in

Dieta sem carboidrato faz mal para o cérebro? Neurocientista explica

Dada a conexão estabelecida entre a saúde intestinal e a saúde do cérebro — um tópico próprio –, uma dieta pobre em fibras pode causar efeitos negativos a longo prazo no cérebro, causando nevoeiro cerebral, confusão e até depressão e ansiedade.

Olhando para os centenários em busca de pistas sobre carboidratos e longevidade.

dieta sem carboidrato (3)
E o pãozinho? Crédito: Pixabay | Pexels

Um grande corpo de literatura sobre centenários (aqueles que têm 100 anos ou mais) mostra que eles freqüentemente seguem dietas ricas em carboidratos, aponta Mosconi. Esse é um forte indício de que a relação entre carboidratos e fibras ​​e a longevidade é benéfica.

Quando estudamos as dietas centenárias em detalhes, notamos que mais de 80% das calorias em sua dieta provêm de vegetais, frutas, legumes e carboidratos complexos, como grãos integrais, arroz integral, aveia e batata-doce. Esses alimentos são embalados com nutrientes de apoio ao cérebro — de vitaminas do complexo B a uma abundância de antioxidantes e minerais.

Eles também são uma boa fonte de glicose, a principal fonte de energia para o cérebro. Combinado com alto teor de fibra para estabilizar os níveis de açúcar no sangue, estes alimentos melhoram o seu metabolismo e suportam a digestão saudável.

A dieta mediterrânea é ótima para o cérebro — e cheia de carboidratos saudáveis.

A dieta mediterrânea é uma dieta inequivocamente rica em carboidratos rica em vegetais, frutas, cereais integrais e leguminosas.

A literatura científica mostra que as pessoas que seguem de perto uma dieta mediterrânea têm menos probabilidade de desenvolver doenças como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. Além disso, reduzem o risco de comprometimento cognitivo e doença de Alzheimer graças aos efeitos benéficos da dieta sobre o cérebro.


Recomendamos para você:

Redação

Written by Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como estudar: a técnica de Feynman para aprender qualquer coisa rapidamente

ser introspectivo - qual melhor caminho para introspecção (1)

O caminho certo para ser introspectivo (sim, há um caminho errado para introspecção)