in , ,

8 sintomas físicos da depressão que pouca gente conhece

Você sabe o que é depressão?

Diferente do senso comum de que depressão é apenas tristeza, esta doença se caracteriza por um desequilíbrio nos neurotransmissores – mensageiros químicos em nosso cérebro responsáveis por nossas emoções, incluindo as sensações de bem-estar, prazer, disposição e serenidade.

Esse desequilíbrio químico pode “bagunçar” o organismo e causar uma série de sintomas bem conhecidos como falta de disposição, apatia, dificuldade para se concentrar, pensamentos negativos e a tristeza, associada muitas vezes isoladamente com a depressão.

O que pouca gente sabe é que esse desequilíbrio químico também causa sintomas físicos que muitas vezes fazem parte do quadro depressivo e são ignorados.

Veja quais são e não hesite em procurar ajuda se estiver com algum deles.

1. Problemas digestivos

Homem-com-dor-de-barriga

Os níveis baixos de neurotransmissores afetam também a percepção da dor.

Em pacientes com depressão, é bastante comum a ocorrência da síndrome do intestino irritável, que causa desde dores abdominais até flatulência e mudanças no ritmo do intestino.

Muitas vezes, após procurar um médico especialista, o paciente acaba por descobrir que seu problema tem fundo emocional.

2. Dor de cabeça

Sim, a depressão também pode causar dores de cabeça.

Todos os sintomas emocionais acumulados, como insegurança, negativismo, medo, frustração acabam se manifestando no corpo como dor física. Esse processo é chamado pelos especialistas de somatização.

3. Distúrbios do sono

Aqui, os problemas estão em dois extremos: dormir em excesso, fugindo da realidade, ou não conseguir dormir porque torna-se impossível desligar-se dos problemas.

A qualidade do sono é afetada e o corpo não se recupera da maneira que deveria, com consequências na produtividade nas atividades diárias.

Lilian Silva

Written by Lilian Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estudos mostram que viajar pode te tornar mais inteligente e saudável

Especialistas dizem que você pode acalmar bebês agitados fazendo ISSO com os pés deles