SALMO 40 – aprenda a CONFIAR de verdade e não sentir medo

Aprenda mais sobre confiança e não ter medo da vida através desse Salmo!

SALMO 40 - aprenda a CONFIAR de verdade e não sentir medo
SALMO 40 - aprenda a CONFIAR de verdade e não sentir medo

Uma grande parte de nós pode ler o Salmo 40 na Bíblia e admirar suas palavras escritas, assim como admirar a profundidade de pensamento e a fé transmitida em suas frases e versículos, não é mesmo?

Mas quem entre nós pode dizer com franqueza de esperar com paciência pelo Senhor? Você consegue esperar por algo sem frustração ou ansiedade? Difícil, não é?

Atualmente esperamos no trânsito, nós esperamos que as coisas melhorem ou esperamos na sala de espera de um médico. Não somos bons em esperar, essa é a verdade.

O fato é que nós queremos nos mexer, não suportamos perder tempo com coisas pequenas, e o relógio está correndo enquanto não sabemos o que acontecerá a seguir.

O que podemos aprender sobre confiar no Salmo 40?

O Salmo 40 não é uma oração, mas sim um relatório na Bíblia sobre uma oração. Nos tempos antigos bíblicos, se uma pessoa estivesse sob constrangimento, ela oraria e pediria aos outros que orassem – e então, mais tarde, ela compartilharia como foi, o que aconteceu e o que Deus fez.

Se nosso Deus Todo-Poderoso faz algo bom por cada um de nós, a verdade é que podemos encontrar palavras para compartilhar? Isso pode ajudar uma determinada pessoa que está lutando, e pode até mesmo nos tornar mais sólidos em nosso senso da bondade de Deus.

salmo-40

Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. (Salmos 40:1,2)

O bem que Deus faz não é exatamente o que poderíamos ter pedido, mas isso não é barreira para o testemunho. Deus nos ensina muito através de Sua Palavra em relação à confiar mais nEle e não ter medo das coisas desse mundo.

A verdade é que o Salmo 40 emite notas em sua melodia que se harmonizam com tantas melodias das Escrituras.

E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.
Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira. (Salmos 40:3,4)

Ouvindo Deus através do Salmo 40

Na verdade, o Salmo 40 deve ter sido um dos favoritos dos profetas, com a conversa de Deus não querer holocaustos.

Nosso Deus poderia acabar com ainda mais holocaustos e sacrifícios mais abundantes se o objetivo do Salmo pudesse ser alcançado:

O que Deus quer é “um ouvido aberto” e um “deleite” em fazer a vontade de Deus.

O hebraico para “ouvido aberto” significa literalmente “ouvidos que você cavou para mim”, como se os nossos ouvidos estivessem entupidos de sujeira e cera, e somente se Deus pudesse tirar tudo isso poderíamos realmente ouvir a Deus! O que enche nossos ouvidos para que não possamos ouvir a Deus?

salmo-40

Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar. Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste. (Salmos 40:5,6)

Fazer a vontade de Deus é uma tarefa árdua? Um dever? Ou é uma delícia? Os jovens amantes têm grande prazer em fazer qualquer pequeno favor à pessoa amada; podemos estar tão ansiosos e alegres para fazer favores a Deus?

Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito. Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes. (Salmos 40:7-9).

Esse Salmo ensina a sermos corajosos

O feliz, o cristão fiel ou bem-aventurado “faz do Senhor sua confiança”. O fato é que a história nos ensina que a pessoa que confia no Senhor Todo Poderoso não se sente confortável nem protegido das dificuldades,

Porém, pode muito bem se encontrar em dificuldades e até em agonia, porque confiar em Deus Todo-Poderoso significa que nós servir a Deus corajosamente em um mundo que não está em sincronia com Deus.

Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade. Não retires de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade. (Salmos 40:10,11).

salmo-40

Ser uma pessoa com felicidade é um enigma para todas as outras pessoas de fora, mas o batimento cardíaco calmante para aqueles que conheceram essa confiança.

Não tenha medo e confie em Deus

Não tenha medo das circunstâncias da vida, Deus está contigo. Isso é a firmeza de Deus, a fidelidade de Deus, que perdurará e vencerá o dia; se triunfamos, é Deus o fazendo vicariamente por meio de nós.

E o “para sempre” que o salmista tinha em mente provavelmente estava apenas neste mundo – por muito tempo aqui na minha vida terrena.

Porque males sem número me têm rodeado; as minhas iniquidades me prenderam de modo que não posso olhar para cima. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; assim desfalece o meu coração. Digna-te, Senhor, livrar-me: Senhor, apressa-te em meu auxílio. Sejam à uma confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida para destruí-la; tornem atrás e confundam-se os que me querem mal. (Salmos 40:12-14).

A felicidade que ansiamos pode ser vislumbrada aqui e ali, ou desfrutada por um tempo, mas depois não e ainda assim acreditamos que se confiarmos no Senhor, se acreditarmos e aderirmos a Deus.

Desolados sejam em pago da sua afronta os que me dizem: Ah! Ah! Folguem e alegrem-se em ti os que te buscam; digam constantemente os que amam a tua salvação: Magnificado seja o Senhor. Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus. (Salmos 40:15-17)

Depois que este mundo não existir mais, depois Deus trouxe todas as coisas à consumação, haveria uma felicidade exponencialmente mais vertiginosa do que até mesmo a felicidade final com a qual o mundo nos seduz.

Você gostou de saber mais sobre o Salmo 40 da Bíblia, então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para aprender mais sobre Deus.