apura bem os temperos que você usar.

Além do creme básico com leite e creme de leite que falamos acima, você pode mudar esta opção para variar os sabores das receitas.

É bastante comum trocar pelo requeijão ao uso do creme de leite, já que ele esse possui o seu sabor. 

Só não esqueça de abrir mão da colher de trigo, pois ela serve basicamente para engrossar um pouco o leite. Veja abaixo creme de que você pode usar:

  • requeijão tradicional
  • creme de ricota
  • queijo catupiry
  • molho branco
  • molho de quatro queijos

Como já chegamos a falar mais acima, a batata é uma ótima pedida para quem deseja avaliar nos seus sabores.

Caso você tenha um tempero especial ou um sal temperado, você pode optar também colocá-los enquanto a batata está a cozinhar sem casca.

Dessa forma, as camadas de batatas que você fará em seu gratinado, também terá um gostinho que vai além do padrão.

Dicas para rechear e transformar seu gratinado dos deuses

Uma vez que se aprende a fazer uma receita incrível e prática como essa, você pode ir ao fim do mundo com diversas variedades.

Uma dica incrível que vamos te dar agora é usar dois ingredientes que todo mundo também adora:

  • carne de sol, carne salgada, bacon e calabresa.

Você não errará no resultado final!

Ir para fazer uma camada especial é bem simples, sua receita ficar aparecendo com um tradicional escondidinho.

Em ambos os ingredientes que citamos acima, é possível fazer cada um deles picadinhas ou em fiapos acebolados – lembrando que para as carnes salgadas é preciso lembrar de escaldá-las.

Optar por fritá-los junto com a cebola –  se quiser, pode acrescentar apenas uma pitada de cheiro-verde – em um fio de azeite ou manteiga, renderá uma camada com sabor especial.

Quanto ao bacon, é preciso tomar cuidado com os pedaços que usa, já que a sua própria gordura pode encharcar as camadas de batata e trazer uma textura nada agradável para o seu prato.

Conta para nós! Qual a receita gratinada que mais te encanta? Nós, amante de batata adoramos saber novidades!

publicidade