Existe São João em outros países? É assim que ocorre a festa junina lá fora!

Entenda qual o verdadeiro sentido do São João aqui no Brasil e ao redor do mundo!

Existe São João em outros países? É assim que ocorre a festa junina lá fora!
Existe São João em outros países? É assim que ocorre a festa junina lá fora!

Uma das festividades mais conhecida e popular do Brasil é o São João. A festa junina alegra muitas pessoas de todas as idades e é marcada com trações típicas, comidas e músicas.

No Brasil, o São João é celebrada tanto no mês de junho quanto em julho. Essa festa é um grande momento de confraternização com muitas tradições e cheio de alegrias. 

Se você é uma pessoa apaixonada pelo período do ano em que a comemorado o São João, você sabe a origem dessa festa? Você sabe por quais motivos várias pessoas comemoram essa data?

Te interessa?

Além disso, não é apenas no Brasil que é comemorado o São João, você sabia? Esse tipo de festa também é celebrada em países como a França, Polônia, Dinamarca e Alemanda.

Foi pensando nisso que preparamos um guia de como surgiu o São João e os motivos dessa data ser comemorada no Brasil e outros países do mundo. Confira a seguir!

Qual a origem do São João?

As celebrações das festas juninas já eram comemoradas antes do período da Idade Média. Nessa época, o São João era uma forma pagã de prestar homenagens aos deuses da natureza e da fertilidade.

Com o passar dos anos, devido ao grande volume da população nessas comemorações, a igreja da época começou a intervir e impedir que as homenagens aos deuses acontecessem.

Porém, essa intervenção da igreja não teve muito sucesso, assim, a igreja acabou seguindo a gesta como uma data festiva religiosa.

A verdade é que esse dado da história da humanidade existem até hoje, assim, as muitas festas juninas são chamadas de festa de São João.

origem-são-joão

Com isso, a menção da festa religiosa teve início em Portugal, onda a comemoração da festa junina continuam até hoje como um grande marco da cultura dos portugueses.

Sendo assim, como todo mundo conhece, São João reconhecido como um santo festeiro é comemorado no dia 24 do mês de junho.

Existe carnaval em outros países? Esses são alguns dos costumes mais BIZARROS

A origem do São João no Brasil?

As comemorações do São João foi implantada aqui no Brasil pelos colonizadores de Portugal a partir do século 17. De lá para cá a comemoração do São João passou por várias mudanças para ficar parecido com os traços da cultura e religião brasileira.

Você sabia que a maior festa de São João aqui no Brasil fica em Campina Grande, Paraíba? Isso mesmo, no nordeste do país essa festa é chamada também de festa caipira.

Os costumes das danças daqui do Brasil são bem diversificada, e o São João não ficou de fora. A quadrilha junina nas festas de São João te origem bem inusitada. As passos de danças nas quadrilhas juninas são parecidos com os bailes franceses do século 18.

Assim como todos os costumes, o estilo da dança das festas juninas também chagaram aqui no Brasil através dos colonizadores de Portugal. Além disso, aqui no Brasil, o São João, que faz uma menção aos santos da igreja católica, como: Santo Antônio, São Pedro e o próprio São João.

origem-são-joão

Como é o São João nos outros países?

É importante você entender que a tradição da festa junina também é comemorada em outros países, isso porque o São João foi originado fora do Brasil. Embora o Brasil apresente uma grande representação cultural da festa junina, ao redor do mundo, o São João também é celebrado.

Confira a seguir como os outros países comemoram as festas juninas todos os anos. Conheça as várias culturas ao redor do mundo nessa festa tão cheia de cultura e significado.

1 – O São João na Alemanha

Na Alemanha, a celebração do São João no solstício de verão, ou “sommersonnenwende”. A celebração acontece com uma comemoração em que várias pessoas dançam ao redor de uma fogueira, assim, jogando flores e ervas para dar as boas-vindas à nova estação.

Sonhar ACORDADO: comece e é isso que acontecerá com seu cérebro

2 – O São João na Dinamarca

A Dinamarca, a festa junina se chama “sankthansaften” e que significa “véspera de São João”. Essa comemoração na Dinamarca já foi bem diferente no passado, pois os rituais buscavam a memória das mulheres acusadas de bruxaria.

Nos dias de hoje, várias pessoas acendem fogueiras nas praias, fazendo assim piqueniques e cantando músicas tradicionais culturais do país.

3 – O São João na Finlândia

Na Finlândia a festa junina se chama “juhannus” e que significa “pleno verão”. O São João desse país acontece em casa no interior das cidades, onde várias pessoas fazem fogueiras, assim como no Brasil, e ficam à beira dos lagos e rios.

origem-são-joão

4 – O São João na França

A festa de São João na França é uma grande festa de cunho religioso para as pessoas do país. A festa apresenta muitos grupos de danças e fogueiras em homenagem a São João.

5 – O São João na Noruega

Na Noruega a festa de São João se chama “Sankthans”. É uma festa comemorada com muita comida típica da região e uma grande fogueira feita de pedaços de madeiras empilhadas e caixotes.

6 – O São João na Polônia

O São João na Polônia se chama “noc swietojanska”, que significa “noite de verão”. A festa é celebrada por várias pessoas usando fantasias inspiradas em piratas. Bem diferente do Brasil, não é mesmo?

Use essa ESTRATÉGIA e acabe de uma vez com a PROCRASTINAÇÃO

7 – O São João na Rússia

O São João na Rússia se chama “Ivan Kupala”, que significa “João Batista”. A festa junina na Rússia e nos outros países vizinhos também é celebrado.

No decorrer da comemoração do São João na Rússia, a festa conta com crianças jogando flores nos lados, assim como também tem muita brincadeira com água.

origem-são-joão

8 – O São João na Suécia

Na Suécia o nome da festividade de São João que comemora o solstício de verão é chamada de “Midsommar”. Nas comemorações da festa junina da Suécia, as crianças e os adultos dançam ao redor de um pilar cheio de folhas e flores.

Além disso, a data do São João na Suécia é até ainda mais importante que o Natal. Lá, alimentos típicos da festa incluem peixe, batatas e morangos. Bem diferente daqui do Brasil, não é mesmo?

Você gostou de saber mais sobre a origem do São João ao redor do mundo e aqui no Brasil? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Comemore agora essa data com mais significado.

Veja mais ›
Fechar