O segredo para fazer a COSTELA assada no seu ponto perfeito; anote!

Grandes segredos que vão te levar ao ponto certo de uma costela assada com um sabor sem igual.

segredo para fazer a COSTELA assada no seu ponto perfeito
segredo para fazer a COSTELA assada no seu ponto perfeito

Se você está organizando um almoço em família ou um encontro de amigos, mas ainda não sabe o que vai servir como prato principal, chegamos com a solução para você. Se nenhuma das pessoas convidadas forem vegetarianas, com certeza devem amar uma costela assada deliciosa, não é mesmo?

A gente sabe que muitas pessoas têm receio de preparar uma boa costela por medo do ponto certinho dela, se consegue acertar ou não. E se você é uma dessas pessoas, calma, vamos te ajudar com relação a isso para você servir a melhor costela assada para os seus familiares e amigos e todos se saborearem

Separamos alguns grandes segredos infalíveis que com certeza te farão expert quando o assunto por preparar uma costela assada bem suculenta e que desmancha na boca. Presta bastante atenção e, assim que possível, já coloque em prática, certo?

O segredo para fazer a COSTELA assada no seu ponto perfeito; anote!
O segredo para fazer a COSTELA assada no seu ponto perfeito; anote!

Você vai ver que alcançar o ponto certo da costela não é tão difícil, e que na verdade, só precisa estar atento aos pequenos detalhes. Vamos dar uma olhada nessas dicas que listamos para você?

Segredos para fazer uma costela assada perfeita

O corte certo da carne faz toda a diferença

Como a gente te disse, para alcança o ponto certo da costela você precisa estar atento aos mínimos detalhes. E como primeiro passo, precisa prestar atenção na hora de escolher o corte da carne. Você vai ver que isso já vai fazer uma grande diferença.

  • Se você gosta de carne com gordura, fique a tento a sua cor.

Se estiver muito amarelada, isso quer dizer que a carne está mais endurecida, então vai passar mais tempo para assar. Fique atento às fibras entre a gordura e o osso, elas podem dar um sabor a mais a carne, mas cuidado para não pegar um corte muito fibroso, aí não é muito legal.  

Como fazer torresmo na panela de pressão e deixá-lo bem sequinho

Preste muita atenção aos temperos que for escolher

O ponto certo da costela também está relacionado ao ponto certo do sabor da carne, e consequentemente, aos seus temperos. Acontece que, na maioria das vezes, só se o utiliza o sal grosso como tempero porque a costela, em si, já é uma carne bem saborosa, tanto que já tem um cheio característico

segredo para fazer a COSTELA assada no seu ponto perfeito
Este é o segredo para fazer a COSTELA assada no seu ponto perfeito

Aqui vai uma dica: deixe a costela descansando no sal groso por aproximadamente vinte minutos antes de levar à churrasqueira para ele ficar ainda mais saborosa. E lembre-se, você pode usar outros temperos aqui, certo? Tudo vai de acordo com o seu gosto e sua preferência. Apenas certifique-se de que ela está bem temperada. 

Use e abuse do papel alumínio na hora assar a costela na churrasqueira

Um segredo que é quase uma regra. Use sempre o papel alumínio para assar sua costela. Os benefícios do seu uso são inúmeros e vamos te contar alguns deles.

O fato de envolver a costela e levar para assar faz a carne cozinhar melhor por dentro com o vapor, ou seja, sua carne vai ficar mais macia e suculenta, além de cozinhar por inteira e não só por fora.

Feijoada simples para qualquer almoço se tornar especial

Outro benefício, é que dessa forma, os temperos pegam mais na carne e isso faz dela ainda mais saborosa. Cozinha a carne no vapor é um caminho sem volta que garante o melhor sabor que você já viu.

Teste isso que temos certeza que você não vai se arrepender. Depois é bem fácil, basta retirar o papel alumínio e deixar mais um tempo na churrasqueira para dourar. E está pronta para ser saboreada por todos. 

O maior segredo para uma costela que desmancha na boca 

Agora vamos te falar uma parte muito importante para ter o ponto perfeito da costela: a hora de assar na churrasqueira. Temos umas dicas para você. Mas antes, saiba que a costela é uma carne sensível, e por isso, não suporta mudanças bruscas de temperatura.

Ou seja, antes de levar a carne à churrasqueira, acenda o fogo com antecedência para deixar esquentar, para daí colocar a carne. Isso evita que a carne encrue. Outra coisa muito importante é a distância correta da carne em relação ao fogo.

Um truque para isso é:

Medir essa distância com o próprio espeto que vai assar a costela.

Certifique-se que essa distância seja obedecida para evitar a que a carne assada demais ou de menos. 

Outro ponto que vamos te chamar a atenção é o tempo de fogo para cada tipo de corte. A costela em rips, por exemplo, precisa ser mais amaciada, por isso, precisa de mais tempo no fogo, assim como a costela inteira resfriada.  

Na churrasqueira é importante tomar alguns cuidados

E para finalizar nossa lista com dicas muito importantes para o momento de preparo da sua costela, vamos te contar alguns segredos sobre algo que é também de extrema importância nesse momento: o modo que você vai assá-la. Primeiramente, não esqueça de ligar o fogo com antecedência, certo? Como já te falamos…

Deixe esquentar um pouco para depois colocar a carne. 

Nesse momento, existe um jeito certo para isso, e é colocando-a com a parte do osso para baixo para que o calor passe bem devagar pela costela. Isso faz toda diferença, te garantimos. Outra coisa que vale muito a pena te alertar é:

  • se você for fazer sua costela no espeto, fique virando a carne de 10 e 10 minutos.

Mas caso você faça no bafo, ou seja, embrulhada com papel alumínio, não precisa ficar virando. Apenas certifique-se da distância correta da carne em relação ao fogo e de deixar um tempo depois para dourar

A realidade é que a costela é uma carne que fica deliciosa feita de todo jeito, tanto no bafo quanto no espeto, na churrasqueira ou no forno comum. Mas temos que te dizer que seguindo essas dicas você vai ter uma carne mais gostosa ainda, e o melhor, que desmancha na boca.

Viu que não tem dificuldade nenhuma, não é? São só alguns truques perfeitos para alcançar de fato o ponto mais perfeito ainda desse certo de carne muito saboroso.

Agora é hora de colocar a mão na massa e preparar sua melhor costela para você, seus amigos e familiares se deliciarem bastante. Bom apetite!

Veja mais ›
Fechar