Plataforma ajuda pessoas trans a conseguir emprego; 1.113 foram contratadas em 2022

Se você é dono de negócio próprio, pode cadastrar sua empresa e divulgar vagas na plataforma

Imagem: Sindicato dos Metalúrgicos

No dia 29 de janeiro, foi comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Trans e uma iniciativa incrível que merece destaque é a TransEmpregos. Trata-se de uma plataforma fundada em 2013 que ajuda pessoas transexuais e travestis a conseguir trabalho.

Em 2022, foram 1.113 profissionais empregados por meio da TransEmpregos, segundo a consultora Maite Schneider. Ao lado da advogada Márcia Rocha, da psicanalista Letícia Lanz e da cartunista Laerte Coutinho, Maite é uma das fundadoras da plataforma que está fazendo a diferença na vida de tanta gente.

Além de divulgar vagas disponíveis para pessoas trans, a TransEmpregos também ajuda gratuitamente a montar um bom currículo (dificuldade que muitos candidatos possuem), oferece cursos e atividades e orienta empresas a serem mais inclusivas em questões LGBTQIAP+.

Atualmente, o projeto possui mais de 2.200 empresas parceiras cadastradas – um recorde! Entre elas, estão gigantes nacionais e multinacionais, como Coca-Cola, Itaú, Carrefour, Magazine Luiza, Petrobras e Microsoft.

É uma iniciativa muito importante para tornar o mercado de trabalho mais acessível e quebrar preconceitos. Para você ter uma noção da gravidade da situação, apenas 13,9% das mulheres trans e travestis possuem emprego formal, segundo dados da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

As pessoas trans encontram muitas barreiras na hora de conseguir um emprego (imagem: Music Non Stop/UOL)

Permanência de profissionais trans nas empresas

Outro ponto delicado é a questão de manter os talentos trans nas empresas e fazer com que eles sintam acolhidos. Ou seja, não basta contratar. É necessário ter políticas claras de pertencimento e respeito à diversidade.

“90% das empresas ainda estão falando muito em atração e só 10% falando em práticas efetivas de retenção de talentos diversos dentro das companhias. Uma coisa é ser porta de entrada, outra coisa é você fazer a manutenção desses talentos em termos de segurança psicológica, de incentivar essas pessoas em planos de carreira”, afirmou Maite Schneider em entrevista ao Yahoo Finanças.

Você é uma pessoa trans ou travesti e está procurando trabalho? Que tal clicar aqui e dar uma olhada no site da TransEmpregos? No momento, estão disponíveis várias vagas nos mais diversos diversos de escolaridade. Alguns exemplos: operador(a) de pedágio, atendente de lanchonete, analista de recursos humanos, produtor(a) cultural, gerente de projetos, entre outros.

E saiba que, se você tem empresa própria, também pode ajudar nessa causa! No site da TransEmpregos, é possível cadastrar o seu negócio e anunciar vagas por lá. Temos um ano de 2023 inteiro pela frente e bora aumentar ainda mais o recorde de profissionais trans e travestis contratados(as).

Há muita gente talentosa, criativa e comprometida precisando apenas de uma oportunidade. E, como você deve saber, ter um bom emprego é fundamental para todo ser humano sustentar sua família, realizar seus sonhos, se sentir valorizado e com boa autoestima!

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fonte: Yahoo Finanças

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar