Receita de doce de leite caseiro para preparar o docinho que amamos

O favorito do brasileiro!

Receita de doce de leite caseiro para preparar o docinho que amamos
Receita de doce de leite caseiro para preparar o docinho que amamos
publicidade

Sabe aquele doce de leite delicioso que você compra pronto no mercado? Saiba que você pode prepará-lo ou até mesmo uma versão mais gostosa no conforto da sua própria casa.

Isso mesmo, um doce de leite caseiro muito saboroso e cremoso prontinho para ser utilizado em várias outras receitas ou até mesmo para comer puro e matar aquela vontade de doce.

E como temos certeza que você já ficou na curiosidade, trouxemos para você esse receita muito simples e prática.

Te interessa?

É hora de aprender a fazer seu próprio doce de leite sem sair de casa e garantir sem delícia sem muitos esforços.

Vamos te mostrar que é muito simples te dizendo o passo a passo dessa receita que você vai amar.

Já prepara tudo por aí para anotar e não perder nenhum detalhe, certo? Vamos lá dar uma conferida nessa receita muito fácil.

Receita de doce de leite caseiro para preparar o docinho que amamos
Receita de doce de leite caseiro para preparar o docinho que amamos

Receita de doce de leite caseiro

Ingredientes

  • 1 litro de leite;
  • 250 g de açúcar;
  • 1 pitada de bicarbonato;
  • Margarina.

Modo de preparo

Para começar, pegue uma panela e coloque em fogo alto. Adicione o leite e o bicarbonato. Quando essa mistura levantar fervura, abaixe o fogo e adicione açúcar.

Tome muito cuidado nesse momento para não se queimar, certo? E esteja atento para abaixar o fogo rápido para evitar que o leite transborde da panela.

Continue mexendo até engrossar.

Aqui temos que te avisar que vai ser um trabalho braçal. Isso porque o tempo estipulado para essa mistura engrossar é de aproximadamente uma hora.

Você precisar continuar misturando durante todo esse tempo. Não precisa fazer força, apenas misture para que garanta a cremosidade do doce de leite.

Passado esse tempo, com a mistura com o aspecto cremoso e com a cor e brilho certos. Desligue o fogo e transfira para uma travessa.

Se você for comer ele puro, espere esfriar um pouco e estará pronto para ser saboreado. Caso use em outra receita, pode usar ele quente mesmo porque ficar mais fácil para manusear para outros recipientes.

19 receitas de sobremesas com morango que são simples e DELICIOSAS

Variar no doce de leite caseiro

Se você acha que receita de doce de leite é sempre a mesma coisa, está muito enganado. Assim como em qualquer outra receita, aqui você também pode mudar alguns ingredientes com o intuito de mudar o sabor e ficar ainda mais saboroso.

Para te ajudar com isso, trouxemos algumas ideias do que você pode fazer para mudar um pouco as coisas e garantir um doce de leite ainda mais caprichado, afinal, é sempre bom mudar o sabor das receitas. Vamos dar uma olhada nessas ideias.

Pode usar vários tipos de açúcar

Algo simples e que faz total diferença. Temos certeza que você não tinha pensado nisso antes. Isso mesmo. Mudar o tipo de açúcar muda completamente o sabor no final.

publicidade

Aqui você pode usar o que preferir, mas saiba que substituindo o açúcar cristal por açúcar mascavo, o seu doce de leite vai ficar mais caramelado.

Faça isso para ter ainda mais sabor

O sabor do doce de leite por si só já é maravilhoso e isso você precisa concordar com a gente. Mas nada que não possa melhorar.

Nessa receita você pode adicionar essências de diversos sabores para incrementar. Imagine um doce de leite com um gostinho de baunilha, ou até mesmo com o sabor de coco. Fica incrível e você precisa experimentar.

Doce de leite aromático e delicioso

Já falamos do sabor perfeito de um doce de leite, mas o seu cheio não fica nenhum pouco para trás. O aroma de uma comida é capaz de trazer várias lembranças da vida da pessoa, e com certeza a desse doce remete a infância.

Experimente adicionar essa receita um pouco de canela, caso você goste claro. Fica irresistível e você não vai se arrepender.

publicidade

Aprenda como fazer pasta de amendoim em casa e 100% saudável

Dicas que vão fazer toda a diferença

Escolha o leite certo

Nós te falamos que, com relação ao açúcar, você pode adicionar o tipo que quiser, até porque isso vai variar o gosto do doce e isso vai de acordo com o que você prefere.

Mas saiba que, com relação ao leite, tem o tipo certo para essa receita dar certo. O leite para preparar um doce de leite com um sabor perfeito, tem que ter gordura obrigatoriamente.

publicidade

Por dois motivos:

  1. o ponto certo do doce
  2. e a sua cremosidade.

É a gordura que garante isso e é exatamente o que se busca nessa receita, certo?

Você pode optar pelo leite cru direto da vaca, mas vai demorar um pouco mais para atingir o ponto adequado.

Caso você compre o leite no mercado, ou seja, opte pelo leite pasteurizado, não use em hipótese alguma o desnatado ou semidesnatado, essas opções não têm gordura.

Prefira sempre a versão integral. Siga essas dicas e você vai ver a qualidade que seu doce de leite vai ter.

publicidade

Segredo para não açucarar

Vamos te contar um segredo sobre algo que com certeza você já deve ter pensado que pode acontecer.

Se você preparar qualquer doce em casa e colocar para gelar, é bem provável que ele açucare, ou seja, fique com o aspecto de açúcar puro e um gosto extremamente doce.

Para isso não acontecer com o seu doce de leite, lembre-se de adicionar na mistura do leite com o bicarbonato:

  • 1/4 de xícara de glucose de milho.
publicidade

Faça isso em todos os doces que você fizer e veja a diferença.

 

Já ficou com água na boca só de imaginar essa delícia, não é mesmo?

E como se não bastasse o sabor incrível, uma cremosidade que dispensa comentários, a receita é bem simples de fazer e não tem segredo algum. Apesar do trabalho braçal, é algo fácil e que vale muito a pena no final das contas.

Já se organize para garantir os ingredientes que são muito fáceis de encontrar no mercado para preparar o seu doce de leite saboroso o quanto antes.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Lembre-se de incrementar sempre que quiser para variar e ter ainda mais combinações deliciosas. Mãos na massa e bom apetite!

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar