Ser perfeccionista pode não ser um defeito. Conheça 5 vantagens INCRÍVEIS!

Ser perfeccionista pode não ser um defeito. Conheça 5 vantagens INCRÍVEIS!

Veja quais são os benefícios em ser uma pessoa perfeccionista!

publicidade

Você se considera uma pessoa perfeccionista? Do tipo se apegar aos pequenos detalhes quando vai fazer alguma coisa? Você é o principal “crítico” do seu desempenho ao realizar tarefas?

Muito bem, caso você tenha respondido de maneira afirmativa todas as perguntas, há um forte indício de que você é um perfeccionista. 

Mas tenha calma, pois isso não é necessariamente algo ruim ou negativo. Porém, existe a possibilidade de você ser apenas um pouco rigoroso(a), exigente e que busca a excelência no que faz. 

publicidade

Por isso, vamos te mostrar cinco vantagens em ser uma pessoa perfeccionista, mostrando como elas melhoram seu comportamento tanto nas obrigações no trabalho quanto nas tarefas em casa.

O que é uma pessoa perfeccionista?

A pessoa perfeccionista tem obsessão em realizar tudo com perfeição, com excelência e com o maior cuidado possível. Esses tipos de pessoas querem que tudo saia exatamente como o planejado, e se caso algo fuja do controle, cria-se o motivo de grandes insatisfações.

pessoas-perfeccionista-vantagens

Já parou para imaginar o tamanho do esforço que é preciso para conseguir ser assim?

publicidade

Essas atitudes são motivadas pelo medo de falhar, por isso o erro é encarado como algo ruim ou até mesmo, inaceitável.

Os perfeccionista são pessoas que se cobram demais, o que acaba causando sensações de estresse constantes e baixa tolerância a frustrações. 

Por outro lado, quando esses sentimentos são bem tratados, acabam virando um grande aliado quando a questão é eficiência e disciplina

Por que pessoas buscam a perfeccionismo?

Não sei se você já percebeu, mas a sociedade incentiva essa forma de ser perfeito para obter sucesso em alguma coisa. Muitas pessoas acreditam que devem ser perfeitas e impecáveis no que fazem para serem felizes e aceitas em um determinado grupo social.

Porém, uma das maiores exigências é a interna, ela está relacionada com a história de vida de cada indivíduo. 

publicidade

Por isso, podemos dizer que existem dois tipos de perfeccionistas, são eles:

  • Os que não querem desapontar a se mesmos;
  • Os que o são para agradar aos outros. 

pessoas-perfeccionista-vantagens

Em geral, quando a maior preocupação é estar diante dos olhos de alguém, podendo ser o chefe ou os colegas de trabalho, a motivação vem da aprovação deles e não o desejo de fazer o seu melhor. 

Contudo, o seu maior crítico é você mesmo, entenda isso. Pois isso faz com que o seu foco nas atividades aumentem, uma vez que executá-las com êxito e eficiência é o que deixa você satisfeito. 

Então lembre-se, é importante refletir sobre a origem dessa atitude, só assim será possível ser mais flexível e tolerante.

Conheça quais são as vantagens do perfeccionista

Como foi dito anteriormente, ser uma pessoa perfeccionista não é necessariamente algo ruim. Não tem nada de errado em tentar ser o melhor naquilo que está disposto a fazer. 

Por isso, há sim vantagens que precisam ser levadas em consideração. Veja a seguir 5 vantagens em ser perfeccionista.

1 – Ter mais organização

Qual empresa não quer ter um funcionário bem organizado em suas tarefas? Qual a mãe que não quer ter um filho organizado? Qual o professor que não quer um aluno exemplar tanto em notas quanto em organizar bem as ideias?

Creio que essas perguntas já respondem os benefícios de um perfeccionista quando o assunto é ser impecável na organização. 

pessoas-perfeccionista-vantagens

2 – Ser mais detalhista

Uma pessoa perfeccionista sabe bem dar atenção aos detalhes, e isso é muito para atividades que requer um olhar apurado em enxergar coisas que ninguém consegue ver.

Você já deve ter conhecido alguém que perdeu ou errou algo por não ter prestado atenção nos detalhes, estou certo? Por isso, as pessoas perfeccionistas se dão muito bem nessa área. 

3 – Ser mais focada 

O perfeccionista quer terminar sua tarefa com perfeição sem erros, por isso, o poder de focar em uma só coisa para que aquilo fique impecável, é um atributo dessas pessoas. 

Não adianta querer fazer várias coisas ao mesmo tempo, pois a qualidade será inferior,porém,  quando você determina que vai ter algo e se vai parar quando terminar, claro que essa tarefa ficará com mais qualidade. 

pessoas-perfeccionista-vantagens

4 – Ter mais compromisso

Seja você trabalhando em uma empresa, seja você um aluno fazendo suas tarefas escolares, ter compromisso é essencial para se ter sucesso na vida. 

E as pessoas perfeccionistas ganham vantagens em comparação a pessoas sem compromisso. Só o simples pensar em querer entregar alguma coisa com qualidade, já é um grande motivo para deixar de cumprir o que foi mandado. 

Valorize seus profissionais ou alunos, sejam eles detalhistas, compromissadas ou perfeccionistas demais, eles não irão te decepcionar. 

5 – Ser mais minucioso

A vantagem de uma pessoa minuciosa está nos detalhes, nada passa por pessoas assim, sejam trabalho ou descrição de alguma coisa. 

Os perfeccionistas têm o poder de capturar detalhes que outras pessoas não conseguem ver. Ser detalhista pode te livrar de muitos erros e enrascadas, acredite! 

pessoas-perfeccionista-vantagens

O que fazer para lidar com o perfeccionismo?

Primeiro, você precisa desenvolver a auto aceitação. Por mais que você se esforce para fazer um ótimo trabalho, sempre irá encontrar algo que não te agrade e pontos que poderiam ser melhorados. 

Lembre, o mundo do trabalho existem prazos e metas a serem cumpridas, e o importante é fazer o seu melhor, claro, dentro do possível. 

Aceite seus erros, entenda que todos nós estamos suscetíveis a eles, inclusive seus amigos, familiares e colegas de trabalho. 

Esse aprendizado é um grande passo para que você veja suas insatisfações diminuírem, assim, aprendendo com suas falhas e não se martirizando por elas. Seja uma pessoa melhor. 

COMENTÁRIOS | Deixe sua opinião!

comments