Sou OBRIGADA a ter empatia pelas pessoas? A resposta é…

Entenda de vez o que significa a empatia em sua vida e comece a pensar mais nos outros!

Sou OBRIGADA a ter empatia pelas pessoas? A resposta é...
Sou OBRIGADA a ter empatia pelas pessoas? A resposta é...
publicidade

Você sabia que a Empatia é uma das competências da Inteligência Emocional? Ser uma pessoa empática é definida como ter a capacidade de estar atento, compreender e valorizar os sentimentos e pensamentos das outras pessoas. 

Quando estamos com algum problema pessoal, nós esperamos que a família e os amigos tenham empatia ao nos ouvir. Porém, infelizmente o que muitas vezes acontecem é que pagamos terapeutas para ouvir com habilidade e empatia.

Já para parou para pensar em como você descreveria sua própria capacidade de empatia em relação as outras pessoas? E por que isso importa? Seria a empatia uma coisa automática de nós mesmo ou nos obrigamos a sermos assim?

publicidade

Te interessa?

Nós forçamos a empatia ou ela é automática?

Várias pessoas para quem a empatia é um ponto forte geralmente interagirão bem com os outros individualmente e também trabalharão com eficácia em esforços cooperativos. 

Essas pessoas provavelmente evitarão ferir os sentimentos dos outros. A verdade é que a capacidade de empatia é essencial para desenvolver compaixão. Mas isso é uma coisa automática de nós ou é algo a ser desenvolvido?

empatia

As pessoas com baixa empatia pelas outras pessoas geralmente têm dificuldade em entender o que os outros estão sentindo e pensando, assim como dar a devida consideração a esses sentimentos e pensamentos. 

Como resultado, essas pessoas com baixa empatia pelos outros costumam se envolver em mal-entendidos e relacionamentos tensos com amigos e familiares. O fato é que pessoas sem empatia podem achar difícil agir com compaixão.

publicidade

12 atitudes que te fazem ter EMPATIA e amor pelas pessoas

A empatia só cresce quando envelhecemos

Normalmente, se você é uma pessoa geralmente estável em relação aos seus sentimentos e emoções, sua empatia tem aumentado à medida que envelhece. 

O fato é que se você refletir sobre sua vida, provavelmente você perceberá que suas experiências ao longo da vida, seja na “vida real”.

publicidade

Ou mesmo lendo sobre outras pessoas, de novas situações e de pessoas que diferem de você aumentará seu estoque de empatia. Você será melhor em relação à:

  • Idade e gênero;
  • Cor da pele e habilidades;
  • Orientação sexual;
  • Crenças religiosas e nacionalidade.

Quando você consegue colocar um rosto humano individual em uma dessas diferenças listadas anteriormente, sua empatia se expande, assim como também a sua capacidade de ser compassivo.

Nós podemos desenvolver empatia?

Em sua forma mais simples, ser uma pessoa empática é ter a capacidade de reconhecer as emoções das outras pessoas, assim como saber compreender as perspectivas delas sobre uma determinada situação da vida. Serie isso uma coisa desenvolvida em nós? 

publicidade

Claro que sim, pois ser uma pessoa empática permite que você use essa ideia para melhorar o humor de outra pessoa e apoiar ela em situações desafiadoras.

Você conhece uma pessoa muito simpática? Uma pessoa empática costuma ser simpática com as outras pessoas, porém, não são a mesma coisa.

empatia

Ser uma pessoa simpática é ter um grande sentimento de preocupação por outra pessoa e a sensação também de que ela poderia ser mais feliz.

Já ao contrário de ser uma pessoa empática, ser uma pessoa simpática não envolve muito as perspectivas ou emoções compartilhadas. Você entendeu?

publicidade

Portanto, você pode sentir simpatia por outra pessoa que vê chorando na rua, por exemplo, sem saber nada sobre sua situação. Ser uma pessoa simpática pode se transformar em empatia, mas não necessariamente.

12 razões SOLIDAS para você cultivar o bom humor HOJE

É uma obrigação ser empática com as pessoas?

A verdade é que várias pessoas provavelmente estão familiarizadas com o ditado: “Antes de criticar uma pessoa, ande um quilômetro no lugar dela.”. Você ouviu?

Para muitas pessoas examinar as suas próprias ações e atitudes e manter a mente aberta é uma atividade dura e rara de se fazer.

publicidade

Por isso, colocar um pouco de foco nas suas próprias suposições e crenças sobre a vida não vai deixar você com muito espaço para empatia – essa é a verdade.

empatia

Após você enxergar o  porque os outros acreditam no que acreditam na vida, você pode reconhecer isso primeiro. Isso não significa que você tenha que concordar com tudo que a outra pessoa defende, porém, não é hora para um debate sobre esse assunto, não é mesmo? 

Em vez disso, é muito importante que você se certifique de mostrar respeito e continuar ouvindo o outro ponto de vista da pessoa ao seu lado.

Em caso de dúvida, convide essa pessoa a descrever mais um pouco sua posição e pergunte como ela pensa que pode resolver o problema. Portanto, é fazendo as perguntas certas  é provavelmente a foma mais simples e direta de compreender a outra pessoa.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

EMPATIA: uma característica que muda completamente sua vida

A tecnologia está nos deixando sem empatia?

A ascensão da Era da Informação ao redor do mundo e a crescente popularidade do espaço de trabalho virtual trouxe o mundo “mais perto” do que nunca das outras pessoas. 

Porém, parece que quanto “mais próximos” nós ficamos das outras pessoas através dessas tecnologias, menos nos tornamos pessoalmente conectados e empáticas.

empatia

Ser uma pessoa empática nos dias de hoje não é algo que você ouve muito mais, você já percebeu essa tendência? Na verdade, o que significa ter empatia por outras para essas pessoas que não falam sobre isso, não é mesmo?

Em um mundo sem tecnologias que “distanciam as pessoas” ser um indivíduo empático é a capacidade de ver o mundo pelos olhos de outra pessoa, porém, a verdadeira empatia é algo mais do que apenas isso.

Um indivíduo altamente empática sente as emoções das outras pessoas ao seu redor e tem a capacidade de explorar essas mesmas emoções dentro de si.

Você costuma fazer isso no seu dia a dia? 

Em essência, essas pessoas se tornam um indivíduo com a qual estão simpatizando, experimentando verdadeiramente suas emoções.

É possível recuperar a empatia pelas pessoas?

É por causa desse questionamento que a empatia é uma habilidade rara entre as pessoas hoje em dia. 

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

empatia

A verdade é que a empatia remonta a gerações antes de nós. Para as pessoas que cresceram em uma época em que compartilhar sentimentos e dificuldades era a forma natural – e muitas vezes única – de formar conexões com outras.

Quando acabamos expressando a empatia, isso facilita essas conexões humanas genuínas como nada mais pode. É por isso que é sim possível recuperar esse ato tão lindo do ser humano. 

Quando outras pessoas percebem que você tem empatia por elas, elas se sentem compreendidas, respeitadas e valorizadas. Como resultado desse ato, você se estabelece como alguém memorável, agradável e confiável.

Você gostou de saber mais sobre a empatia ser uma coisa automática ou obrigatória? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essas informações para ser uma pessoa melhor.

Veja mais ›
Fechar