8 fatos interessantes sobre o nosso sistema solar explicados pela Nasa

O sistema solar é muito mais complexo do que imaginamos.

publicidade

O nossos sistema solar é realmente interessante e envolto em mistério.

A cada anúncio da Nasa, já esperamos que outro planeta ou quem sabe vida extraterrestre tenha sido encontrada.

Por hora, temos que nos conformar com os filmes de ficção científica sobre algumas possibilidades, como criar civilizações completamente habitáveis em outros planetas.

publicidade

fatos interessantes sobre o sistema solar

Por outro lado, o site da Nasa é um verdadeiro passeio pelo nosso sistema solar e oferece conhecimento e até mesmo exploração 3D.

Este é, inclusive, um um convite para você mergulhar nesses fatos incríveis do site da Nasa com a gente.

1. Mercúrio: o planeta mais rápido do sistema solar

Mercúrio é o menor planeta do nosso sistema solar e também é o mais próximo do sol, cerca de 58 milhões de quilômetros de distância. Ele não possui luas.

publicidade

Da superfície de Mercúrio, o sol aparenta ser três vezes maior que quando visto da Terra. Já a luz solar seria 11 vezes mais brilhante vista do pequeno planeta.

fatos interessantes sobre o sistema solar (8)

Outro fato interessante é que um dia em Mercúrio leva 59 dias da Terra (o tempo que leva para Mercúrio fazer a sua rotação ou girar uma vez em relação às estrelas).

Um ciclo dia-noite de Mercúrio leva 175,97 dias da Terra, porém seu período de rotação dura 58 dias e 16 horas. Isso acontece devido a uma ressonância rotação-translação 3:2 provocada pela forte influência gravitacional do Sol.

O planeta faz uma órbita completa ao redor do sol (e completa um ano no tempo de Mercúrio) em apenas 88 dias da Terra e, por isso, é considerado o mais rápido.

publicidade

2. Vênus: o segundo planeta mais perto do sol

E também é o nosso vizinho mais próximo no sistema solar. A estrutura e o tamanho do planeta é semelhante ao da Terra, mas um mundo completamente diferente.

fatos interessantes sobre o sistema solar (7)

Vênus gira lentamente na direção oposta e por isso um dia dura 243 dias terrestres, com o sol nascendo no oeste e se pondo no leste.

Como a sua atmosfera espessa prende o calor em um descontrolado efeito estufa, torna-o o planeta mais quente do nosso sistema solar. As altas temperaturas são altas o suficiente para derreter chumbo.

Outro fato interessante sobre o planeta é que um dia e um ano em Vênus tem quase que exatamente a mesma duração.

3. Terra: maior parte do planeta coberta de água

A Terra é o terceiro planeta mais próximo do sol em uma distância de cerca de 150 milhões de quilômetros. E é, como sabemos, o único no nosso sistema solar a abrigar vida.

fatos interessantes sobre o sistema solar (6)

A Nasa explica que o nome “Terra” tem pelo menos mil anos e não segue a regra de outros planetas, que foram nomeados em homenagem a deuses e deusas.

Terra em inglês/alemão simplesmente significa chão.

A atmosfera da Terra funciona como uma barreira protetora, nos protege de meteoroides que se quebram nela antes de atingirem a superfície.

4. Marte: o planeta vermelho

Marte é o quarto planeta em aproximação com o sol no nosso sistema solar, em uma distância de aproximadamente 228 milhões de quilômetros.

fatos interessantes sobre o sistema solar (5)

Um dia em Marte dura um pouco mais de 24 horas. Para fazer uma órbita completa ao redor do sol, o planeta leva um ano no seu próprio tempo ou 687 dias terrestres.

De terreno rochoso, possui superfície sólida alterada por vulcões, impactos, ventos e reações químicas. E veja só, Marte tem duas luas chamadas Fobos e Deimos.

