Como fazer sardinha na panela de pressão: a melhor receita do mundo!

Esqueça as sardinhas em lata!

sardinha de panela de pressão

Se você enjoou de comer sardinha em lata, está cansado de comer sempre a mesma coisa e quer variar no sabor dessa sardinha, vamos te ensinar a preparar uma na sardinha de panela de pressão deliciosa. 

Além de ser muito prática de fazer, ficando pronta em pouquíssimo tempo, é extremamente deliciosa e fica com um sabor que vai muito além da sardinha de lata de qualquer mercado.

Um peixe bem temperado é o que você vai conseguir no resultado final.

É a receita perfeita para servir em um happy hour com os amigos acompanhado de bons drinks. Temos certeza que todos que provarem vão amar e você vai querer fazer sempre.

Já está curioso para conhecer essa receita e ansioso para aprender a fazer? Então já pega papel e caneta para anotar tudo.

Os detalhes são muito importantes e você não pode deixar passar. Agora, sem mais delongas, vamos dar uma olhada nessa receita incrível?

Sardinha na panela de pressão: a melhor receita do mundo!
Sardinha na panela de pressão: a melhor receita do mundo!

Receita fácil de sardinha na panela de pressão 

Ingredientes

  • 800 g de sardinha fresca ou congelada;
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 3 colheres de sopa de vinagre branco;
  • 1 colher de chá de colorau;
  • 2 pimentões cortados em rodelas;
  • 1 sachê de molho de tomate;
  • 2 cebolas cortadas em rodelas;
  • 4 dentes de alho amassados;
  • 100 ml de água;
  • Sal a gosto;
  • 1 colher de chá de pimenta do reino e cominho;

Modo de preparo

Antes de mais nada, prepare os legumes, cortando as cebolas e os pimentões em rodelas. Quanto menores as rodelas, melhor para o peixe pegar o gosto na hora que for cozinhar na panela de pressão.

Reserve esses legumes em um recipiente de vidro. Não se esqueça de cobrir com papel filme. Enquanto isso, prepare o tempero.

Para isso, pegue uma tigela e acrescente colorau, os dentes de alho bem amassados, cominho e pimenta do reino.

Misture bem até todos os ingredientes encorparem. Deixe reservado também em um recipiente coberto com papal filme.  

Agora chegou a hora de limpar o peixe. Primeiramente, elimine as escamas e as vísceras e em seguida corte o peixe ao meio.

Não esqueça de retirar a espinha começando pelo lado da cabeça e cortando o final usando uma faca bem amolada.

Feito isso, tempere os filés de peixe com a mistura de temperos que você deixou reservada.

Caso seja de sua preferência, acrescente outros que você mais gosta para deixar o sabor ainda melhor. Lembre-se de conferir o sal. Depois de temperar, feche o peixe.

Pegue a panela de pressão, adicione as cebolas em rodelas no fundo da panela de pressão, formando uma camada.

Coloque as sardinhas fechadas por cima da camada de cebolas. Caso você queira, pode acrescentar mais tempero nesse momento. 

Acrescente por cima, a água, o azeite e o vinagre. Adicione o molho de tomate e mais tempero se quiser.

Agora sim, feche a panela e leve ao fogo. Assim que a panela pegar pressão, comece a contar o tempo. Esse tempo de cozimento varia de quinze a vinte minutos. 

Passado esse tempo, espere a panela perder a pressão e deixe-a esfriar para depois abrir. Não abra a panela ainda quente, certo?

Quando fria e aberta, sua sardinha está pronta para ser servida e saboreada. Sirva em uma travessa e coloque o molho por cima com mais pimentão e tempero. O sabor é realmente dos deuses!

Dicas importantes para o preparo da sardinha

Além dessa receita muito simples e saborosa que acabamos de te mostrar o passo a passo, trouxemos para você algumas dicas que vão te ajudar com relação ao armazenamento e durabilidade dessa receita.

Você vai poder se programar com relação às ocasiões que quer servir essa receita maravilhosa. Presta muita atenção, e se possível, anote tudo para não restar dúvidas depois, ok?

Armazenando as sardinhas de forma certa

O armazenamento faz toda a diferença com relação não só ao tempo que o alimento vai durar, mas também ao sabor.

E neste caso, como é peixe, também vai influenciar diretamente no cheiro da sua geladeira.

Guarde as sardinhas em recipientes de vidro e muito bem vedados para que o cheiro de peixe não fique na sua geladeira toda e comprometa o sabor das outras comidas.

Você também pode optar por guardar no congelador. Não se esqueça de acrescentar ao recipiente o molho que foi formado na hora do cozimento, isso evita que a sardinha fique seca. 

Quanto tempo dura

Se você armazenar na forma que acabamos de te falar, sua sardinha vai durar em média duas semanas se tiver sido guardado na geladeira e até um mês se for guardada no congelador. 

Mas te aconselhamos fortemente a comer assim que pronta. O peixe vai estar bem fresquinho e bem temperado.

Nada melhor do que comer algo que ficou pronto há pouco tempo. Por mais que o peixe ainda fique bom depois de dias guardado na geladeira ou congelador, o gosto nunca é mesmo. 

Evite que sua sardinha desmanche na panela de pressão

E para finalizar nossas dicas, um alerta para algo que temos certeza que ninguém quer que aconteça, a sardinha desmanchar. Para isso não acontecer, você tem a opção de fazer as sardinhas com as escamas.

Mas lembre-se, se você fizer dessa forma, precisa deixar mais tempo em fogo baixo, cerca de quarenta minutos, aproximadamente.

Se você estiver com pressa não é uma forma de fazer aconselhável. Arrisque cozinhar com as escamas, afinal, sem elas não quer dizer que de fato vá desmanchar.

***

Já temos uma ideia da vontade que você deve estar nesse momento para comer essa delícia de comida.

E a melhor parte que não demora muito para ficar pronto e não tem nenhuma dificuldade no seu modo de preparo.

Combo perfeito para a cozinha, sabor incrível e rapidez. Não perca tempo e já se organize para garantir os ingredientes e o peixe bem fresquinho.

Entre em contato com os seus amigos para ver quando será a próxima reunião para você garantir o melhor preparar o melhor que com certeza todos vão amar. Mãos na massa e bom apetite!

Veja mais ›
Fechar