Conheça a VERDADEIRA história por trás da superstição do gato preto
Conheça a VERDADEIRA história por trás da superstição do gato preto

Conheça a VERDADEIRA história por trás da superstição do gato preto

Acabe já com o preconceito contra esses animais!

publicidade

Ao longo da história, muitas superstições são passadas de gerações para gerações. Uma delas é a de que gatos pretos dão má sorte. Nesse artigo vamos desvendar o mistério por trás dessa história e saber um pouco mais sobre esse animal que é uma inesgotável fonte de carinho. 

Gatos pretos apresentam altos níveis de melanina em seu corpo e pelos. Essa linhagem origina geneticamente da raça norte-americana domesticada a dezenas de anos, Bombaim. Isso agrega aos animais um caráter dócil e amigável. 

É verdade! Gatos se adaptam bem ao convívio humano! Ao contrário do que muitos pensam, esses animais são companheiros fieis e têm o poder de alegrar o ambiente e as pessoas. 

publicidade

gatos

GATO PRETO E PRECONCEITO 

Não tem como não achar gatinhos uma fofura, não é mesmo? No entanto, é comum surgir preconceito quando falamos de gatos pretos! 

Existe uma duplicidade em relação e esse felino. Em regiões como Egito e Birmânia, toda sociedade se preocupa em proteger esses animais como criaturas “sagradas”. Em outras culturas, incluindo a do Brasil, muitas histórias negativas são atribuídas a eles. 

Vezes amados, outras rejeitados, vale lembrar que independentemente da cor, os gatos são animais que merecem carinho e respeito! Crenças ultrapassadas não devem ser levadas em consideração. 

publicidade

A RELAÇÃO ENTRE GATOS E HUMANOS 

A cerca de 9500 anos, em uma ilha do Mar Mediterrâneo, os humanos se aproximaram mais dos gatos. A relação estreitou quando os agricultores começaram a sofrer com a ação de animais roedores que destruíam as plantações. 

Espontaneamente, os gatos foram incluídos na convivência humana. Por serem excelentes caçadores, ajudaram a controlar as pragas. Os humanos sempre os deixaram livres para agir de acordo com sua natureza, e talvez por isso, os gatos conviviam pacificamente com as pessoas! 

No decorrer dos anos, os seres humanos começaram a escolher os gatos de acordo com suas características físicas e isso distinguiu a espécie em mais ou menos amigáveis. 

gatos

Caminhando um pouco pela história, chegamos a cerca de 5000 anos atrás no Antigo Egito. Nessa civilização, a relação entre pessoas e gatos ficou ainda mais direta. Para os povos egípcios gatos eram representações sagradas e quem os maltratasse sofria punições severas como por exemplo, pena de morte! 

publicidade

Para você entender a fundo essa devoção, saiba que nessa cultura, a deusa Bastet era a figura de uma mulher com cabeça de gato. A ela eram atribuídas a fertilidade e a energia vital.  

Uma curiosidade sobre o Egito: Assim como as pessoas, os gatos passavam pelo processo de mumificação após a morte. 

QUANDO SURGIRAM AS SUPERSTIÇÕES DE MÁ SORTE? 

Com o início da Idade Média, em meados do século XI a relação entre humanos e gatos foi ficando menos amigável. Isso porque a imagem do animal foi atribuída ao misticismo, fortemente rejeitado naquela época. 

Um episódio trágico referente a esse período é a caça às bruxas de Salem que também resultou na caça aos gatos pretos. Em 1692, cerca de 200 pessoas foram acusadas de bruxaria e muitas morreram queimadas ou enforcadas. 

Esse cenário é utilizado até hoje em representações teatrais e literárias. Sua moral gera reflexões acerca da junção entre política e religiosidade.

Na época, a população que denunciou o caso acreditava que os gatos eram um tipo de metamorfose das bruxas ou que estavam sobre controle espiritual de outro ser. Infelizmente, uma passagem tão trágica da história ainda faz com que pessoas reproduzam até hoje comportamentos preconceituosos e infundados. 

gatos

Basta analisar com atenção para perceber que a população de Salem apenas buscava uma causa para justificar tudo de ruim que acontecia. Encontraram na sabedoria ancestral uma oportunidade de relacionar a culpa pelas intemperanças da vida e abraçaram isso como verdade absoluta. 

Após alguns anos essa caça finalmente cessou. No entanto, por ter sido tão validada ainda provoca influencia no imaginário daqueles que não buscam conhecimento. 

ATRIBUIÇÃO ENTRE OS GATOS E O MISTICISMO 

Lendas antigas e contemporâneas atribuem os gatos pretos ao misticismo. Algumas pessoas acreditam que esses animais são como portais para o mundo astral e a espiritualidade.  

Acredita-se que eles podem ser responsáveis pela passagem dos espíritos para o mundo dos mortos além de, possuírem a chance de reencarnar 7 vezes.

É da natureza desses felinos proteger o lar e estabelecer uma conexão com outras esferas astrais. Esotéricos de todo mundo acreditam que os gatos podem ver espíritos obsessores e alertar as pessoas a sua volta. 

gatos

Agora se pararmos para pensar, independentemente de qualquer superstição, os gatos são animais que sentem tão quanto os humanos! O mínimo que todos devemos fazer é garantir seu bem estar e respeitar sua natureza. 

Somente quem convive com um bichano sabe o valor que sua vida tem! Eles são exemplos de foco, agilidade e equilíbrio. 

Não é à toa que existem diversas representações artísticas que carregam o animal como personagem. Enquanto símbolo, estão ligados à uma energia sensual, elegante e misteriosa

CONSCIENTIZAÇÃO NA ATUALIDADE 

Ano após ano, diversas Ong’s de proteção aos animais lutam para combater as superstições contra o gato preto. O fato de algumas pessoas não gostar deles, implica em maus tratos e agressões. 

Um grande problema nos centros urbanos é a carência no controle de natalidade dos animais. Isso acaba gerando uma super população de gatos que precisam de suporte para sobreviver e evitar reproduzir ainda mais. 

Esse desequilíbrio foi ocasionado pela interferência humana e acaba dividindo os gatos entre si. Gatos ferais são aqueles que sobrevivem de forma selvagem e de acordo com seus instintos. Já os gatos que são domesticados, se tornam super dependentes de seus donos. 

As Ong’s não param de reafirmar a importância da castração e de não abandonar ninhadas. Eles também fazem um alerta para quem costuma colocar comida para animais de rua. 

Isso pode criar um ambiente propicio a procriação e descontrolar ainda mais os níveis de natalidade animal. A população precisa se conscientizar e ajudar uns aos outros a resgatar animais e oferecer a eles mais qualidade de vida. 

Principalmente no caso dos gatos pretos. Ideias ultrapassadas podem torna-los vítimas de agressões e maus tratos. As campanhas de incentivo a proteção aos gatos preto são reforçadas no mês de outubro.