Precisando TRANSFORMAR sua saúde mental? Apenas UM HÁBITO pode te ajudar poderosamente

Entenda como o hábito de escrever em um diário todos os dias pode melhorar sua saúde mental!

Precisando TRANSFORMAR sua saúde mental? Apenas UM HÁBITO pode te ajudar poderosamente
Precisando TRANSFORMAR sua saúde mental? Apenas UM HÁBITO pode te ajudar poderosamente

Não, não estamos falando de uma coisa que você pode até classificar como infantil. Desde o tempo a se passar, que isso não é uma coisa mais comum de ser vista.

Antes, há algumas décadas, as pessoas tinham um hábito lindo de manter um caderno especialmente para as suas anotações, no caso, um diário para chamar de seu.

Mesmo parecendo bobagem colocar em um caderninho todas as coisas que você poderia sentir medo, acredite, esse hábito carregava muitas outras coisas por trás.

Te interessa?

Escrever é algo que não só aprimora o seu falar, o seu vocábulo, a sua gramática, mas também chega a tratar os seus sentimentos de estresse e muitas outras coisas que possam te fazer se sentir mal.

hábito-escrever-diário

Quais são os benefícios de um diário?

Acredite, isso vai bem mais além do que você imagina. E não estamos falando apenas de uma agendinha onde você coloca os seus grandes feitos, não!

Confira a seguir o que o costume de escrever em um diário todos os dias pode fazer pela sua mente. Com isso, você poderá no futuro descobrir muitas das coisas que passaram despercebidos, como:

  • Te fazer confiar em si mesmo;
  • Se sentir mais calmo e paciente;
  • Entender que você tem um mundo só seu;
  • E que suas emoções são importantes.

Além disso, registrar o seu dia em um diário pode ajudar no controle se seus sintomas e melhorar também o seu humor, confira mais benefícios a seguir:

  • Te faz entender as relevâncias de certos problemas;
  • Como algumas pessoas são importantes;
  • Como outras precisam sair de sua vida;
  • Alguns sentimentos precisam mudar;
  • E muitas outras coisas desapercebidas!

Isso te faz ter uma percepção mais aguçada para certas coisas, certos momentos e certas pessoas que ainda estão em sua vida.

hábito-escrever-diário

Identificando os momentos

Quando você conseguir identificar o que é tudo aquilo que te deixa mais estressado ou mais ansioso, encontrar soluções ficam mais fáceis.

Além do mais, é importante lembrar que escrever no diário é apenas um estilo de vida saudável. Isso é muito utilizado para gerenciar melhor a ansiedade e o estresse.

Confira a seguir o que você deve fazer para obter o máximo dos benefícios de escrever todos os dias em um diário, são eles:

  • Ter um momento só seu;
  • Cultivar hábitos saudáveis;
  • Ouvir boa música;
  • Fazer um lanche ou uma bebida para tornar o momento mais especial;
  • Reservar um local apropriado;
  • E dormir mais leve do que nunca.

Como criar o hábito de escrever um diário?

Você quer ter o hábito de escrever em um diário todos os dias mas não sabe por onde começar? Confira a seguir o que você pode fazer e experimente as dicas para ajudar você a começar hoje a escrever um diário.

1 – Faça disso um hábito diário – como já diz em seu próprio nome

O que te ajudará a transformar essa escolha em um hábito é separar um horário específico na mesma hora e claro, todos os dias.

2 – Apenas comece a escrever

Por enquanto, só escreva. Comece a entender que esse momento é especial e que a escrita servirá para aliviar muitos problemas que você carrega. Isso estará sendo melhorado com o tempo.

hábito-escrever-diário

3 – Torne a experiência mais fácil e agradável

Separe um local reservado, tenha uma cadeira confortável, se possível, apresente um caderno legal e canetas legais com diversas cores. Isso será melhor do que você pensa!

4 – Se quiser, mantenha segredo

E claro, você não precisa sair falando para as pessoas que tem um diário, isso é seu, se não quiser, não conte!

5 – Reserve um momento para você

Esse momento te fará entender que a sua companhia consigo mesmo pode ser mais agradável do que você imagina. Ficar ao lado do que você é de verdade, em palavras, te mudará. Acredite, isso é algo transformador!

6 – Tenha um local apropriado

Tente escrever em um lugar que deixe você calma, talvez com uma xícara de chá ou café e música ambiente. Além disso, registre o seu tempo de permanência no momento que escreveu no diário. 

Aprenda a lidar com os pensamentos e sentimentos

É muito importante que você saiba expressar tudo o que estiver em sua mente. Esse é o primeiro passo para sentar na cadeira e começar a escrever no seu diário.

Além disso, a melhor forma de utilizar o seu diário para registrar os seus pensamentos e sentimentos é escrever sobre o que está acontecendo na sua vida.

Discuta com você mesmo, expresse os seus sentimentos e respeito das coisas que você escrever, desde conquistar a preocupações diárias.

Uma boa opção é cronometrar o momento que começa a escrever, faça isso e escreva em seu diário até o cronômetro para ou você sentir que é melhor parar.

hábito-escrever-diário

Anote as coisas no seu diário com um fluxo da sua consciência, tenha certeza do que está sentindo e gaste quantas folhas de caderno quiser.

Para muitas pessoas é difícil saber o que realmente pensar e escrever, isso é normal no início.

Por isso, para você começar a escrever indo no fluxo da sua consciência, isso pode levar um tempo considerável. Só basta você ter paciência.

Além disso, não se preocupe muito com as potencialidades da gramática ou com uma boa caligrafia ou estrutura do seu texto.

O importante é você começar a expressar os seus sentimentos no caderno. Depois você se preocupa melhor em deixar tudo mais organizado.

Libere seus sentimentos e emoções no diário

No seu diário, começa liberando seus sentimentos e emoções negativas e ruins, como por exemplo, ciúmes, tristeza e raiva.

Todos nós lidamos com os contratempos e conflitos da vida. Sabemos que é muito difícil lidar com as emoções fortes e negativas que as situações despertam.

Por isso, o seu diário é uma ótima arma para usar para processar os seus sentimentos e emoções sem descontar em ninguém.

Você gostou de saber mais como você pode transformar os seus hábitos e ter uma mente saudável? Escrever em um diário todos os dias ajudará você a aliviar os estresses e os momentos de ansiedade.

Aproveite essa oportunidade para compartilhar esse conteúdo com as pessoas que precisam. 

Veja mais ›
Fechar