Ter emoções boas te trará um benefício à longo prazo INDISPENSÁVEL em tudo!

Sabe o que você precisa fazer para ter uma vida cheia de boas emoções!

Ter emoções boas te trará um benefício à longo prazo INDISPENSÁVEL em tudo!
Ter emoções boas te trará um benefício à longo prazo INDISPENSÁVEL em tudo!

Você precisa urgentemente fazer uma apresentação em público, pediram para você um feedback quando estava despreparado, você precisa cumprir exigências que não concorda, você trabalha com aquela pessoa que não se dar bem.

Isso é que acontece com você e com várias pessoas ao redor do mundo. Quando você se depara com situações de pressão e momentos de dificuldades é que você sente falta do controle emocional, certo?

As nossas emoções nos mobilizam para a ação e elas podem acabar despertando o nosso melhor ou o nosso pior, isso vai depender do seu estado emocional do dia.

Por exemplo, quando você precisa falar em público, pode bater a ansiedade onde ou acaba ficando muito nervoso e esquecendo das coisas o que tenha pensado em falar.

O controle das emoções nada mais é do que a habilidade de saber lidar com os próprios sentimentos nesses momentos difíceis e de maiores tensões.

Contudo, entenda que isso não significa deixar de sentir emoções e ser um robô, não é ter apenas frieza e ser apenas racional, mas sim buscar o equilíbrio entre a emoção e a razão.

benefícios-boas-emoções

Entenda o que é ter equilíbrio emocional?

Uma pessoa que saber gerir suas emoções entende que as emoções é natural. Quem sabe ter equilíbrio emocional sabe o que é importante e o que quer da vida e não permite que momentos difíceis tomem o controle.

Se o seu primo é importante para você, quando ele derruba algo em uma loja e quebra, você até sente raiva ou vergonha, mas você não deixa a vergonha e a raiva levar a punir ou bater nele, como algumas pessoas sem equilíbrio emocional fariam.

Sabe gerir as emoções e ter bons momentos envolve reconhecer a emoção, fazer uma pausa e tomar decisões sobre as ações que vão vir, em vez de ficar pulando impulsivamente para uma reação sem sentido.

Você precisa perceber que o primeiro passo é reconhecer o que está sentindo, pois o equilíbrio não tem nada haver com não ter emoções, entendeu?

Sentir emoções faz parte das nossas vidas, tentar negar e controlar essas emoções só faz elas se rebelarem e ficarem cada vez mais intensas.

Como ter boas emoções no trabalho?

Quando uma pessoa se desenvolve emocionalmente de verdade como uma pessoa adulta, suas habilidades crescem e englobam as diferentes áreas da vida, como:

  • Família;
  • Amigos;
  • Trabalho;
  • Relacionamento amoroso;
  • Projetos pessoas de vida.benefícios-boas-emoções

Como isso, se você sabe trabalhar o seu equilíbrio emocional para ter bons momentos em qualquer esfera, a tendência é o seu aprendizado generalizado para vida em todos os aspectos.

É até melhor iniciar com as áreas da vida que são mais fáceis para você, antes de enfrentar os maiores desafios no decorrer da caminhada.

Se o seu caso for no trabalho, reflita sobre que tipo de pessoa e profissional você quer ser, só então terá o poder de observar as suas atitudes e comportamentos.

Pergunte-se como está o seu comportamento e se ele vai de acordo com os seus princípios. Se não estiver, fique atento e identifique as situações que são o gatilho para a sua impulsividade.

Pode até demorar, isso acontece, mas tome uma decisão para que haja uma resposta para o seu problema de equilíbrio emocional no trabalho.

Indo nesse contexto…

Faça as coisas um pouco mais devagar sempre que sentir que sua emoção está sendo abalada.

Além disso, você precisa entender que no trabalho você está tendo mais dificuldade em manter o equilíbrio de suas emoções

Se isso for seu caso, talvez esteja na hora de você verificar se precisa de umas férias, mudar de emprego ou de cargo, ou simplesmente ter uma conversa com o seu chefe sobre algo que esteja incomodando.

Saber observar o seu dia a dia vai ser o melhor aliado nesse processo.

benefícios-boas-emoções

Como cultivar boas emoções?

Confira a seguir três dicas de práticas simples para você cultivar emoções positivas. Saber cultivar as  boas emoções pode ser mais fácil do que você imagina. Você quer saber como isso funciona? Então, siga as dicas e seja mais feliz!

1 – Tenha o hábito de fazer atividades físicas diariamente

Você precisa entender que a meditação não é a única coisa que ajuda a cultivar boas emoções nas pessoas. Qualquer tipo de atividade física aumenta o nosso grau de consciência e atenção, propiciando assim satisfações e um sentimento de felicidade ao está praticando.

2 – Medite todos os dias

É por meio da meditação que é possível desenvolver o autoconhecimento, ferramenta essa que é vital para o controle e equilíbrio das nossas emoções.

As pessoas que sabem administrar bem os seus sentimentos também sabe usá-los de forma positiva e para o bem de si mesmo e de outras pessoas.

3 – Envolva-se em causas sociais

Envolver-se em causas sociais faz criar engajamento com algo no qual você acredita é uma ótima ferramenta para as suas boas emoções.

As pessoas que lutam pelas suas ideias e procuram sempre fazer a diferença para transformar uma realidade não tem espaço para externar emoções ruins, você não acha?

benefícios-boas-emoções

Qual a diferença entre Sentimento e Emoções?

Os termos “sentimentos” e “emoções” têm pequenas diferenças, ainda que sutis. Enquanto o termo sentimento é mais voltado para o interior de uma pessoa, a emoção é o modo pela qual essa sensação exporta externamente por uma pessoa.

Com isso, podemos dizer que as pessoas que demonstraram emoções é um sinal de que tem sentimentos. Por isso, o uso da expressão “que pessoa sem sentimento” significa uma pessoa fria.

Qual a importância em ter boas emoções?

Várias pessoas ao redor do mundo acreditam que todas essas emoções acontecem de forma involuntária e que pode até ser que seja assim. No entanto, pode até ser diferente, pois é muito importante que isso seja. 

É muito importante que você saiba controlar o que sente. Trata-se de uma maneira de se autoconhecer, olhar e entender o que se passa dentro de si mesmo.

Por isso, saber controlar as emoções para ter bons momentos tem tudo haver com uma competência chamada inteligência emocional, você sabia?

benefícios-boas-emoções

Ao desenvolver a inteligência emocional, é possível gerir o que você sente e usar essas emoções ao seu favor.

Você gostou de saber mais sobre as nossas emoções? Então não esqueça de compartilhar com os seus amigos e familiares. Aproveite para ajudar alguém que sofre desse problema.

publicidade