Confira o segredo por trás da ilusão de ótica que intrigou a internet

Você vê linhas tortas? Olhe de novo!

publicidade

Damos o nome de ilusão de ótica às ilusões que enganam o sistema visual humano, fazendo com que enxerguemos coisas que não estão presentes ou ainda que enxerguemos as imagens de forma errada.

Ilusões de ótica podem ser propositais, com fins psicológicos e/ou científicos, mas também podem ser naturais, estando presente em situações do dia-a-dia.

Confira abaixo a ilusão de ótica criada pela mágica ilusionista Victoria Skye que deixou toda a internet chocada:

publicidade

Ilusão de ótica criada pela ilusionista Victoria Skye

As linhas da imagem acima formam uma espécie de rampa, todas inversamente inclinadas, alternando direção e inclinação, certo?

Errado! Saiba que seus olhos e cérebro estão sendo enganados.

Qual a explicação por trás dessa ilusão de ótica?

Em entrevista para o site Vix, Victoria conta:

publicidade

“A razão pela qual a ilusão existe tem a ver com a forma como as bordas claras e escuras contrastantes interagem em direções opostas ao longo da borda reta, enganando o cérebro para pensar que há uma inclinação na linha”

Em outras palavras, as pequenas interações formadas entre as figuras pretas e azuis claras (pequenos losangos localizados nas arestas) é que são as responsáveis pelo efeito ilusório.

Não acredita? Faça você mesmo um teste com uma régua e verá que as linhas são extremamente retas, sem nenhuma inclinação.

Para quebrar o efeito ilusório da imagem, basta você desfocar ou distorcer a imagem ou mesmo mudar o ângulo de visão ou resolução. Dessa forma, seu cérebro não poderá mais ser enganado.

A inspiração

Famosa ilusão de ótica conhecida como Coffee-wall

publicidade

Victoria Skye ainda conta que a imagem criada por ela é uma versão de outra famosa ilusão de ótica: a “Coffee-Wall”, criada por Richard Gregory.

A famosa imagem feita em linhas retas estampa um famoso café na Inglaterra e, por isso, leva esse nome.

“Na minha versão da famosa ilusão, juntei a ilustração original com o trabalho de Akiyoshi Kitaoka, que desenvolveu várias versões diferentes usando o mesmo efeito subjacente”, revela a mágica ilusionista.

Gostou desse truque? Não deixe de comentar!

Compartilhe essa ilusão de ótica com seus amigos! 😉

COMENTÁRIOS | Deixe sua opinião!

comments