Essa é a melhor receita de farofa que você aprenderá na vida!

Ela jamais sairá do seu almoço!

Essa é a melhor receita de farofa que você aprenderá na vida!
Essa é a melhor receita de farofa que você aprenderá na vida!

Uma farofa com um sabor maravilhoso e uma crocância sem igual é sem uma boa pedida como acompanhamento para diversas refeições do dia.

Seja um almoço no trabalho, um jantar em casa ou até mesmo uma grande reunião em família no domingo, ter uma farofinha sempre cai bem.

Se você está atrás de uma receita fácil e bem simples de uma farofa bem diferente e que vai surpreender a todos que você for servir, temos o que você procura.

Te interessa?

Uma receita de farofa de bacon que fica pronta em pouquíssimos minutos e que tem um sabor irresistível. Suas refeições nunca mais serão as mesmas. 

Já está curioso para aprender a fazer essa maravilha? Então se organiza por aí e presta muita atenção.

Além da receita muito simples, ainda listamos para você algumas dicas para deixar sua farofa ainda mais gostosa. Não perca nenhum detalhe, com certeza vão fazer toda a diferença. Vamos dar uma conferida?

Essa é a melhor receita de farofa que você aprenderá na vida!
Essa é a melhor receita de farofa que você aprenderá na vida!

Receita de farofa de bacon

Ingredientes

  • 100 gramas de manteiga sem sal;
  • 1 xícara de farinha de mandioca com biju;
  • Bacon a gosto;
  • 1 cebola média;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo

Para começar vamos trabalhar com a proteína, o bacon. Pegue uma frigideira, leve ao fogo médio e acrescente o bacon bem picado em pedaços pequenos. Não precisa acrescentar nada, o bacon vai soltar a gordura dele.

Frite o bacon e depois coloque em um papel toalha para tirar o excesso de gordura. Não tire tanto, certo? Essa gordura é importante para deixar sua farofa molhadinha. Reserve.

Agora, pique a cebola e adicione na mesma frigideira que fritou o bacon. Não esqueça de adicionar a manteiga. Doure bem a cebola.

Quando já estiver bem dourada, adicione a farinha aos poucos e vá misturando para a farinha não grudar. Fique misturando até ela encorpar com a manteiga e ficar com a cor bem dourada.

Ao chegar nesse ponto, desligue o fogo e acrescente o bacon que estava reservado. Coloque uma quantidade de sal a seu gosto e se quiser acrescentar outros temperos naturais que goste, fique à vontade.

Após isso, sua farofa de bacon está prontíssima para ser saboreada e deliciada por todos. Temos certeza que vão amar!

Feijoada simples para qualquer almoço se tornar especial

Dicas para uma farofa de bacon irresistível

E como se não bastasse ter em mãos essa receita sem segredo algum e muito simples de fazer, separamos para você algumas dicas muito importantes que vão mudar completamente o resultado da sua farofa, elas garantem muito sabor e crocância. 

Se você não gosta muito no resultado na sua farofa, siga essas dicas à risca que temos certeza que isso vai mudar. Será a melhor receita da sua vida e você vai querer fazer sempre. 

1. Não deixe de usar uma boa gordura

Como já te falamos no modo de preparo, a gordura da manteiga e a do próprio bacon são muito importantes para que a sua farofa não fique seca. São imprescindíveis para que ela fique com muito sabor e com uma textura molhada, mas sem perder a crocância.

Quando for refogar a cebola não retire a gordura do bacon que ficou na frigideira. Deixe-a e ainda acrescente a manteiga. Quanto mais melhor para a sua farofa ficar ainda mais gostosa.

Essa SALADA TROPICAL é o melhor incremento para seu almoço

2. Sempre coloque a farinha por último

A regra é clara:

  • a ordem de adição dos ingredientes importa e influencia diretamente no resultado final da sua farofa.

Primeiro caramelize bem o bacon e alguma outra proteína que você queria adicionar, assim como os vegetais. Feito isso, aí sim, você adiciona a farinha que você escolheu e mistura.

Lembre-se de adicionar a farinha aos poucos enquanto mistura e de misturar até ela ficar dourada e encorpar de fato com os outros ingredientes.

3. Faça isso para ter uma farofa crocante

Quando a sua farofa estiver pronta para ser servida e saboreada por todos, certifique-se que o recipiente que ela for servida fique sempre aberto.

Uma travessa de vidro é a melhor opção. Isso porque, ao tampar e abafar a farofa ainda quente, o vapor devido a sua temperatura elevada vai criar uma umidade e molhar a comida, perdendo assim, sua crocância.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Essa dica não só serve no caso da farofa. Para toda e qualquer comida que você fizer e quiser que ela fique crocante, sempre sirva em uma recipiente e deixe aberto. Isso é de extrema importância. 

4. Preste atenção no tipo de farinha

Assim como existem vários tipos de farinha, existem vários tipos de espessuras dos seus grãos, diferenciando-as entre si.

Fique bem atento ao tipo de comida que a farofa vai acompanhar para fazer o casamento perfeito e garantir uma explosão de sabores.

Por exemplo:

As farinhas com grãos mais finos combinam mais com ensopados e caldinhos. Já as de grãos mais grossos acompanham melhor refeições mais completas com proteínas e vegetais.

Aqui vai uma dica: capricha bastante na quantidade de elementos quando utilizar farinhas mais grossas, elas aguentam mais umidade, dessa forma, ficam mais saborosas.

Use mais de um tipo de proteína como bacon e calabresa, por exemplo, e vários legumes que você gosta. Não esqueça dos temperos também. 

Aprenda a fazer o MELHOR feijão carioca da sua vida!

5. Capriche na criatividade

E para finalizar nossas dicas, algo que nós sempre te dissemos e é algo incrível na cozinha. Cogite preparar essa farofa com outro tipo de farinha, para testar novos sabores.

A receita que te mostramos leva farinha de mandioca, mas você pode usar farinha de aveia, quinoa ou até mesmo farinha de pão. Sem dúvidas, também fica uma delícia.

Ficou com água na boca só de imaginar essa delícia de acompanhamento nas suas refeições? Não tem segredo algum e só precisa de um momento curto do seu dia para preparar.

Vai fazer toda a diferença no seu almoço! Não perde tempo e já corre para deixar tudo organizado.

Garanta o melhor bacon do mercado e todos os outros ingredientes que são bem fáceis de achar.

Use sua criatividade na cozinha para temperar de uma forma que deixe tudo com um sabor ainda melhor. Mãos na massa e bom apetite!

Veja mais ›
Fechar