Aprenda a fazer o MELHOR feijão carioca da sua vida!

Receito muito simples e prática do melhor feijão carioca que você já experimentou na sua vida!

Aprenda a fazer o MELHOR feijão carioca da sua vida!
Aprenda a fazer o MELHOR feijão carioca da sua vida!

Uma comida tipicamente brasileira que só de fara deixa a gente com água na boca. Quem não um feijãozinho no almoço, não é mesmo? E se estiver acompanhado de um arroz no ponto certo e uma farofa temperada, aí fica perfeito.

Mas a realidade é que nem todo mundo sabe fazer um feijão bem temperado e suculento e se essa for sua realidade, temos que te dizer esses seus dias acabaram.

Trouxemos para você o passo a passo de uma receita muito simples e prática de feijão carioca delicioso que você vai se apaixonar. Temos certeza que você vai querer fazer sempre que possível e tão fácil que é.

Te interessa?

Então já se organiza por aí para não perder nenhum detalhe e não errar nunca mais na hora que for fazer um feijão carioca. 

Aprenda a fazer o MELHOR feijão carioca da sua vida!
Aprenda a fazer o MELHOR feijão carioca da sua vida!

Receita do melhor feijão carioca que você já comeu na sua vida

Ingredientes

  • 2 copos de feijão;
  • 1 xícara de cebola bem picadinha;
  • 1 dente de alho picado;
  • Calabresa a gosto;
  • Bacon a gosto;
  • Água a gosto;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo

Antes de mais nada, queremos te dizer que todos os tempero é por sua conta. Aqui colocamos só algumas ideias mas vai tudo de acordo com o seu gosto. Então capricha bastante para esse feijão ficar deliciosamente incrível.

O primeiro passo antes de preparar o feijão é deixar ele de molho na água de um dia para o outro. Mas caso você esqueça ou tenha decidido fazer o feijão de última hora, calma. Temos uma dica para você. Ferva um litro de água e deixe o feijão de molho nessa água quente por aproximadamente duas horas.

Passadas as duas horas, agora sim ele está pronto para ser preparado. Coloque esse feijão que já está amolecido na panela de pressão e adicione água até a metade da panela.  

Tampe e coloque em fogo alto. Quando a panela pegar pressão e começa a apitar, você começa a contar o tempo de 20 minutos. Quando acabar o tempo, deixe esfriar com a panela ainda fechada por uns 15 minutos e depois abra.

Está na hora de temperar o seu feijão e deixá-lo muito saboroso. Lembre-se: use a criatividade e deixe a fome falar mais alto. Nessa receita te damos como sugestão a calabresa e o bacon. Corte-os em cubinhos e coloque em uma frigideira à parte para fritar por alguns minutos. Em seguida, adicione o alho picado e a cebola.  Misture bem e depois adicione ao feijão. 

Coloque o sal a gosto, mas tome cuidado com as carnes que você vai acrescentar ao feijão porque já são um pouco salgadas. Nesses casos, diminua um pouco o sal. Após isso, só deixar o feijão e tudo o que foi adicionado em fogo alto e misturar até o caldo engrossar. Agora está pronto para ser saboreado!

Esse MACARRÃO de panela de pressão é dos deuses; APRENDA!

Como deixar o seu feijão ainda melhor? 

Como todas as receitas que já te mostramos aqui, no caso da receita do feijão, também existem algumas dicas de como melhorá-lo e que vão te ajudar na próxima vez que você for fazer. São coisas simples, mas que provavelmente você estava errando em alguma delas.

Mas agora, só reconhecer e corrigir o erro que você vai ficar expert em fazer um feijão delicioso. 

1. Escolha o feijão

Pode parecer besteira, mas é uma etapa crucial para ter como resultado um feijão muito gostoso. Antes de deixar de molho, sempre se lembre de escolher o feijão e separar de possíveis pedrinhas que possam existir e até mesmo de plantas pequenas e grãos quebrados ou estragados

2. Preste atenção na quantidade de água

Você não precisa encher a panela de pressão até a boca. Dessa forma, o seu feijão vai ficar sem gosto e aguado mesmo acrescentando todos os temperos depois. Basta acrescentar água apenas até a altura da metade da panela que não tem erro. Pode confiar na gente!

CHIPS DE BATATA-DOCE: um vício (prático) que você não vai resistir!

3. Deixe e feijão de molho

Como já te falamos antes, esse é outro passo imprescindível para conquistar um feijão muito saboroso e irresistível. Se você já sabe que vai fazer feijão no dia seguinte, sempre lembre que deixar de molho de um dia para outro.

Além de amolecer os grãos e deixar mais fácil para o cozimento, o fato de deixar de molho ajuda também a libera o gás que existe no feijão e que pode causar possível constipação e desconforto estomacal. 

4. Cozinhe o feijão na panela de pressão

Esse ponto pode também parece algo óbvio, mas acredite, ainda tem gente que insiste em tentar fazer um feijão em panela normal. Também dá certo, mas o resultado cozinhando em uma panela de pressão, além de ser bem mais rápido faz total diferença no sabor dos grãos. 

5. Sempre acrescente o tempero no feijão depois de cozido

Sempre, sempre sempre! Cozinhe o feijão sem tempero algum. São 20 minutos que passam rápido na panela de pressão. Depois tirar a pressão da panela e deixar esfriar por mais alguns minutos, você acrescenta os temperos que bem quiser de acordo com o seu gosto. Incluindo o sal, não se esqueça do sal. 

Cozinho o feijão temperado além de demorar mais no cozimento, os grãos não pegam o gosto do tempero no momento que está cozinhando, e nesse caso, mais uma vez mesmo com tantos temperos, o seu feijão vai ficar sem gosto. 

17 opções de ALMOÇO FITNESS para variar no cardápio

6. Conte o tempo depois que a panela pegar pressão e começar a apitar

É de extrema importância que você só comece a contar o tempo de cozimento depois que a panela pegar a pressão, ou seja, começar a apitar.

Isso porque, caso você comece a contar assim que fechar a panela, provavelmente quando você for tirar do fogo, o seu feijão ainda vai estar com alguns grãos crus, ou seja, precisava de mais tempo na pressão.

Tome cuidado com isso e sempre fique atento.

Viu como é fácil e não tem nenhum bicho de sete cabeças? Agora que você já descobriu onde estava errando, é hora de colocar mão na massa e fazer o melhor feijão da sua vida. Como uma receita fácil e rápida como essa não tem erro.

Esteja atento as dicas que separamos para você que temos certeza que todos, daqui para frente, vão amar o seu feijão. Fica extremamente delicioso e muito suculento. Bom apetite!

Veja mais ›
Fechar