9 sintomas de depressão na adolescência que precisam receber atenção rápido

Aprenda a identificar esse tipo de doença nos jovens!

9 sintomas de depressão na adolescência que precisam receber atenção rápido

Você conhece algum jovem, um adolescente em fase de crescimento que só vive infeliz e irritado? Se sim, já procurou saber o que esse jovem está passando?

Sabia que essa mudança drástica de comportamento pode indicar sintomas de depressão? Por incrível que pareça essa afirmação, são vários os jovens que sofrem com depressão ao redor do mundo.

Te interessa?

Quer saber identificar um jovem com depressão e ajudá-lo a se recuperar dessa doença?

Foi pensando nisso que selecionamos alguns sintomas de depressão na adolescência para você aprender a identificar e ajudar esse jovem com o tratamento.

Quais são os sintomas da depressão na adolescência?

É muito fácil encontrar adolescentes com depressão mudando os pensamentos e comportamentos de acordo com o grau da doença.

Os sintomas mais comuns da depressão em pessoas mais jovens é a tristeza profunda sem motivo, sentimento esse que só aumenta quando não tratado corretamente.

sintomas da depressão na adolescência
9 sintomas de depressão na adolescência que precisam receber atenção rápido. (Imagens: Unsplash)

Adolescentes que sofrem com depressão não apresentam motivação, se tornam pessoas retraídas, fecham a porta do quarto e ficam horas no quarto trancado.

Confira a seguir alguns sinais de depressão em adolescentes, mesmo que esses jovens possam ou não demonstrar sinais de depressão, é importante saber identificar a doença. São eles:

1 – Dores no corpo

Muitas pessoas não sabem, mas certas dores no corpo podem sim ser consideradas sintomas de depressão, independente da idade da pessoa, o desconforto no corpo pode indicar doença mental afetando o corpo.

Adolescentes com depressão vão se queixar de dores na cabeça, como, por exemplo:

  • Dores de cabeça;
  • Dores de estômago;
  • Lombalgia ou fadiga.

Quando uma pessoa está sofrendo de doenças relacionadas à mente e às emoções, é bem característico também sentir dores no corpo.

2 – Problemas em se concentrar

Além da dificuldade em se concentrar em atividades complexas e fáceis, os jovens que sofrem com depressão também apresentam dificuldade em tomar decisões na vida diária.

sintomas da depressão na adolescência

3 – Culpa excessiva

Muitos jovens com depressão apresentam comportamento de culpa exagerada, tudo eles querem se responsabilizar e dizer que a culpa é deles.

Além disso, acompanhando a culpa excessiva, o comportamento irresponsável também é presente no cotidiano dos jovens, como, por exemplo:

  • Esquecer obrigações;
  • Atrasar para aula;
  • Faltar à escola;
  • Não fazer as tarefas de casa.

Essa falta de responsabilidade e compromisso com as atividades obrigatórias do dia pode ser um grande sinal de depressão na vida do jovem.

4 – Falta de apetite

A perda do interesse em alimentos é o grande sinal de depressão, assim como comer compulsivamente até mesmo sem fome pode ser um sintoma de que o adolescente está sofrendo de doenças mentais.

5 – Perda de memória

Assim como é a perda do foco em atividades fáceis e complexas durante o dia, um dos sintomas da depressão em jovens é a perda da memória e forma assustadora.

Esse sintoma leva muitos jovens a se prejudicarem em outras áreas da vida, tornando assim uma grande bola de neve quando não tratado rapidamente.

sintomas da depressão na adolescência

6 – Mudança repentina dos sentimentos

A tristeza é bem fácil de identificar em um adolescente com depressão, assim como as mudanças repentinas de sentimentos, como, por exemplo, desesperança ansiedade e estresse.

Essa mudança de sentimento de uma hora para outra acaba mudando também os hábitos durante o dia, como ficar acordado a noite inteira e dormir durante o dia.

7 – Queda repentina nas notas

A queda de desempenho pode ter vários motivos, mas uma que muitas pessoas não buscam saber é a depressão. São vários os jovens que sofrem de falta de rendimento na escola por estarem sofrendo de depressão.

Por incrível que pareça, a falta de produtividade da parte do jovem pode ser tão desvantajoso que muitos jovens caem no mundo das drogas e álcool para aumentar a produtividade. 

Outro ponto que muitas pessoas adultas devem prestar atenção é a retirada de amigos que o jovem faz de uma hora para outra. Quem está com depressão só quer ficar sozinho.

8 – Sentir impotente

A falta de fé na capacidade de realizar algo faz parte de todos nós em certos momentos da vida, porém, quando esse sentimento é exagerado e sem controle, inclusive em jovens, isso pode ser um grande sinal de depressão.

sintomas da depressão na adolescência

A impotência, a falta de confiança nas próprias capacidades físicas e mentais afeta muitos jovens, não sabendo eles que podem está sofrendo de depressão.

O choro inexplicável também é um sintoma que acompanha a impotência dos jovens em acreditar que tudo dará certo na vida.

9 – Sensibilidade à rejeição ou falha

Levando muito para o lado sentimental da coisa, muitos jovens não conseguem aceitar críticas construtivas de amigos e familiares, assim como não conseguem acertar as próprias falhas.

A verdade é que essa resistência a falhas e rejeições de pessoas podem indicar indícios de depressão. Muitos jovens estão passando por essa situação e não conseguem explicar, até serem diagnosticados com depressão.

Como tratar a depressão em adolescentes?

Existe uma grande variedade de formas utilizadas para o tratamento da depressão nos adolescentes, incluindo psicoterapias e medicamentos prescritos por profissionais.

A terapia com os familiares pode ser bastante vantajosa se o conflito entre os membros familiares estiver aumentando a depressão no jovem.

O que muitas pessoas adultas não entendem é que os adolescentes também precisam de apoio familiar e de outras pessoas do convívio para auxiliar com qualquer dificuldade da vida, seja em casa ou na escola.

sintomas da depressão na adolescência

Por isso, a internação é uma das medidas necessárias para o jovem que sofre com sintomas da depressão, seja ela nos estágios iniciais ou nos graves.

O médico responsável pelo tratamento do adolescente determinará qual o melhor caminho para ajudar o jovem a lidar com as alterações de emoções e sentimentos.

Muitos médicos e profissionais de saúde mental advertem que os remédios antidepressivos podem:

  • Aumentar o risco de pensamento;
  • Gerar comportamento suicida em adolescentes;
  • outros transtornos psiquiátricos. 

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

A utilização desses tipos de remédios em pacientes mais jovens requer um monitoramento diferenciado e um acompanhamento especial para tomar mais cuidados durante o tratamento.

Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre qual tipo de tratamento escolher, a melhor forma de agir nessa hora é consultar um médico, um profissional de saúde para orientar você ao que fazer.

Você gostou de saber sobre os sintomas de depressão na adolescência e o que fazer para tratar? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para ajudar uma pessoa que sofre com essa doença.

Veja mais ›
Fechar