
Você sabe o que é depressão refratária? Já ouviu falar nesse tipo de depressão? O termo depressão refratária se refere a um tipo de depressão resistente ao tratamento.
Porém não se assuste se esse tipo de depressão resiste a tratamentos, pois isso não significa que não seja possível combatê-lo.
Por isso, é muito importante que você saiba tudo sobre essa depressão, como também aprender a identificá-la e entender quais são os tratamentos para esse transtorno depressivo.
Te interessa?
O que significa Depressão Refratária?
Depressão Refratária, esse é o nome que os profissionais da área da saúde deram para o caso de depressão que não teve remissão dos sintomas após um tratamento com remédios.
Se por acaso uma pessoa depois de finalizar um tratamento convencional com antidepressivos e os sintomas não melhorarem, ela é diagnosticada com depressão refratária.
Várias pessoas acham que a depressão refratária é um transtorno raro, mas na verdade esse tipo de depressão é muito mais comum do que se imagina.

Cerca de 50% das pessoas que fazem tratamento com antidepressivos não têm a remissão dos sintomas. Se você é uma dessas pessoas, não se sinta sozinha, pois existem tratamentos para combater esse tipo de depressão.
Como identificar uma pessoa com Depressão Refratária?
O método mais importante para identificar se uma pessoa tem depressão refratária é que ela tenha feito o tratamento e que os sintomas não tenham melhorado.
Se os sintomas da depressão não melhoraram, mas a pessoa ainda tem indícios de depressão o suficiente para receber o diagnóstico, então essa pessoa tem depressão refratária.
Por isso, é muito importante falar que a depressão refratária é um tipo de depressão que resiste ao tratamento com remédios.
Portanto, ter esse tipo de depressão não significa que você é imune à terapias ou métodos de mudanças de hábitos.
Quais são as consequências da Depressão Refratária?
As pessoas que apresentam esse tipo de depressão costumam perder a esperança logo no início do tratamento e não melhoraram.
Quando isso acontece, elas sentem uma angústia muito grande e até pensam em suicídio, uma vez que não conseguem encontrar uma saída dessa situação.

Confira a seguir o que a psiquiatra e professor da Escola de Medicina da PUCPR, Daudt von der Heyde diz sobre esse assunto:
“Obviamente, a qualidade de vida diminui bastante. Surgem doenças clínicas como infecções, doenças autoimunes, cardíacas, neurodegenerativas, entre outras que estão ligadas à presença de sintomas depressivos resistentes e persistentes.”
Independente do tipo de depressão, ela pode causar muitas dores de cabeça e desconfortos crônicas no corpo também. Além do mais, afeta a capacidade de concentração, dificuldades em tomar decisões e falta de memória.
Com isso, não é raro os casos de abuso de bebida alcoólica e drogas para tentar aliviar a dor e sofrimento desses sintomas.
Quais as causas da Depressão Refratária?
São vários os fatores que aumentam ou diminuem a chance de uma pessoa ser resistente ao tratamento. Veja a seguir algumas causas.
1 – Desistir do tratamento com remédios antes de terminar
É muito importante que você saiba que fazer isso, interromper o ciclo de remédio antes que os efeitos ter aparecido é muito perigoso.

2 – Dosagem incorreta de medicamento
O psiquiatra ou o médico pode ter receitado uma dose do remédio muito abaixo do necessário para o corpo da pessoa criar os efeitos desejados.
3 – Diagnóstico incorreto
O médico ou psiquiatra pode ter ter realizado um diagnóstico de depressão, quando na verdade a pessoa só tem o diagnóstico de bipolaridade. São erros como esses que podem aumentar as chances da pessoa ter depressão refratária.
Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Quais os sintomas da Depressão Refratária?
Primeiramente, é importante você saber que os sintomas da depressão refratária são os mesmos da depressão comum. Veja a seguir os cinco sintomas principais da depressão, são eles:
- Dificuldade em se concentrar nas tarefas diárias;
- Dificuldade em sentir prazer;
- Alterações no peso e no apetite;
- Alterações na qualidade do sono;
- Humor mais deprimido na maior parte dos dias.
O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Existe algum tipo de tratamento para combater a Depressão Refratária?
Confira a seguir alguns tipo de tratamento para você que quer combater a depressão refratária. Aproveite!
1 – Fazer eletroconvulsoterapia
Nesse tipo de tratamento, a pessoa passa por um procedimento em que o paciente recebe choques elétricos em partes específicas do cérebro, assim promovendo uma melhora de alguns sintomas da depressão refratária.
Quando uma pessoa ouve a ideia de choque elétrico, ela imagina uma câmara de tortura em que vão prende-la e fazer tremer em uma cadeira, não é isso.
Esse tratamento pode ser feita voluntariamente, não tem dor, onde a pessoa recebe anestesia e tem poucos efeitos colaterais.
2 – Utilizar potencializador de antidepressivo
Muitas pessoas percebem uma grande melhora nos sintomas de depressão quando elas mantêm um determinado medicamento que já estão tomando e adicionam um novo de uma outra categoria.
Junto com o medicamento antidepressivo, a pessoa pode tomar um estabilizador de humor, como por exemplo, um benzodiazepínico, ou outra categoria de medicamento, e essa mudança potencializa o antidepressivo que estava resistente.
3 – Fazer psicoterapia
A depressão ser resistente a medicamentos não significa de maneira nenhuma que ela é resistente à terapia, você sabia disso?
Realizar uma terapia comportamental, focada em mudanças de hábitos e aumento do prazer e da produtividade na rotina, pode ser uma ótima opção para dar o primeiro passo para curar os sintomas da depressão refratária.
4 – Trocar de medicamento
Um outro caminho a ser tomado por alguém que sofre de depressão refratária é falar com um psiquiatra sobre trocar os medicamentos.
Com isso, a resistência da pessoa a um tipo de medicamento pode não ser a mesma resistência a outro tipo de medicamento.
Além disso, é muito comum que uma pessoa que apresenta sintomas de depressão é não se adaptar aos primeiros remédios que o profissional de saúde receita, assim precisando trocar a marca ou o tipo de medicamento para que o tratamento apresenta resultados.
…
Você gostou de saber mais sobre Depressão Refratária? Você sabia que esse tipo de depressão existe? Com isso, procure saber mais sobre essa doença, pois assim você pode começar a identificar pessoas assim para ajudar.
Saber identificar pessoas com esse tipo de depressão pode salvar vidas, por isso é importante você ficar informado. Isso pode beneficiar seus familiares e amigos. Aproveite!
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.