saiba-como-parar-de-perder-tempo-usando-o-celular
Saiba como parar de perder tempo usando o celular!

Saiba como parar de perder tempo usando o celular!

Com dicas simples, saiba como render mais durante o dia e trocar momentos no celular, por atividades mais importantes!

publicidade

Decorrente o grande avanço que a humanidade vem alcançando com a tecnologia, cada vez mais, coisas essenciais do nosso dia a dia está na internet.

Atualmente, o smartphone gradativamente está otimizando nossas tarefas ao ponto de precisarmos apenas desse dispositivo conectado à internet. Pois, temos praticamente tudo em nossas mãos!

No entanto, o smartphone também é responsável por problemas na saúde quando usado em excesso. Como por exemplo, a dependência digital, onde pessoas não conseguem ficar muito tempo sem usar a internet ou algum dispositivo eletrônico.

publicidade

menos-tempo-celular

Como o celular vem tomando o seu tempo?

O celular pode ser o que você quiser, como despertador, agenda, GPS, monitor de exercício, rádio, player de música, e óbvio, conexão com as pessoas. Resumindo, ele está sendo cada dia mais indispensável.

Pensando nisso, criamos um guia para você aprender hoje a usar menos o celular e ter uma vida mais saudável.

Aprenda a desgrudar do seu aparelho

A tecnologia usada com moderação pode ser muito benéfico para suas atividades diárias, não perca essa oportunidade. Economize tempo e mantenha sua mente sã.

publicidade

1 – Compre um despertador e uma calculadora

Tenha um despertador tradicional, assim você não usará o celular antes de ir dormir e ao acordar. Assim também como a calculadora ao fazer um cálculo no trabalho ou com contas em casa, diminuindo as distrações.

menos-tempo-celular

2 – Não deixe-o conectado ao computador

Evite aplicativos no seu computador que fará você pegar o celular, como Whatsapp Web, Instagram ou outras redes sociais que possam te distrair.

3 – Ouça músicas de forma mais convencional

Por causa do uso direto com o celular, aparelhos que reproduzem música estão bem em conta. Além disso, existem fones que dispensam essa conexão.

Troque as atividades

Saiba como mudar seus hábitos e ter uma mente mais saudável, com apenas alguns passos!

publicidade

1 – Delete os jogos e aplicativos desnecessários

Além de beneficiar a memória do seu celular, você não vai perder tempo com aplicativos sem muita importância. 

2 – Encontre passa-tempos manuais

As lojas de aplicativos disponibilizam uma infinidade de jogos. Por isso, evite jogos que você pode se divertir sem um celular, como xadrez, sudoku, caça-palavra ou jogos de tabuleiros.

menos-tempo-celular

3 – Se limite a poucos canais de comunicação

Uma ótima forma de não ser bombardeado por muitas notificações, é fazer um “detox“. Evite grupos desnecessários nas redes sociais, e se possível, desative todas as notificações.

Volte aos hábitos da escrita

Não podemos negar que os smartphones de hoje são de fato bastante práticos quanto a certas atividades. Mas com apenas uma atitude, você pode ir deixá-lo um pouco de lado: volte a fazer anotações!

Antes da tecnologia, muitas pessoas, principalmente para quem trabalha em escritorioss, não deixavam de lado os blocos de anotações. Para não quebrar sua agenda, você pode voltar com esse hábito. 

menos-tempo-celular

Quer dar o primeiro passo? Anote as dicas e comece:

  •  Tenha papéis e canetas sempre por perto;
  •  Tenha agendas de compromissos;
  •  Use post-its para lembretes;
  •  E se mantenha sempre organizado.

Mantenha o celular em modo silencioso para aplicativos

Sempre que o celular toca, bate uma certa curiosidade de saber o motivo daquela notificação. E um passo super importante para não te deixar com vontade de mexer no celular, é fazer a gerência das suas notificações.

Não se esqueça que existem questões importantes e emergências que precisão ser levadas em conta. Sendo assim, programe seu aparelho para notificar apenas ligações ou emails.

Se necessário, você pode repassar também para as pessoas ao seu redor, que está aderindo um novo hábito de detox para ficar menos tempo no celular. Isso poderá deixar as pessoas cientes de sua postura e passarão a entrar em contato com você apenas com questões realmente necessárias.

menos-tempo-celular

Não seja extremo! Separe minutos diários para redes sociais

Da mesma forma que ocorre com as dietas em que certas coisas precisam ser cortadas aos poucos, se você se sentir com grande dificuldade de largar o celular e mudar seus hábitos por completo de uma vez, comece aos poucos.

Como essa característica vai de uma pessoa para outra, não precisa se assustar ao começar a mudar seus hábitos com pequenos passos. Então, separe uma parte do seu dia para ter um momento em suas redes sociais.

Tire alguns minutos, de preferência pela parte da tarde para não interferir no seu sono nem no seu desempenho do dia, e navegue um pouco sem nenhuma preocupação. Só não ultrapasse o tempo estabelecido!

Isso trará para você, a ideia de que em certo momento, poderá usar o seu celular. Fazendo então, se preocupar menos com seu uso demasiado em demais momentos do dia.

menos-tempo-celular

Comece bem: Apps para ajudar a largar de uma vez o celular!

Pode até parecer um pouco irônico usar aplicativos para se afastar um pouco do celular. Porém, a função de cada um desses que vamos citar a seguir nessa lista, pode ser bem mais que sua aliada para começar esse novo hábito.

Cada um com sua função diferente, você pode substituir certos Apps que te prendiam a passar bastante tempo no smartphone. Ao contabilizar seu tempo e até mesmo te deixar offline, você não pode deixar de ter essas opções no seu aparelho:

Moment (IOS)

O principal intuito desse aplicativo é mostrar para você, quanto tempo você gasta usando suas redes sociais. Sabendo que aparentemente nós passamos um pouco mais da conta, conferir esses resultados que ajudar a reconhecer de forma clara, o tempo que poderia ser gasto com atividade mais relevantes.

menos-tempo-celular

Forest (Android e IOS)

Esse aplicativo é ideal para quem gosta resultados. Sempre que você passar mais tempo off-line, o aplicativo contabilizará uma plantinha a crescer. Sendo assim, quanto mais tempo passar fora do celular, mais mudas nascerá e mais árvores você juntará.

Freedom

Como um ponto muito importante que já chegamos a falar bastante, bloquear as notificações de atividades desnecessárias é o primeiro passo para acabar com esse vício. E com o Freedom, você consegue fazer esse filtro!