Salmo 121: aprenda a ter FÉ para enfrentar problemas

Saiba como o esse Salmo pode ajudar você e ter mais fé e enfrentar os desafios da vida!

Salmo 121: aprenda a ter FÉ para enfrentar problemas
Salmo 121: aprenda a ter FÉ para enfrentar problemas

Você já pensou em como aprender a ter fé e enfrentar os problemas da vida a luz da Palavra de Deus? Você já refletiu no Salmo 121 e viu nele como nós podemos encontrar em Deus a solução para as adversidades da vida?

À primeira vista, o Salmo 121 oferece para todos nós filhos de Deus uma garantia tremenda. O Senhor Todo-Poderoso nos protegerá de todo mal. Isso soa maravilhoso, não é mesmo? 

Se uma determinada pessoa apenas viver sua vida em um relacionamento com Deus, ela será protegida de todo mal. Esse indivíduo não vai sofrer sofrimento ou dor. A sua vida será preenchida apenas com coisas boas.

Te interessa?

Muitas pessoas pensam em cristãos em lugares do mundo onde regularmente sofrem perseguição, até mesmo martírio. A verdade é que nosso Deus os está protegendo de todo mal.

Aprendendo a ter fé com os Salmos

Em momentos de dificuldades todos nós nos perguntamos onde está a fé, não é mesmo? A verdade é que em toda a Bíblia nos podemos aprender a ter fé e enfrentar os desafios da vida – inclusive no livro de Salmos.

Outras passagens dos Salmos na Palavra de Deus testemunham a realidade de que o povo de Deus pode sofrer danos. No Salmo 6 , por exemplo, lemos:

Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas… (Salmos 6:6).

salmo-121

O escritor do salmo lamenta por ser vítima daqueles que “praticam o mal”. Da mesma forma, no Salmo 71:20 lemos:

Tu, que me fizeste passar muitas e duras tribulações, restaurarás a minha vida, e das profundezas da terra de novo me farás subir. (Salmo 71:20).

A palavra hebraica traduzida aqui como “amargo” é a mesma palavra encontrada no Salmo 121: 7, onde é traduzido como “dano”. 

Então, em um salmo na Bíblia, o Senhor nos protege de todo mal. Em outro salmo, o salmista sofre danos e atribui isso ao próprio Senhor. O que devemos fazer com essa aparente inconsistência? Você já questionou isso em sua vida?

40 versículos da Bíblia sobre pensamentos que te farão REFLETIR

O que você pode aprender como Salmo 121?

Primeiramente, você deve entender que os Salmos na Palavra de Deus são orações poéticas. Eles expressam os sentimentos e pensamentos mais profundos dos seus escritores dos salmos em uma ampla variedade de circunstâncias. 

Os Salmos na Bíblia não devem ser lidos como teologia sistemática, com cada frase considerada uma verdade prosaica e autônoma. 

Sendo assim, quando o escritor do Salmo 121 afirma: “O SENHOR te guardará de todo mal”, ele não qualifica como se estivesse escrevendo um tratado sobre o problema do mal. Você entendeu? 

A verdade é que o Salmista nem mesmo sente necessidade de considerar outras perspectivas dos Salmos. Em vez disso, ele fala hiperbolicamente para celebrar o cuidado abrangente e fiel de Deus. Um salmo não pretende nos dar o quadro completo.

Portanto, somente quando consideramos todos os salmos juntos, no contexto da Sagrada Escritura, nós começamos a compreender a verdade completa de quem é Deus e como ele se relaciona conosco.

salmo-121

No Salmo 121, Deus nos protege do mal e fortalece nossa fé

Há um sentido em que é completamente verdade que o Senhor Deus Todo-Poderoso nos protege de todo mal. Tudo depende do sentido da palavra “manter”. O verbo hebraico usado aqui também pode significar:

  • Guardar;
  • Vigiar;
  • Preservar. 

Além disso, o tempo verbal do verbo no Salmo 121:7 é futuro, algo que faltou na tradução que estou usando hoje. O versículo 8 mostra que o tempo verbal do verbo deve ser entendido como aplicável ao presente e ao futuro – “agora e para sempre”. 

Portanto, nós entendemos corretamente que, a cada momento, nosso Pai Celestial está cuidando de nós. Nosso Deus está conosco, cuidando de nós, mesmo em tempos de adversidade e sofrimento. 

De certo modo, Ele está nos protegendo, embora nós estejamos passando por dificuldades e enfrentando problemas. Além disso, Deus acabará por tirar de nós todo o sofrimento e tristeza. 

MATEUS 24: a Bíblia te mostra em quem você PODE CONFIAR

salmo-121

Como Salmo 71:20 afirma:

Tu, que me fizeste passar muitas e duras tribulações, restaurarás a minha vida, e das profundezas da terra de novo me farás subir.

Essa restauração acontece, embora parcialmente, nesta vida, e totalmente na era por vir.

Consequentemente, quando ouvimos as boas novas de que Deus nos protege de todo o mal, podemos celebrar todas as maneiras pelas quais Deus nos protege agora.

Portanto, somos convidados a nos alegrar pelo fato de que, por mais difícil que seja nossa vida atualmente, Deus está conosco agora e para sempre. Nosso futuro está seguro nas mãos fortes e graciosas de Deus.

“Bem-aventurados os que choram”: seu consolo está GARANTIDO!

Como ter mais fé em Deus nos momentos de dificuldades?

Nosso Deus nos fez em segredo. Ele sabe tudo sobre todos nós, assim como sabia tudo sobre Adão e Eva. Eles foram o primeiro homem e mulher que Deus criou. Adão foi feito do pó da terra e Eva foi feita das costelas de Adão.

Embora Deus Todo-Poderoso tenha criado o homem sem pecado, o homem tinha livre arbítrio e escolheu pecar. Então, Deus o redimiu:

Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. (Romanos 5:18,19).

salmo-121

Por meio de Adão, todos os homens eram pecadores, mas por meio de Jesus Cristo, podemos nos tornar justos. Nós apenas temos que crer que Jesus é nosso sacrifício, derramando Seu sangue na cruz por nossos pecados.

Primeiro, precisamos acreditar que a Bíblia é verdadeira. Então, precisamos confiar no que ele diz. Colocamos nossa fé em Deus crendo no que Deus nos diz em sua Palavra.

O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do Senhor refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam. (2 Samuel 22:31)

A verdade é que Deus não pensa como nós pensamos. Na verdade, Ele nos diz em Isaías 55: 8-9 que seus caminhos e até mesmo seus pensamentos são muito mais elevados do que os nossos. 

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. (Isaías 55:8,9)

Portanto, ter fé em Deus significaria que acreditamos que, embora as coisas pareçam emaranhadas, Deus consegue desembaraçá-las.

Você gostou de saber mais sobre o Salmo 121? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para aprender mais sobre a Palavra de Deus.

Veja mais ›
Fechar