E possível encontrar o 'Amor de Verdade' hoje? Esses sinais te responderão!

Terapia chinesa milenar pode ajudar você a combater doenças e garantir BEM ESTAR

Conheça um pouco sobre a origem da Acupuntura!

publicidade

Nesse artigo você vai conhecer um pouco mais sobre a Acupuntura, uma área super difundida da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que, usa agulhas bem finas para estimular o corpo dos pacientes. 

Essa técnica milenar é uma das mais procuradas para fins terapêuticos em todo o mundo. Conheça um pouco sobre suas vertentes e benefícios! 

SURGIMENTO DA ACUPUNTURA 

A Medicina Tradicional Chinesa já possui estudos que comprovam sua eficácia e isso atrai milhares de pessoas com diferentes quadros clínicos em busca de alternativas para a cura. 

publicidade

As técnicas que a compõem surgiram a mais de 2500 anos, tendo os primeiros registros a cerca de 300 a. C, em uma obra intitulada “Livro do Imperador Amarelo”, de Nei Jing. Nesse estudo existem diversas citações sobre tratamentos de saúde utilizando os pontos da acupuntura. 

acupuntura

Essa obra é extremamente relevante e por isso vem sendo estudada ao longo de gerações. Acupunturistas de diversos países a consideram um clássico muito importante na construção do aprendizado de cada profissional. 

Apesar de toda intelectualidade por trás desse conhecimento milenar, ainda hoje não se sabe como foram descobertos os pontos que são estimulados durante as sessões da terapia. 

publicidade

É impressionante pensar que, existe uma relação de reflexo entre diferentes partes de nosso corpo, capaz de provocar reações representativas em nosso bem estar físico e emocional. 

Apenas disso uma coisa é certa: a acupuntura possui benefícios reais e quando feita de maneira correta pode trabalhar questões e áreas do corpo especificas. 

FILOSOFIA QUE ENVOLVE A MTC 

Se você quer entender ainda mais sobre as técnicas aplicadas pela Medicina Tradicional Chinesa, precisa abrir sua mente para enxergar as situações de forma mais assertiva. 

Quando se trata de MTC, seu embasamento surge da filosofia proveniente do Taoísmo. Essa área preza pela harmonia entre humanos e natureza levando em consideração a força invisível que move todo universo, popularmente chamada de energia. 

De acordo com os orientais, essa força é capaz de provocar influencia no campo físico e mental, garantindo inclinação para um estilo de vida mais equilibrado. Os médicos que desenvolveram a técnica, afirmam que existem padrões harmoniosos na natureza assim como no comportamento humano.

publicidade

acupuntura

Essa relação de equilíbrio é representada pelo Yin e Yang. Com isso você pode compreender que é comum os opostos interagirem e se transformarem de acordo com cada momento. 

Essa variação energética entre a humanidade e o universo é a base dessa medicina e de todos os seus métodos terapêuticos. Sua aplicação visa estabelecer harmonia entre os princípios filosóficos e a técnica médica. 

Quando um acupunturista define e aplica um tratamento ele estimula a circulação de energia mais adequada para cada organismo. Vale lembrar que dentro dessa vertente existem variações como a auriculo, a moxa, e outras que você vai conferir mais à frente. 

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E A PREVENÇÃO DE DOENÇAS 

Além de promover cura, a MTC pode ser utilizada como meio terapêutico de prevenção. Ela favorece um movimento enérgico harmonioso por todo o corpo e diminui as chances de adoecimento. 

Todo esse conceito, carrega em suas raízes a dispersão de vibrações com ênfase em um estilo de vida mais saudável. Isso é um bom exemplo para que você perceba a necessidade de atribuir exercícios físicos e mentais ao benefício da sua saúde. Cuidar desses aspectos com certeza vai trazer mais bem estar e satisfação. 

AS MODALIDADES DA MTC 

O conhecimento milenar chinês apresenta um leque repleto de modalidades terapêuticas. Cada profissional tem como missão orientar os pacientes para o método mais adequado de acordo com o problema apresentado por ele. 

Essas entrelinhas são definidas em níveis terapêuticos da MTC. Esse estudo aponta como cada modalidade age no corpo, sendo essas interferências sutis ou sentidas com mais impacto pelo campo físico. 

Se você ainda não captou bem a mensagem, confira abaixo as informações mais importantes sobre cada nível e a forma como eles são apresentados na Medicina Tradicional Chinesa. 

acupuntura

Primeiro nível terapêutico: Aqui estão as técnicas Tui Ná e Acupressura. Nelas o terapeuta usa as mãos para trabalhar áreas do corpo que precisam de maior circulação de energia. 

Segundo nível terapêutico: A fitoterapia chinesa é o melhor exemplo desse nível. Para promover a circulação enérgica, essa técnica utiliza ervas e produtos de origem animal e mineral.

Terceiro nível terapêutico: Aqui é onde encontramos a acupuntura com e sem agulhas, moxacombustão, auriculoterapia, eletroacupuntura e acupuntura a laser. Parte dessas aplicações já passaram pela ocidentalização e adquiriram aspectos mais tecnológicos. 

acupuntura

Quarto nível terapêutico: Esse é o mais alto grau da técnica de cura e só é alcançado com muito treinamento. Os profissionais dedicam anos de suas vidas a estudar e praticar os ensinamentos na China. 

Nesse nível existe a movimentação da energia através dos órgãos e meridianos. Práticas como o Reiki e a Terapia Prânica estão incluídos aqui. 

ACUPUNTURA – A ÁREA MAIS POPULAR DA MTC 

Essa técnica é a mais procurada para quem deseja conhecer os benefícios do conhecimento chinês. Sua aplicação é ainda mais antiga do que a filosofia que fundamenta a medicina tradicional. 

Essa técnica estimula pontos específicos e já determinados pelos estudos da pratica. Com isso, os terapeutas conseguem abrir a passagem de energia e trazer mais equilíbrio e bem estar

APLICAÇÃO DA ACUPUNTURA PARA FINS TERAPÊUTICOS 

Alguns historiadores contam que, inicialmente esse trabalho era desenvolvido com bambu ou pedaços de madeira. Na atualidade, são utilizadas agulhas de metal com espessura fina e de tamanhos que variam entre si. 

acupuntura

Essas agulhas são aplicadas nas regiões do corpo cuidadosamente. Essas áreas são chamadas de acupontos, que definem as localizações meridianas presentes no nosso organismo. 

BENEFÍCIOS DA TÉCNICA 

A Acupuntura serve para tratar uma infinidade de problemas de saúde, sejam eles no aspecto físico, mental ou emocional. A teoria clássica afirma que o corpo humano possui canais superficiais que interligam os órgãos e os caminhos energéticos. 

Esses canais são chamados de meridianos e seus pontos já são conhecidos pela Medicina Tradicional Chinesa. Quando estimulados, conseguem promover reações especificas em cada paciente. 

acupuntura

Ao longo da sessão, o terapeuta aplica as agulhas e ao fim, elas são removidas e o paciente é liberado. Somente um profissional é quem pode estabelecer o tempo de cada tratamento, pois isso varia de acordo com cada quadro. 

A técnica evita o uso de medicamentos e pode ajudar a eliminar vícios, dores e promover a saúde de algum órgão em especial. O melhor de tudo é que para desfrutar desses benefícios não existe restrição de idade. Idosos, crianças e até mesmo gestantes podem ser submetidos ao tratamento.