5. Júpiter: o maior planeta do nosso sistema solar

É o quinto planeta em aproximação com o sol, distante cerca de 778 milhões de quilômetros. O gigante gasoso do nosso sistema solar tem 53 luas e algumas adicionais estão em avaliação.

fatos interessantes sobre o sistema solar (4)

Júpiter gira uma vez a cada 10 horas por dia joviano (tipo de planeta gasoso como Júpiter), mas leva cerca de 12 anos terrestres para completar uma órbita do Sol em um ano Joviano.

Outro fato interessante que algumas de suas luas têm oceanos sob suas crostas…

6. Saturno: o segundo maior do nosso sistema solar

O sexto planeta encontra-se a uma distância de 1.4 bilhão de quilômetros do sol. É adornado com anéis, embora não seja o único com essa característica espetacular.

fatos interessantes sobre o sistema solar (3)

Não se sabe precisamente, mas estima-se que o planeta leva cerca de 10,7 horas para girar sobre o seu próprio eixo, sendo que um dia em Saturno equivale a 29 anos terrestres para orbitar em volta do sol.

Outro fato interessante é que Saturno é outro gigante gasoso e não tem superfície sólida como a Terra. E são 53 luas conhecidas com um adicional de nove luas no aguardo para serem confirmadas. (O que dá um total de 62 luas!)

7. Urano: o o gigante de gelo

É o sétimo planeta distante do sol, a cerca de 2.9 bilhões de quilômetros de distância, e é o terceiro mais largo em diâmetro no nosso sistema solar.

Para fazer um comparativo, a Nasa explica que Urano é quatro vezes maior que a Terra. Se o nosso planeta fosse uma maçã, então Urano teria o tamanho de uma bola de basquete.

fatos interessantes sobre o sistema solar (2)

Urano é também um planeta gelado e que sofre com muitos ventos, rodeado por 13 anéis e 27 pequenas luas nomeadas com nomes de personagens de William Shakespeare e do poeta Alexander Pope.

Este é o primeiro planeta encontrado com a ajuda de um telescópio, descoberto em 1781 pelo astrônomo William Herschel. Originalmente, pensava-se na época que fosse um cometa ou uma estrela.

Dois anos depois, Urano foi universalmente aceito como um novo planeta, em parte por causa das observações do astrônomo Johann Elert Bode.

8. Netuno: O planeta mais distante do sol no nosso sistema solar

Netuno é o oitavo planeta distante do sol cerca de 4.5 bilhões de quilômetros e possui 13 luas conhecidas (uma no aguardo de confirmação) e seis anéis.

A atmosfera de Netuno é composta principalmente de hidrogênio molecular, hélio atômico e metano.

fatos interessantes sobre o sistema solar (1)

O planeta é também o que mais venta em nosso sistema solar. Os ventos correm a uma velocidade de mais de 2,000 km/h.

Quando você entrar na área sobre os planetas do nosso sistema solar, verá que estão divididos como primários, anões e hipotéticos.

Apesar de Plutão ter sido descaracterizado como tal, ainda consta na lista dos “planetas anões”. A própria Nasa faz uma observação sobre o que é um planeta:

“Esta questão aparentemente simples não tem uma resposta simples. Todo mundo sabe que Terra, Marte e Júpiter são planetas. Ao menos, eles são por agora.”

“Tanto Plutão quanto Ceres foram uma vez considerados planetas até novas descobertas desencadearam debates científicos sobre como melhor descrevê-los. Um vigoroso debate continua até hoje.”

“A mais recente definição de um planeta foi adotada pela União Astronômica Internacional em 2006. E diz que um planeta deve fazer três coisas:

1. Deve orbitar uma estrela (em nossa vizinhança cósmica, o sol).
2. Deve ser grande o suficiente para ter gravidade que o force a um formato esférico.
3. Deve ser o grande o suficiente para que sua gravidade afaste qualquer outro objeto de tamanho similar perto de sua órbita ao redor do sol.”

Discussões à parte, o sistema solar é magnífico e merece um tempo da nossa atenção dedicada à curiosa exploração!

Compartilhe com os seus amigos!

Crédito das imagens: Nasa

COMENTÁRIOS | Deixe sua opinião!

comments