Esse é o segredo para fazer um bolo de trigo FOFINHO e de dar inveja!

Seguir as receitas pode te levar às alturas com seus bolos!

Esse é o segredo para fazer um bolo de trigo FOFINHO e de dar inveja!
Esse é o segredo para fazer um bolo de trigo FOFINHO e de dar inveja!

Fazer um bolo de trigo perfeito é uma arte. E muitos novos aventureiros na cozinha procuram respostas para como fazer um bolo úmido e fofinho.

Embora a receita não exija muitos ingredientes, misturá-los à perfeição e na quantidade precisa é indispensável para fazer um bolo delicioso.

Mas, para fazer seu bolo ficar realmente perfeito, existem certas técnicas de cozimento que o ajudarão a conseguir um bolo incrivelmente fofo.

Te interessa?

Com essas 7 dicas para deixar um bolo de trigo impecável, seu próximo bolo com certeza vai surpreender a todos com seu sabor único!

Segredos para um bolo de trigo perfeito

1. Use farinha especial para bolo (peneirada)

Os bolos que são feitos com farinha para bolos são muito mais leves e fofos do que os bolos com farinha de trigo normal. A farinha para bolo tem amido de milho misturado ao trigo, o que torna o bolo mais leve.

Peneirar adiciona ar e também torna a mistura mais leve. Portanto, é aconselhável peneirar a farinha e o fermento (ou bicarbonato de sódio) antes de adicioná-los à mistura.

2. Manteiga em temperatura ambiente

Quando uma receita pede manteiga em temperatura ambiente, use manteiga em temperatura ambiente.

A maioria dos bolos deve ser iniciada com manteiga e açúcar misturados. A manteiga é capaz de reter o ar e o processo de formação do creme com o açúcar ocorre quando a manteiga retém esse ar.

Enquanto assa, o ar preso se expande e produz um bolo fofo. Sem manteiga batida de forma adequada, a massa não ficará aerada e você não terá um bolo fofo.

Porém, digamos que sua manteiga esteja na temperatura ambiente adequada. Você começou a misturá-la com o açúcar, mas deixou a batedeira ligada.

Há uma grande chance de que a manteiga e o açúcar cresçam em excesso, o que significa que a manteiga reterá mais ar do que deveria. Conforme a massa assar, o ar extra esvaziará e tornará o bolo excessivamente “massudo”, o que não é a intenção.

Para obter melhores resultados, bata a manteiga com o açúcar por cerca de 1 a 2 minutos. Bater a manteiga com o açúcar é uma dica essencial para deixar o bolo fofo e úmido.

Além disso, a receita do bolo pode pedir creme de leite, leite e/ou ovos em temperatura ambiente. Certifique-se de que cada um esteja na temperatura correta.

Os ingredientes em temperatura ambiente misturam-se mais fácil e rapidamente.

3. Equilibre ingredientes úmidos e secos

A proporção de ingredientes úmidos para os ingredientes secos determina o nível de umidade do bolo.

Se houver muita farinha e pouca manteiga, o bolo ficará seco.

Por outro lado, se houver muito leite e pouca farinha, o bolo ficará muito úmido e não crescerá.

Encontrar o equilíbrio certo entre ingredientes úmidos e secos é fundamental. Se você notar que um bolo está muito seco, adicione um pouco de óleo na próxima vez que você fizer a receita.

Duas colheres de óleo vegetal na massa podem ser suficientes.

Alguns bolos usam óleo em vez de manteiga. Isso ocorre porque há outro ingrediente com sabor marcante na receita e o sabor da manteiga não é necessário.

É o caso em bolos de cenoura e de abóbora.

4. Bata apenas o suficiente

Para um bolo superfofo, você precisa ter certeza de não misturar demais a massa, pois isso acabaria com as bolhas de ar e tornaria o bolo duro.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Misturar demais a massa do bolo produz muito ar, mas esse ar se expande e depois esvazia no forno. Um bolo desinflado é um bolo solado!

Misture os ingredientes secos e molhados apenas até incorporar.

Esteja você usando uma batedeira ou misturando manualmente, não misture demais.

5. Asse pelo tempo correto

Se você está procurando um bolo seco e duro, simplesmente asse-o demais!

Bolos assados ​​demais ficam secos. Certifique-se de ficar de olho no bolo. Comece verificando um pouco antes das instruções da receita.

Use-os como indicadores de que seu bolo está pronto:

  • A massa deve estar muito ligeiramente afastada do lado da assadeira.
  • Um palito inserido no centro do bolo sairá limpo ou com algumas migalhas levemente úmidas.
  • Pressione suavemente o bolo. Se a massa voltar completamente à posição original, está pronto. Se seu dedo deixou marcas no bolo, ele precisa de mais tempo de cozimento.

Bolo de trigo bem fofinho

Ingredientes

  • ½ xícara de manteiga em temperatura ambiente
  • ¾ de xícara de açúcar branco
  • 2 ovos grandes em temperatura ambiente
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
  • 1 ½ xícara de farinha de trigo para bolo
  • 1 ¾ colher de chá de fermento em pó
  • ¾ xícara de leite desnatado

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Como fazer?

  1. Preaqueça o forno a 175 graus.
  2. Unte e enfarinhe uma forma de 22 x 22 cm.
  3. Bata a manteiga e o açúcar na batedeira, em uma tigela grande, até obter um creme claro e fofo. A mistura deve ter uma cor visivelmente mais clara do que no ínicio do processo.
  4. Adicione os ovos em temperatura ambiente, um de cada vez, permitindo que cada ovo se mescle à mistura de manteiga antes de adicionar o próximo.
  5. Junte a essência de baunilha após o último ovo.
  6. Adicione a farinha e o fermento à mistura de manteiga, mexendo bem.
  7. Acrescente o leite até a massa ficar lisa.
  8. Despeje a massa na assadeira preparada.
  9. Asse em forno preaquecido até que um palito saia limpo, cerca de 30 a 40 min.

Mãos à obra!

Quantas vezes você já fez um lindo bolo e, depois de apenas alguns segundos, você o viu muchar de repente? Bem, isso porque assar também é uma questão de química.

E, às vezes, basta o menor erro para bagunçar uma receita inteira!

Para fazer um bolo realmente macio, leve e fofo, você tem de seguir regras precisas.

Assar um bolo não é difícil, mas podem surgir algumas complicações quando você tenta assar um do zero, sem massa pronta.

Ao modificar os ingredientes e prestar atenção a certos detalhes, você pode eliminar várias armadilhas potenciais que fazem com que o bolo fique seco e quebradiço ao sair do forno.

Às vezes, fazer substituições ou incluir um componente extra é tudo que você precisa para fazer um bolo incrivelmente úmido e fofinho.

Tenha as dicas deste artigo em mente quando for assar seu próximo bolo de trigo!

Veja mais ›
Fechar