Aprenda a fazer esta canjica vegana e se surpreenda com o resultado saboroso

Melhor receita de canjica vegana que você vai amar e vai poder se deliciar sempre que quiser

Aprenda a fazer esta canjica vegana e se surpreenda
Aprenda a fazer esta canjica vegana e se surpreenda

Muitas pessoas acreditam que receitas veganas são extremamente difíceis de fazer e requer muito tempo na cozinha. Até deixam de preparar algo em casa por conta disso e acabam gastando muito mais comprando nos mercados. Acontece que isso não é verdade e vamos te provar isso. 

Vamos te ensinar a fazer uma comida vegana dos deuses e que todo brasileiro ama: uma canjica. Isso mesmo, uma canjica vegana, que tem um modo de preparo tão simples quanto a canjica tradicional e não perde em nada no sabor maravilhoso.

Cremosidade e suculência são coisa garantidas nessa receita, afinal você só vai mudar o tipo de leite e preparar da forma mais fácil possível. Vamos te contar o passo a passo para você garantir essa receita deliciosa sempre que quiser como sobremesa, lanche da tarde ou para uma reunião com amigos e família. Todas vão amar. 

Se você já ficou com água na boca só de imaginar, se prepare para prestar atenção em todos os detalhes e não perder nada. Vamos dar uma olhada nessa receita muito prática de canjica vegana? 

Aprenda a fazer esta canjica vegana e se surpreenda
Aprenda a fazer esta canjica vegana e se surpreenda

Melhor receita de canjica vegana

Ingredientes

  • 1 xícara de canjica branca;
  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos finos;
  • 1/2 xícara de coco ralado fino;
  • 1/2 xícara de açúcar demerara;
  • 1 vidro de leite de coco ou outro leite vegetal de sua preferência;
  • 2 litros de água;
  • 3 unidades de canela em pau;
  • 4 unidades de cravo-da-índia.

Modo de preparo

Antes de você começar, de fato, a preparar a canjica, deixe de molho em água de 8 a 24 horas. Quanto mais tempo, melhor. Mas se organize direitinho para deixe no mínimo as oito horas. Isso faz uma grande diferença no ponto certo do grão quando estiver tudo pronto. 

Passado o tempo de molho da canjica, coloque em uma panela de pressão com a água e o açúcar demerara. Deixe cozinhar por mais ou menos uma hora. Lembre-se de começar a contar esse tempo depois que a panela pegar a pressão. Mais um momento muito importante que influencia diretamente no ponto correto da sua canjica. Após isso, adicione o leite de coco, o coco ralado, o cravo e a canela. 

Agora deixe cozinhando em fogo baixo por cedo de quarenta minuto. Não coloque na pressão. O grão já está cozido, agora é hora apenas de engrossar o molho da canjica e incorporar os ingredientes. Nessa etapa, lembre-se de mexer a cada cinco minutos mais ou menos. 

Nesse período, acrescente a aveia em flocos e continue mexendo até engrossar. Experimente o açúcar. Caso ache necessário, adicione um pouco mais. Quando o caldo já estiver grosso, sua canjica está pronta. Deixe esfriar um pouco ainda na panela e depois coloque em uma travessa. Agora está na hora de experimentar uma canjica vegana dos deuses. 

Aqui você tem a opção de servir quente ou gelada, você escolher. Caso decida pela versão gelada, deixe na geladeira por algumas horas. Na hora de comer não esqueça de colocar mais canela por cima para o sabor ficar ainda melhor. 

Opções para turbinar sua canjica vegana e deixar ainda mais gostosa

Como você já deve imaginar, sempre tem um jeito de deixar tudo melhor e ainda mais saboroso. E com uma deliciosa canjica vegana não seria diferente. São diversas formas, como acrescentar cobertura de um sabor que você gosta ou até mesmo adicionar algum ingrediente diferente para dar aquele toque especial.

Para te ajudar a escolher, trouxemos algumas opções para você ter uma ideia do que te espera como resultado dessa receita incrível. Vale sempre lembrar que aqui você pode caprichar bastante nas combinações dos ingredientes. Solte a criatividade e se surpreenda. Agora vamos dar uma olhada nessas opções para incrementar ainda mais sua canjica. 

Amendoim

Fique atento para escolher o amendoim correto e caprichar no incremento da sua canjica. Escolha apenas o torrado, sem pele e sem sal. Ele vai garantir um sabor ainda melhor para a sua receita vegana.

Se você quiser, ao invés do amendoim esfarelado por cima, você pode optar pela pasta de amendoim não só como cobertura, mas também acrescentar na panela com todos os outros ingrediente. Fica também muito bem e é mais uma opção para você variar. 

Castanha

Oleaginosas sempre são bem-vindas e casam muito bem com uma canjiquinha. Quando sua receita estiver pronta não deixe de acrescentar castanhas trituradas em cima para dar uma crocância irresistível e um sabor que não temos nem o que falar. Apenas experimente, você vai se viciar. 

Paçoca

Para deixar tudo ainda mais doce, uma paçoca esfarelada por cima da sua canjica é o que você precisa. Deixa uma textura muito boa a cada colherada e um sabor que vai te surpreender.

Baunilha

Algumas gotas de essência de baunilha no seu modo de preparo e pronto, você terá o sabor da sua canjica completamente diferente e incrível. Não deixe de testar essa opção quando for fazer. É realmente maravilhoso. 

Limão 

E para finalizar nossa listinha, a escolha perfeita para os amantes de um sabor mais cítrico. Coloque o suco de limão na panela com todos os outros ingredientes e quando estiver tudo pronto, acrescente raspas na fruta.

Esse é um toque especial que faz toda a diferença. Dá até água na boca só de imaginar a combinação do sabor doce da canjica com um toque azedo do limão. Fica realmente perfeito. 

Se você já ficou com vontade de comer essa delícia de canjica, então já corre para garantir todos os ingredientes e já se organizar para preparar tudo. É uma receita coringa que serve para várias ocasiões do seu dia-a-dia, tanto para um lanche no trabalho ou escola ou até mesmo para matar a vontade de doce antes de dormir.

Não importa a hora do dia que você coma, prepare tudo com muito cuidado e se atente aos detalhes para chegar ao ponto perfeito da canjica. Agora é hora de colocar as mãos na massa para poder se deliciar depois. Lembre-se de variar os ingredientes para turbinar ainda mais sua canjica, certo? Bom apetite!

Veja mais ›
Fechar