Como fazer arroz doce: receita perfeita com um ingrediente SENSACIONAL

Não vai ficar na vontade, não é?

Como fazer arroz doce, veja esta receita com um ingrediente SENSACIONAL
Como fazer arroz doce, veja esta receita com um ingrediente SENSACIONAL

Se você nunca fez arroz doce na vida ou nunca experimentou, não sabe a delícia que está perdendo. Temos que concordar que nem todo mundo consegue alcançar o ponto certo do arroz doce e acabar desistindo de fazer.

Se você é uma dessas pessoas, calma que estamos aqui para mudar isso e te ajudar a fazer o melhor arroz doce da sua vida. Além de ser muito mais simples do que você imagina, é uma receita que fica pronta em poucos minutos e o seu sabor maravilhoso é algo garantido.

Trouxemos para você uma receita muito simples e prática, você vai ver e temos certeza que você vai viciar e vai querer fazer sempre que possível. Ainda listamos para você algumas dicas de como deixar seu arroz doce ainda mais cremoso e gostoso. Se você tem alguma dificuldade na cremosidade do arroz, isso acaba agora.

Essas dicas irão te ajudar muito!

Preparado? Então já se organiza para anotar tudo nos mínimos detalhes e não perder nada e já poder colocar tudo em prática o quanto antes. Vamos dar uma conferida nessa receita?

Como fazer arroz doce? Te mostraremos um ingrediente SENSACIONAL
Como fazer arroz doce? Te mostraremos um ingrediente SENSACIONAL

Receita simples e prática de arroz doce

Ingredientes

  • 1 pacote de coco ralado (prefira o natural);
  • 1 vidro de leite de coco;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 xícara e 1/2 de arroz;
  • 2 L de leite líquido;
  • Açúcar a gosto.

Modo de preparo

Antes de mais nada, você precisa cozinhar o arroz no leite líquido. Para isso, pegue uma panela grande, esquente o leite e adicione o arroz e o açúcar e leve a fogo baixo para cozinhar.

Aqui vai uma dica: fique mexendo sempre para o leite não subir quando começar a ferver e transbordar. Misture até o arroz cozinhar e ficar em uma consistência de sua preferência, mais molinho ou mais al dente

Quando chegar nesse ponto, verifique o sabor e veja se está do seu agrado. Caso ache que está aguado, deixe mais um tempo no fogo para o leite secar e o caldo engrossar. Se achar que pode ficar mais doce, é só adicionar mais açúcar e continuar mexendo.

Quando pronto, só retirar o fogo e adicionar o leite em pó, o leite de coco, o creme de leite e o leite condensado. Misture até os ingredientes encorparem. O ingrediente chave dessa receita além do protagonismo do arroz, obviamente, é o leite condensado. Ele garante a cremosidade irresistível do arroz doce e é indispensável nessa receita. Então, não esquece dele, tá bem?

Em seguida, coloque em um recipiente e finalize da forma que preferir. Canela em pó aqui é uma ótima pedida e fica uma delícia. Agora só esperar esfriar um pouco e saborear bastante essa receita muito prática e rápida de fazer.

Dicas para deixar seu arroz doce ainda mais cremoso

Receitas simples e práticas como essa, sempre tem que como melhorar. Seja em relação ao ponto da massa, em relação ao recheio, ou como o arroz doce em relação a sua cremosidade, uma parte que muita gente tem dúvida e as vezes por não conseguir algo bom, acaba desistindo de fazer. Essas dicas vão te salvar e você vai ficar expert em arroz doce.

1. Lembre-se se usar os ingredientes líquidos sempre quentes

Algo bem simples mas que faz toda diferença. Como te mostramos, o primeiro passo da receita é cozinhar o arroz no leite líquido junto com o açúcar.

Antes de acrescentar os ingredientes sólidos, esquente o leite. Quando quente, aí sim você acrescenta o arroz e fica mexendo sempre para o leite não subir e transbordar

2. Use sempre o fogo baixo para o cozimento do arroz

Grande segredo de tudo o que você vai cozinhar. Sempre faça isso em fogo baixo para o ingrediente líquido não evaporar rápido demais e não dar tempo de fazer o cozimento completo. No caso do arroz doce, para o leite não evaporar logo e o arroz ficar muito al dente quase cru. 

3. Prefira panelas altas

Já te falamos da importância de ficar mexendo sempre no momento do cozimento do arroz no leite para ele não subir e transbordar. Essa dica vai te ajudar ainda mais nessa etapa da receita. Prefira panelas altas para não correr o risco o leite quando ferver, subir.

Opções para você incrementar seu arroz doce

Se você acha que só existe a forma tradicional de fazer o arroz doce, está muito enganado. A receita que te passamos é da versão mais simples e que todos amam.

Mas e que tal turbiná-lo e deixá-lo ainda mais gostoso? Listamos para você algumas versões bem interessantes do arroz doce. E a melhor parte? Também são muito simples de fazer. 

Arroz doce de maracujá

Quem não ama uma fruta um pouco azeda para dar um equilíbrio perfeito com o doce, não é mesmo?

Se você optar por essa versão do arroz doce, basta adicionar o suco de maracujá junto com o leite condensado após o arroz está devidamente cozido e deixe em fogo baixo por mais uns 5 minutos. Após isso só levar à geladeira por 1 hora e depois servir e se saborear

Arroz doce com calda de morango

Uma opção com fruta um pouco mais doce para deixar tudo ainda mais delicioso. Você vai fazer nada mais do que camadas com o arroz doce e a calda de morango na taça em que for servir.

O arroz doce você já sabe como fazer, já a calda basta adicionar em uma panela em fogo baixo morangos cortados e açúcar e mexer até engrossar. Lembre-se de levar essa calda à geladeira por aproximadamente 2 horas. Depois monte sua taça e se delicie. 

Arroz doce caramelizado

Uma versão de arroz doce com açúcar caramelizado que ficar realmente divino. Aqui também é bem simples de fazer. Enquanto o arroz está cozinhando, pegue uma panela a parte, adicione o açúcar e leve a fogo baixo e espere derreter. Acrescente leite de coco, canela a gosto, o leite condensado e o arroz cozido.

Espere essa mistura cozinhar por mais uns 15 minutos e deligue o fogo. Coloque em um recipiente e leve à geladeira por aproximadamente 2 horas e sirva. 

***

Agora você entende a versatilidade dessa receita que antes muita gente só considerava a forma tradicional para o preparo.

Mas são vários sabores e diversos incrementos que você pode adicionar para dar ainda mais sabor e ficar irresistível.

E para tudo ficar melhor, não esqueça das nossas dicas, pratique bastante que não tem erro. São dicas fáceis de colocar em prática em uma receita mais simples ainda.

Então não perca tempo e já separe os ingredientes e solte a criatividade para preparar esse arroz doce que temos certeza que vai ficar delicioso. Bom apetite!

 

Veja mais ›
Fechar