A desigualdade de gêneros e a opressão a mulheres ainda é uma realidade nos mais diversos âmbitos da sociedade: seja nas micro-relações do dia a dia até o ambiente acadêmico e profissional.
Pois foi buscando expor estas opressões a mulheres e a luta pela equidade entre os gêneros, que foi criado o concurso de ilustrações “Comic and Cartoon Competition on Gender Equality“, organizado pela UN Women em parceria com entidades da comunidade europeia.
Com a proposta de apresentar trabalhos que mostrassem os direitos das mulheres e a desigualdade entre os gêneros, o concurso recebeu trabalhos de ilustradores de 18 a 28 anos de todo o mundo.
A única regra para o concurso, é que as ilustrações não deveriam utilizar nenhuma palavra para expressar a sua mensagem, ou seja, o desenho deveria fazer o sentido por si só.
Apesar da proposta do concurso, pode-se perceber que as quatro primeiras posições ficaram com homens, enquanto a mulher melhor colocada figura apenas na quinta posição.
Ainda assim, o concurso deu excelentes resultados e você pode conferir as ilustrações abaixo.
1º lugar: Emilio Morales Ruiz, Espanha
2º lugar: David Ibáñez Bordallo, Espanha
3º lugares
Samuel Akinfenwa Onwusa, Espanha
Aleksi Siirtola, Finlândia
Aitor López García, Espanha
Joanna Grochulska, Polônia
Agata Hop, Polônia
Semi finalistas
Olga Schikunov, Alemanha
Mariola Stachnik, Polônia
Laurence Herfs, Holanda
Jakub Topor, Polônia
Clara Mar Hernández López, Espanha
Fonte: hypeness.com.br.
Curtiu? Compartilhe com seus amigos! 😉
Escritor graduado em comunicação social, trabalhou para agências de publicidade, escreveu para revistas e jornais, produziu cinema e tv, publicou artigos em revistas científicas, criou campanhas publicitárias a nível nacional, foi premiado em concurso de contos e poesias, redigiu textos para mais de 50 blogs… E até hoje sua família não entende o que faz para sobreviver. Contato por: [email protected]