Receita de molho branco para macarrão que fica espetacular

Seu macarrão ficará incrível!

Receita de molho branco para macarrão que fica espetacular
Receita de molho branco para macarrão que fica espetacular

Nada melhor do que receitas simples e práticas de molhos para poder turbinar suas refeições, seja no trabalho ou em casa.

Se você à procura de uma receita que vai fazer toda a diferença no seu prato, temos a sua escolha perfeita. Uma receita muito fácil de molho branco.

Além de ser um molho muito versátil, por aceitar vários tipos de temperos de acordo com o que você gosta, talvez seja o molho mais preparado por todos que amam cozinhar por combinar com diversas comidas, como o macarrão, peixes, carnes vermelhas e legumes.

Te interessa?

Mas a maioria das pessoas acaba errando no ponto certo para ter a consistência perfeita.

Para que isso não aconteça com você, vamos te dar o passo a passo dessa receita e te contar alguns segredos para que não reste nenhuma dúvida e você possa preparar um molho branco perfeito.

Então fique atento a todos os detalhes e anote todas as informações que vamos te dar, são várias dicas muito valiosas para você não errar nunca mais.

Agora vamos dar uma conferida nessa receita simples?

Receita de molho branco para macarrão que fica espetacular
Receita de molho branco para macarrão que fica espetacular

Receita simples de molho branco

Ingredientes para molho branco

  • 3 colheres de sopa de trigo;
  • 2 e 1/2 de copo de leite integral;
  • 3 colheres de sopa de margarina ou manteiga;
  • 1 cebola;
  • 1/4 de xícara de vinho branco seco;
  • Sal e noz moscada.

Modo de preparo

Antes de mais nada, corte a cebola em pedaços bem pequenos. Pegue uma panela média e leve ao fogo baixo. Derreta a margarina, adicione a cebola e deixe-a fritar. 

Logo em seguida, acrescente o trigo e fique mexendo sempre. Em um recipiente a parte, adicione o leite e o vinho branco e misture esses ingredientes.

Após isso, adicione essa mistura aos poucos ao trigo na panela, mexendo sempre para não empelotar.

Aqui vai uma dica:

caso você não tenha cortado a cebola em um tamanho pequeno o suficiente e queira retirar esses pedaços do molho, basta passar na peneira.

Mas já vamos te adiantando que esses pedaços de cebola contribuem e muito para um sabor ainda melhor. Então, corte em pedaços bem pequenos mesmo e veja como o sabor vai ficar incrível.

O tempo necessário para ficar misturando o seu molho em fogo baixo é de aproximadamente cinco minutos.

Mas para ter certeza se está na hora mesmo de tirar vamos te contar alguns segredos daqui a pouco para você não errar nunca mais com relação a isso. Então, fique atento.

Depois que o molho estiver pronto, está na hora de temperá-lo. Acerte o ponto do sal, acrescente a noz-moscada e capriche em outros temperos que você gosta e que com certeza vão deixar tudo ainda mais gostoso.

Agora sim, o seu molho está prontíssimo para ser incrementado ao macarrão e ser saboreado por você e por todos. Temos certeza que você vai viciar e querer fazer essa delícia de receita sempre.

Incrementos para molho branco

Se atente aos detalhes

Os detalhes fazem toda a diferença e isso você tem que concordar com a gente. E nesse caso, o segredo que vamos te contar é para evitar que seu molho branco fique com gosto de farinha ou empelote.

Para que isso não aconteça, você tem que adicionar o leite à mistura de farinha e manteiga na hora certa.

Para saber essa hora, observe a cor da base do molho, se estiver dourada e com um cheiro de biscoito, adicione o leite e continue sempre mexendo.

Essa é a melhor receita de farofa que você aprenderá na vida!

O tempo certo no fogo

Uma dúvida que a maioria das pessoas tem e acaba errando no modo de preparo desse molho, é sobre o tempo que deve ficar no fogo. Esse tempo é de aproximadamente cinco minutos em fogo baixo e misturando sempre.

Para você ter certeza que chegou a hora de retirar do fogo, basta você pegar uma colher e molhar parte de trás dela com o molho branco.

Se o molho não escorrer, o ponto está correto e está na hora de tirar do fogo. Se ainda estiver muito líquido, deixe mais um tempo no fogo baixo e continue misturando.

Esse MACARRÃO de panela de pressão é dos deuses; APRENDA!

Ingredientes para o molho

Como você já pode perceber, os ingredientes para fazer essa receita são bem simples e bem fáceis de achar em qualquer mercado.

Mas preste atenção para pegar os de melhor qualidade, certo? Isso vai fazer muita diferença no sabor final do seu molho.

O segredo para a consistência perfeita

A consistência perfeita para esse molho branco é o que todos procuram. Fazer um incremento incrível do macarrão e tudo ficar ainda mais gostoso.

Aqui você tem duas opções, ou usar amido de milho para facilitar alcançar esse ponto ou usar a mesma proporção de farinha e manteiga.

Te aconselhamos a usar essa segunda técnica que te falamos porque é muito mais simples e você não vai precisar correr atrás de mais um ingrediente.

Como fazer arroz INTEGRAL para quem está fazendo dieta

Temperos que fazem a diferença

E a dica que não poderia faltar, os temperos! Algo que é indispensável para toda e qualquer receita, e nessa, não seria diferente.

Use e abuse de temperos de sua preferência, se possível, os mais variados para dar ainda mais sabor ao seu molho branco. Mas não se esqueça dos temperos principais: sal e a noz-moscada.

Se além desses dois, pudéssemos de indicar um tempero em especial que com certeza vai fazer muita diferença no resultado final da sua receita, seria a pimenta-do-reino branca. Não deixe de experimentar para ter um macarrão extremamente delicioso. 

O passo a passo dessa receita você já sabe, assim como todos os nossos segredos de como conseguir um molho branco mais gostoso e saboroso.

Experimente adicioná-lo em outras comidas como peixes e carnes e alguns legumes também. Como te falamos, é um molho coringa que serve para várias outras comidas e que todos adoram.

Então já corre no mercado para escolher os melhores ingredientes e se organize para preparar essa delícia de molho. Nunca foi tão fácil incrementar suas refeições e deixá-las ainda mais gostosas. Mãos na massa e bom apetite!

Veja mais ›
Fechar