Feijoada simples sem falta nada, ideal para qualquer almoço se tornar especial

Uma feijoada simples e fácil para você e sua família saborearem em um almoço de domingo

Feijoada simples sem falta nada, ideal para qualquer almoço se tornar especial
Feijoada simples sem falta nada, ideal para qualquer almoço se tornar especial

Se você está programando um almoço em família e está à procura de uma receita simples mas ao mesmo tempo muito gostosa e que com certeza vai fazer muito sucesso, temos que te dizer que você acabou de achar.

Quem não ama uma feijoada, não é mesmo? Principalmente uma bem temperada e com os acompanhamentos certos.

Muita gente até acha que fazer feijoada é muito difícil e acaba nem tentando fazer. Mas com essa receita que trouxemos, você vai ver o quando é fácil e como fica delicioso.

Se você já ficou com água na boca e muito empolgado, já pega o papel e caneta para anotar todos os passos da receita e todas as dicas que vamos te passar. Está preparado? Então vamos lá!

Feijoada simples para qualquer almoço se tornar especial
Feijoada simples para qualquer almoço se tornar especial

Receita para uma feijoada simples e tradicional

Ingredientes

  • 300 gramas de linguiça calabresa de porco cortados em fatias grossas;
  • 300 gramas de linguiça de paio cortada em fatias grossas;
  • 400 gramas de lombo de porco sem osso cortado em cubos;
  • 1/2 kg de carne-seca cortada em pedaços pequenos;
  • 1/2 kg de costela de porco cortada em pedaços pequenos;
  • 1 cebola picada;
  • 1/2 kg de feijão preto;
  • 2 colheres de sopa de óleo;
  • 2 litros de água fervente.

Modo de preparo

O preparo da feijoada começa um dia antes de servi-la, está bem? Então se você já sabe o dia do almoço em família, fique atento para não esquecer de fazer isso um dia antes.

Em um recipiente, coloque a carne-seca e a costela de porco e acrescente água fria. Esse procedimento é necessário para tirar um pouco do sal da carne. Toda vez que água começar a ficar turva por conta da grande quantidade de sal, troque-a.

Já no dia seguinte, quando você vai servir a feijoada, inicie os trabalhos colocando o feijão em um recipiente com água e deixando de molho por aproximadamente uma hora.

Enquanto isso…

Lembra da carne seca e a costelinha que deixou na água no dia anterior? Pois é, escorra e coloque em uma panela de pressão com água fria em uma altura suficiente para cobrir as carnes.

Cozinhe as carnes durante 15 minutos contados a partir do início da pressão. Passado esse tempo, só retirar do fogo e escorrer

Nessa mesma panela de pressão, doure a cebola com óleo e acrescente o lombo, o paio e a linguiça calabresa e deixe refogando por aproximadamente três minutos.

Após isso, adicione o feijão, a carne-seca e a costela que já estão pré-cozidas. Agora está na hora de temperar do jeito que você prefere. Só tome cuidado com o sal porque as carnes já são levemente salgadas. 

Cozinhe na pressão por aproximadamente 15 minutos. Lembre-se de começar a contar só depois que pegar a pressão, certo

.Após isso, retire a pressão e deixe cozinhando por mais uns 30 minutos para o caldo engrossar. Depois desse tempo, a feijoada está prontíssima para ser saboreada. 

Empadão de FRANGO para sair da rotina e apreciar novo sabor

Acompanhamentos para feijoada

Se você é de feijoada já deve está se perguntando sobre os acompanhamentos, não é mesmo?

E é claro que a gente trouxe algumas opções para você, até porque a feijoada em si pode ser até muito deliciosa, mas nada melhor do que incrementar com várias acompanhamentos para deixar tudo ainda mais gostoso. Então vamos ver essa lista que separamos para você. 

Torresmo

O grande responsável pela crocância da receita. Se você ama isso e ainda um gostinho salgado na feijoada, não dispense o torresmo.

Você tem várias opções em relação ao torresmo, podendo comprá-lo já pronto no supermercado ou pode preparar em casa de forma bem simples. Basta fritar o toucinho de porco e ficar atento ao ponto correto para deixar bem seco e crocante. 

Couve refogada 

O clássico dos clássicos em uma feijoada, é responsável em realçar e muito o sabor do feijão. É bem simples de fazer, não tem mistério algum.

Basta você refogar no alho e no azeite depois de bem cortadas no formato que você preferir. Fique atento ao ponto correto para a couve não murchar e ficar amargar. Esse tempo varia de dois a três minutos, aproximadamente. 

Essa SALADA TROPICAL é o melhor incremento para seu almoço

Laranja

E quem disse que feijoada não combina com fruta? Não só combina, como é uma grande tradição em todo lugar. A laranja é um acompanhamento certo responsável pelo sabor cítrico e doce da comida.

Além de trazer muito sabor para a refeição, é uma fruta que tem seus benefícios nutricionais e fisiológicos também. Facilita a digestão e ainda reduz a absorção de gorduras.

Vinagrete

A gente não precisa nem te dizer o que o vinagrete é quase que obrigatório, não é mesmo? Já é um prato certo com um feijão simples, imagina com uma feijoada.

Capriche bastante nos legumes como tomates, cebola e pimentão, corte em pedaços bem pequenos e acrescente coentro para deixar o sabor ainda melhor. Acrescente e suco de limão ou vinagre e leve à geladeira para apurar o sabor. 

Receita Batata Gratinada: não existirá almoço mais delicioso que o seu!

Salada

Quando o assunto é salada, quanto mais você variar, melhor. Use a criatividade e combine folhas, frutas e oleaginosas. Além da salada tradicional, você também pode optar por uma salada de legumes cozidos com maionese, folhas, ovos e cebola, ou ainda uma salada de salpicão

Todas essas opções combinam muito com feijoada, então invista em uma que você e seus familiares mais gostam ou opte por dois tipos. Afinal, temos certeza que uma comida tão deliciosa quanto essa não vai sobrar. 

Caipirinha

E claro que não poderia faltar uma opção de bebida que casa perfeitamente com a feijoada. Combinação brasileira melhor, não existe.

Você pode optar pela caipirinha tradicional com cachaça e limão ou alguma outra fruta com vodka, caso não goste de cachaça. Fica tão bom quanto e é ideal para refrescar nesse calorzão.  

O céu é o limite quando o assunto é acompanhamentos de uma feijoada!

Existem àqueles tradicionais, mas você também pode inovar com alguma comida do seu goste. Arrisque novos sabores com essa receita muito simples de feijoada. 

Agora é hora de organizar tudo para esse almoço que promete e colocar a mão na massa para preparar essa feijoada que temos certeza que vai ficar incrivelmente saborosa. Bom almoço e bom apetite. 

 

Veja mais ›
Fechar