A melhor receita de moqueca de ovos para apostar nos sabores

Te apresentando uma receita viciante!

Se você nunca comeu uma moqueca, não sabe o que está perdendo. Uma receita muito tradicional nos quatro cantos do país e que tem diversas influências.

Além de ser um prato muito versátil, porque você pode prepara de diversas formas com vários ingredientes diferentes, é uma receita que garante um sabor sem igual.

E para melhorar ainda mais, não é apenas sabor e versatilidade, mas também praticidade. Vamos te contar o passo a passo de uma receita muito simples de moqueca de ovos que vai fazer você ter água na boca só de imaginar.

É a receita perfeita para um almoço bem diferente em família ou para a alguma ocasião com os seus amigos. Não deixe de preparar essa delícia. Está curioso para aprender a fazer?

Então presta bem atenção em tudo o que vamos te contar, e todas as dicas também. Lembre-se sempre de usar a criatividade na cozinha. Com certeza tudo vai ficar ainda mais gostoso. Vamos dar uma conferida nessa receita de moqueca de ovos?

Essa é a melhor receita de moqueca de ovos para acertar na mais deliciosa
Essa é a melhor receita de moqueca de ovos para acertar na mais deliciosa

Receita simples de moqueca de ovos

Ingredientes

  • 6 ovos;
  • 1 colher de sopa de coentro;
  • 1 colher de sopa de salsa;
  • 1/2 colher de sopa de suco de limão;
  • 2 colheres de sopa de azeite-de-dendê;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 2 tomates grandes sem pele e sem sementes;
  • 1 cebola média bem picada;
  • Sal e pimenta malagueta, a gosto.

Modo de Preparo

Antes de mais nada, um grande segredo para essa receita é:

  • Os legumes têm que estar bem picados.

Então comece cortando em pedaços bem pequenos o tomate, o coentro, a salsa e a cebola. Logo após isso, leve uma frigideira ao fogo alto e adicione o azeite normal e o azeite-de-dendê.

Quando aquecido, adicione a cebola e deixe fritar rapidamente, sem deixar dourar. Logo em seguida, acrescente os tomates cortados, o coentro e a salsa picados e o suco de limão.

Tempere com pimenta a gosto e acerte o ponto do sal. Misture bem e deixe cozinhar. Não se esqueça de mexer de vez em quando até começar a ferver.

Quando começar a ferver, quebre os ovos cuidadosamente para não romper as gemas. Abaixe o fogo e tampe a frigideira para continuar cozinhando. Um outro grande segredo aqui é abrir a frigideira de vez em quando e regar os ovos com o caldo do cozimento, até chegarem ao ponto que você deseja.

Esse momento, requer um pouco mais de atenção, afinal, é o ponto do ovo que você gosta, se prefere mole ou duro. Tome cuidado para não regar os ovos demais e passar do ponto ou regar de menos e deixá-los ainda cru com relação ao ponto que você gosta.

Quando chegar no ponto que você deseja, pode desligar o fogo. Espere alguns minutos para esfriar. Quando morno, pode se organizar para servir para se deliciar bastante. O sabor final com certeza vai te surpreender.

Faça esse pão de queijo de FRIGIDEIRA e não o troque por nada!

Os diferentes tipos de moqueca para você variar

Moqueca Paraense

Como o próprio nome já dar uma ideia do significado, esse tipo de moqueca usa peixes amazônicos. Além disso, para turbinar a receita é usado o tucupi, a goma de mandioca e o jambu. O combo perfeito que garante um resultado maravilhoso e surpreendente.

Temos que te dizer que a moqueca paraense tem sabores muito fortes dos seus ingredientes. Então, se você prefere uma receita dessa forma, não deixe de preparar na sua próxima reunião em família.

Moqueca Capixaba

Já a versão capixaba dessa receita tem mais a ver com o indígena e português. Urucum e azeite de oliva são os ingredientes mais utilizados no processo de cozimento.

Não deixe de caprichar na quantidade deles. Esse tipo de moqueca dar uma ênfase maior aos sabores do peixe e frutos do mar.

Moqueca Baiana

E para fechar, moqueca baiana que não poderia faltar. A que é mais conhecida no nosso país e é responsável por um sabor maravilhoso. Peixe cozido em azeite de dendê e leite de coco é uma tradição e você também pode usar camarões e outros frutos do mar.

Lembre-se de caprichar os temperos, afinal, são eles que vão dar o sabor final dessa receita maravilhosa.

Receita do Ratatouille original para você mostrar ser um verdadeiro cozinheiro

Dicas para moqueca com outros ingredientes

A receita de moqueca de ovos que te mostramos o passo a passo é realmente incrível e fica pronta rapidinho.

Mas caso você queira turbinar, não deixe de testar moquecas tradicionais com frutos do mar e peixes. E para te ajudar ainda mais nisso, vamos te dar algumas dicas de quais são os melhores para essa receita ficar mais gostosa ainda.

Moqueca com frutos do mar

Com relação a frutos do mar em receitas de moqueca, as mais tradicionais utilizam camarão. Mas claro que você pode usar outros como lulas, sururu, polvo e siri. Fica realmente uma delícia e você precisa experimentar.

Só tome cuidado com o tempo de cozimento, certo? Cada fruto do mar tem seu tempo específico e muda com cada tipo. Então coloque-os na panela em momentos diferentes, para que tenham ponto de cozimento ideal.

Receita de pão francês caseiro para abençoar seu café da manhã

Moqueca com o melhor peixe

Quando o assunto é moqueca de peixe, a diversidade é imensa. Você pode usar o cação, o robalo, o dourado, o pintado, o badejo, o namorado, o papaterra, o dentão, o filhote e o garoupa. Mas não deixe de soltar a criatividade e preparar uma deliciosa moqueca de bacalhau ou a tilápia.

Vamos te contar um grande segredo para a sua receita de moqueca de peixe. Não mexa muito enquanto estiver cozinhando. Isso vai fazer com que o peixe permaneça inteiro.

Com certeza você já deve estar com água na boca só de imaginar essa receita prontíssima na sua mesa. Agora que já sabe todo o passo a passo e as possíveis variações, já pode começar a se organizar para preparar essa delícia de receita.

Temos certeza que todos que provarem vão amar e querer mais. Lembre se pegar os ingredientes frescos. A qualidade deles vai influenciar diretamente no sabor final da sua receita. Mãos na massa e bom apetite.

Veja mais ›
Fechar