Historiador grava vídeo restaurando quadro do século 17 (parece mágica)

A arte de restaurar arte.

publicidade

Philip Mould, um negociante de artes e apresentador da BBC, faz parecer que a arte de restaurar obras é bem fácil em seus vídeos hipnotizantes que posta no Twitter.

Philip tem registrado em vídeo o processo de restauração de uma pintura a óleo do século 17.

Com muita precisão, assistir aos vídeos é algo que se assemelha à mágica.

publicidade

Assisti-lo limpando séculos de poeira e outros detritos, revelando uma pintura expressiva por baixo da superfície amarela é incrível.

restauração

Não sabemos muito sobre a pintura em si, exceto que data de 1618 e retrata uma misteriosa dama em vermelho, que tinha 36 anos quando foi retratada.

Nos vídeos, Mould tira a camada protetora de verniz que é aplicada para proteger as pinturas, mas que amarela com o tempo.

publicidade

restauração

O verniz dessa pintura em particular tem 200 anos.

Embora não seja algo incomum para os restauradores tirar e reaplicar o verniz para que as cores originais apareçam, é válido levar em consideração que esse trabalho requer muita habilidade.

Quem não se lembra da restauração de uma pintura na Espanha que transformou o retrato de Jesus em um macaco?

Este trabalho não é para qualquer um!

publicidade

Não está claro quais os produtos que Philip usa nos vídeos, apesar de que a terebintina é frequentemente utilizada em combinação com outros solventes para assegurar que o agente não corroa a pintura.

Restauradores são uma mistura de historiadores e químicos, examinando uma pintura de perto para determinar que tipo de verniz e qual o agente o dissolverá melhor.

restauração

Utilizando partes para testes, eles decidirão quais produtos trabalham melhor para dissolver as camadas amareladas de verniz, ressaltando a camada viva de cores há por baixo.

restauração

Enquanto esperamos ansiosamente pelos resultados finais do trabalho de Mould, veja a pintura antes da restauração e mais clipes de seu brilhante trabalho.

Fonte: My Modern Met

Gostou dessa história? Compartilhe com seus amigos que amam arte!

COMENTÁRIOS | Deixe sua opinião!

comments