SALMOS 3 – Não importa o que as pessoas falem ao seu respeito

Aprenda a lidar melhor com esse tipo de pessoa!

SALMO 3 - Não importa o que as pessoas falem ao seu respeito
SALMO 3 - Não importa o que as pessoas falem ao seu respeito

Muitas coisas nos abalam nessa vida, inclusive quando outras pessoas maldigam ao seu respeito. Devemos aprender a não se importa com esses tipos de problemas.

A verdade é que ninguém é privado de passar por momentos em que a vida desmorona. Quando descobrirmos que uma pessoa que amamos fala mal é ainda pior.

A Bíblia nos mostra que as adversidades da vida podem até aumentarem, mas que o nosso Senhor sempre está conosco.

Te interessa?

Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim. Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. (Selá.) (Salmos 3:1,2)

Entendendo o contexto de Salmo 3

Para compreender melhor o contexto do capítulo 3 de Salmo, é importante você saber que Absalão, o filho do rei Davi, começou uma revolução violenta

Com isso, Absalão até pensou em enviar um exército de doze mil soldados para matar seu próprio pai:

SALMO 3

Disse mais Aitofel a Absalão: Deixa-me escolher doze mil homens, e me levantarei, e perseguirei a Davi esta noite. E irei sobre ele, pois está cansado e frouxo de mãos; e o espantarei, e fugirá todo o povo que está com ele; e então ferirei somente o rei. E farei tornar a ti todo o povo; pois o homem a quem tu buscas é como se tornassem todos; assim todo o povo estará em paz. (2 Samuel 17:1-3)

Apenas a interferência aliada do rei Davi impediu que esse ataque orquestrado pelo próprio filho avassalador acontecesse:

E disse Husai a Zadoque e a Abiatar, sacerdotes: assim e assim aconselhou Aitofel a Absalão e aos anciãos de Israel; porém assim e assim aconselhei eu. Agora, pois, enviai apressadamente, e avisai a Davi, dizendo: Não passes esta noite nas campinas do deserto; logo também passa ao outro lado, para que o rei e todo o povo que com ele está não seja devorado. (2 Samuel 17:15,16)

Essa foi toda a situação que o rei Davi teve que passar para escrever a oração encontrada em Salmo 3. Ele começou a expressar os problemas que enfrentava. 

Podemos perceber na leitura da passagem que os inimigos do rei Davi eram vastos em números e só cresciam em influência e poder.

SALMO 3

Deus está no controle a da situação

Analisando essa passagem na Bíblia, podemos observar que os amigos do rei David estavam sugerindo que ele fosse abandonado por Deus.

A situação parece sombria, não é mesmo? Outras pessoas falavam ao rei Davi para desistir e aceitar sua condenação:

Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim. Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. (Selá.) (Salmos 3:1,2)

“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados FILHOS…”

A verdade é que esta não é a primeira vez que o rei Davi enfrenta circunstâncias e problemas terríveis na vida. 

Muitas vezes, o rei Davi confiou no nosso Senhor Todo-Poderoso para carregá-lo através do perigo e dos problemas cercados de inimigos.

Diante dessas batalhas emocionais, lutas e ameaças, o rei Davi dormiu profundamente sabendo que o Criador de tudo estava inteiramente no controle da situação.

SALMO 3

A fé do rei Davi não era abalada com os problemas da vida

Embora existam milhares de pessoas contra o rei Davi, podemos aprender com ele que a sua fé não é abalada apesar da situação e circunstância:

Porém tu, Senhor, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça. Com a minha voz clamei ao Senhor, e ouviu-me desde o seu santo monte. (Selá.) Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou. Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam. (Salmos 3:3-6)

Com base nessa convicção apresenta a nós com a leitura do Salmo 3, o rei Davi orou para que Deus desse a vitória sobre esses inimigos. 

As imagens são claras, retratando assim um golpe devastador que destrói um inimigo e a deixa incapaz de revidar. 

A confiança e a fé baseada na experiência é forte e clara na oração do rei Davi sobre sua situação perigosa:

Levanta-te, Senhor; salva-me, Deus meu; pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios. A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.) (Salmos 3:7,8)

34 versículos sobre trabalho para te dar mais força e motivação

Encontre sua paz no Senhor em oração

Nós não devemos andar ansiosos, mas sim em súplica pedir paz a Deus. Que possamos dar ação de graças nos momentos de dificuldades também.

Tem alguém que fala muito mal de você e isso acaba te ferindo emocionalmente? Encontre em Deus a justiça e a paz, pois Ele guardará o seu coração e mente debaixo do Seu poder.

SALMO 3

No contexto de Salmo 3, mas especialmente os versículos 5 e 6, é um drama da vida real que podemos encontrar em Filipenses 4:6-7: 

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6,7)

Precisamos aprender mais sobre a vida lendo os Salmos da Bíblia, isso porque o re Davi clamou ao nosso Senhor Todo-Poderoso em oração.

Ele foi para a cama, não no palácio, mas acampou no deserto e dormiu a noite toda. O que você tem feito para buscar a verdadeira paz em Deus?

O Salmo 90 trará a SEGURANÇA que você tanto procura no mundo

Deus não abandonará você nos momentos de tribulação

Na vida todos nós temos momentos em que tudo parece está acabado, mas só a fé e a confiança em Deus para sustentar tudo.

SALMO 3

Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. (Romanos 15:13)

Que possamos renovar as nossas esperanças, confiança e fé em Cristo Jesus. Deus não abandona quem confia.

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. (Romanos 5:3-4)

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Você gostou de saber mais sobre o Salmo 3 e como devemos agir diante dos nossos inimigos? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Veja mais ›
Fechar