Receita de dobradinha com feijão branco para um almoço ESPECIAL

Receita da melhor dobradinha com feijão branco que você já comeu na vida

Receita de dobradinha com feijão branco para um almoço ESPECIAL
Receita de dobradinha com feijão branco para um almoço ESPECIAL

Vai ter um almoço com a sua família ou com amigos e não sabe o que servir? Está à procura de algo bem regional, muito delicioso e que agrade a todos os gostos? Então trouxemos a receita certa para você e com certeza todos vão amar. 

Afinal, quem não gosta de uma dobradinha bem temperada, não é mesmo? E o melhor, feito com feijão branco. Aí fica tudo mais gostoso ainda!

E foi por isso, que trouxemos para você uma receita muito simples de dobradinha com feijão branco que vai te surpreender não só pelo sabor maravilhoso mas também pela sua praticidade.

Te interessa?

Já se organize por aí para anotar tudo o que você vai precisar e todos os detalhes, certo? Vamos te passar um passo a passo bem simples para você já garantir o prato principal irresistível para o seu almoço especial. 

Receita de dobradinha com feijão branco para um almoço ESPECIAL
Receita de dobradinha com feijão branco para um almoço ESPECIAL

Receita de dobradinha com feijão branco

Ingredientes 

  • 1 kg de feijão branco;
  • 1 kg de dobradinha limpa;
  • 300g de linguiça calabresa;
  • 300g de linguiça paio;
  • 1 cebola;
  • Alho;
  • Pimentão;
  • 200g de bacon;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • 2 tomates picados;
  • Cheiro verde a gosto.

Modo de preparo

Para começar, coloque a dobradinha, mais conhecida também como bucho, em água e limão e espere chegar ao ponto de fervura. Isso serve para limpar o bucho.

Após isso, escorra e lave. Em seguida, na mesma panela, coloque novamente em água, mas agora acrescente sal. Deixe o bucho cozinhar. 

Em paralelo a isso, cozinhe o feijão branco da forma que você já prepara normalmente um feijão e com os temperos que gosta.

Enquanto o feijão está no fogo, em outra panela em fogo baixo, coloque a calabresa e o paio para fritar. Não se esqueça de refogar a cebola, o alho, o pimentão e o tomate, certo?

Agora, com todas as partes feitas de forma separada e prontas, coloque na panela que você refogou a cebola, o alho, o pimentão e o tomate, o feijão cozinhada e a dobradinha devidamente pronta. 

Após isso, acrescente a essa panela um litro de água e temperos a mais que você prefira. Deixe ferver por cerca de quinze minutos. Em seguida, só retirar no fogo, esperar enfriar e servir.

Está pronto para você e todos os seus convidados saborearem a melhor dobradinha. 

Segredos para deixar a dobradinha mais gostosa ainda

Que a receita é bem fácil de fazer, você já percebeu e também já deve imaginar o quão gostoso fica no final.

E para te ajudar ainda mais nesse resultado, listamos alguns segredos que com certeza vão te ajudar e você vai amar ainda mais o que está prestes a experimentar.

Preste bastante atenção, certo? Os mínimos detalhes fazem toda diferença para ter uma receita de sucesso. Vamos lá dar uma olhada nessas dicas?

Escolhendo o bucho do jeito certo

Para você ter uma dobradinha perfeita, algumas escolhas antes mesmo de começar a cozinhar influenciam bastante no seu resultado.

E neste caso, escolher uma boa dobradinha entra nessa lista. Prefira um bucho com uma textura emborrachada e aspecto vivo, sem tanto odor e com coloração meio branca e bege.

Feijoada simples para qualquer almoço se tornar especial

Como limpar o bucho da maneira correta?

O processo de limpeza do bucho é muito fácil e é quase uma receita de bolo. Você pode fazer sempre dessa forma que vamos te falar, que não vai ter erro, certo?

Durante quinze minutos, coloque o bucho de molho em um recipiente com água e vinagre. Depois disso, só colocar para ferver na água com limão. Bem tranquilo, não é mesmo? 

O ponto perfeito da dobradinha

A gente nem precisa te dizer o quanto isso é importante para ter uma dobradinha perfeita, não é mesmo? E muitas pessoas têm um certo receio em preparar essa receita por conta disso, mas não é o seu caso, porque vamos que contar tudo o que você precisa saber.

Primeiramente, cozinhe o bucho por trinta minutos com os temperos de sua preferência, depois de estar devidamente limpo, é claro.

Depois, quando juntar com o feijão branco e as carnes de paio e a calabresa, deixe por mais quinze minutos, aproximadamente. Siga esse tempo à risca, que você vai ter uma dobradinha no ponto mais que perfeito. 

Os temperos ideais

Assim como em toda comida, os temperos usados fazem toda diferença no resultado e com a dobradinha não seria diferente, não é mesmo?

Aqui você pode usar o que preferir e o que gostar mais, mas vamos te sugerir alguns e casam muito bem com essa receita.

Invista em cominho, colorau, alho, extrato de tomate e cheiro-verde para temperar e deixar, no mínimo 12 horas na geladeira, descansando e apurando o gosto desses temperos.

Já no dia seguinte, quando você for de fato preparar, coloque na panela com os temperos verdes, como, tomate, cebola, pimentão, coentro, cebolinha, salsa. 

O segredo para fazer a COSTELA assada no seu ponto perfeito; anote!

Acompanhamentos para dobradinha

Aqui o seu é o limite para a criatividade e vai ser tudo de acordo com a sua preferência e com os gostos dos seus convidados. Mas temos que te fazer uma sugestão que você não vai se arrepender em provar.

Sirva essa dobradinha com uma boa farofa temperada, mandioca acebolada, um arroz branco e vinagrete. São os acompanhamentos perfeitos para essa dobradinha.

Mas você ainda pode optar por purê de batata inglesa, salada tropical com diversas folhas e frutas e ainda mesmo molhos. Todos ficam muito bons também. 

Já ficou com água na boca por aí?

É realmente uma receita muito deliciosa só de imaginar. Viu como é bem fácil de fazer? Não tem segredo algum e fica pronta em pouco minutos.

Não se esqueça de ficar atento aos detalhes do passo a passo e às dicas que te damos para garantir uma dobradinha ainda mais deliciosa.

Agora é hora de organizar todos os ingredientes e preparar a melhor dobradinha com feijão branco da sua vida para todos provarem e pedirem por mais.

Use a criatividade para caprichar nos temperos e nos acompanhamentos. Com certeza vão fazer toda diferença. Bom almoço e bom apetite!

Veja mais ›
Fechar