Se você souber o verdadeiro significado do SALMO 23 jamais terá preocupações!

Olhe por outro ângulo e seja mudado!

Se você souber o verdadeiro significado do SALMO 23 jamais terá preocupações!
Se você souber o verdadeiro significado do SALMO 23 jamais terá preocupações!

O Salmo 23 é um dos versos mais conhecidos de toda a Bíblia Sagrada. Sendo sempre encontrado em adesivos, camisetas, slogans, ele é uma afirmação que nos faz ficarmos tranquilos em relação as preocupações.

Sendo um dos mais belos cânticos de Davi, em nenhum dos seus versos mostram reclamações acerca de problemas, queixas por coisas que não dão certo ou pedidos por livramento.

Ele simplesmente expressa a plena gratidão de Davi para com os feitos de Deus em sua vida. Em metáforas compreensíveis, a intimidade que o autor mostra é mesmo uma inspiração.

Te interessa?

E ainda que possua uma mensagem singular que nos trás fé para momentos difíceis, o verdadeiro poder desse Salmo ainda é esquecido por muitas pessoas que apenas o tratam como rituais ou lemas.

O grande significado por trás do Salmo 23

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. (Sl 23:1)

Davi usa palavras simples para fazer uma analogia muito fácil de se entender e principalmente de se confiar. E o bom mesmo seria, se lembrássemos desse Salmo sempre que tudo parecesse está fora do controle.

Ele quis dizer que, embora as coisas possam se parecer complicadas, não há nada que nos falte. Mesmo sendo usado em questões físicas e financeiras, seu significado vai muito mais além que isso.

O salmista afirma que nada poderá faltar

Essa é a grande mensagem que ele nos trás: Deus sempre vai cuidar em suprir tudo aquilo que for necessidade em nosso viver e que não podemos ficar sem em nenhum momento.

Mas para que a grande mensagem de fé e esperança seja atingida, você precisa pensar além dos bem materiais. Quando ele fala em “pastor”, ele não quer dizer apenas mestre, mas também:

  • Amigo,
  • Cuidador,
  • Protetor,
  • Pai,
  • Companheiro,
  • E quem te guia!

Deus te dá toda a segurança que precisa

Quando pensar que tudo está perdido, lembre-se, o seu Bom Pastor te trata como uma ovelha pela qual ama e jamais poderia deixar de lado nos maus duros momentos da vida.

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. (Salmos 23:2)

Ao ser chamado de Pastor, Deus é colocado pelo salmista em uma posição de alguém que cuida. Todo bom Pastor arrisca a sua vida para poder cuidar de suas amadas ovelhas.

Em outras palavras, e sendo completamente literal, Deus mostra cuidados que ninguém jamais poderia lhe dar, a ponto de entregar uma parte sua, seu Filho pensando em você.

Um bom pastor sempre trará para as suas ovelhas:

  • Refrigério,
  • Conforto,
  • Paz,
  • Segurança,
  • Repouso,
  • Auxílio.

Ele te mostrará seu caminho para casa

Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. (Salmos 23:3)

Sempre que uma ovelha é perdida, o seu pastor a busca para que possa voltar para casa em segurança, já que muitos perigos podem lhe cercar.

Mas quando ele fala ainda no começo “refrigera a minha alma”, ele também quer dizer “restaura vigor”, o que mostra mais uma vez que Deus cuida também em nos dar força quando pensamos não ter nenhuma.

O Salmo esclarece que você é um protegido

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. (Salmos 23:4)

Embora os inimigos que te cerquem tramem planos para te ofuscar, te prejudicar, te fazer mal e te destruir, somente Deus poderá assinar qual será o melhor destino e caminho a ser seguido por sua vida.

Ainda que tudo possa agir diferente de tudo aquilo que pensamos ser o melhor para nós mesmos, a certeza de que o cuidado de Deus é extremo nos faz ficarmos mais quietos e confiantes a respeito de tudo aquilo que virá.

A presença de Deus te livrará do pior monstro

O mesmo sentido de “sombra da morte” pode ser também “escuridão”. Em outras palavras, quando você pensar não ver o final dos seus problemas uma saída para as complicações que enfrentamos na vida, lembre-se: Ele te guiará!

Ainda que não venhamos saber como agir ou reagir em dados momentos, como falamos um pouco mais acima, a melhor confiança a se ter é de que Deus age da forma que carecemos.

Ele nunca vai nos deixar sem saída, desamparados, sem conseguir sair de situações das quais não entendemos. Ter medo é normal, mas ele deve passar rápido. E é Deus quem te livra de tudo isso!

Você sempre triunfará!

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. (Salmos 23:5)

Esse é o nosso maior sossego, não importa como enfrentamos a vida: o nosso destino final sempre será a vitória que Ele escolheu para usufruirmos dela.

De algum jeito ou de outro, o que parece ser ameno para os olhos alheios ou até mesmo incompreensível, a melhor coisa a se fazer é manter a fé que temos nEle!

O segredo sempre será confiar

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias. (Salmos 23:6)

Vamos comparar essa confiança com uma grande festa de casamento. Quem faz parte de uma grande festa de casamento são apenas aquelas pessoas mais íntimas. 

E é dessa forma que Deus deseja conviver com você, com a intimidade de um fiel amigo que jamais lhe abandonará, muito menos nos momentos em que você mais precisar de consolo.

Quem te guarda não volta atrás em sua palavra

Por isso é tão importante lembrar o verdadeiro significado do Salmo 23. Principalmente nos meses em que estamos vivendo, a esperança e a fé são convidadas especiais em nossos corações, para nunca mais sair.

E nunca se esqueça do grande privilégio que é ter o grande amor de Deus derramado em nosso viver todos os dias de nossas vidas. Ele é o verdadeiro bom Pastor, Ele nunca deixará faltar nada!

Então descanse como quem sabe disso e se lembrará dessa grande e importante palavra que traz esses versos tão famosos. Ele é fiel e nunca deixará você de lado!

Veja mais ›
Fechar