Aprenda 14 TRUQUES caseiros para melhorar o sinal do Wi-fi
Aprenda 14 TRUQUES caseiros para melhorar o sinal do Wi-fi

Aprenda 14 truques caseiros (simples) para melhorar o sinal do Wi-fi

Veja o que você pode fazer para melhorar o sinal Wi-Fi da sua casa!

publicidade

Com o grande avanço da internet nos lares das pessoas, o Wi-Fi se tornou um dos meios de conexões mais populares entre os brasileiros, principalmente para os que utilizam aparelhos móveis para navegar na rede mundial de computadores, a internet.

Os problemas ligados à conexão sem fio são comuns, que podem até prejudicar o acesso, como por exemplo, você consegue utilizar a internet em todos os cômodos da sua casa? Não, certo?

Por isso, algumas dicas são bastante úteis para melhorar a cobertura da sua rede em casa. É fazendo algumas mudanças e revendo algumas decisões tomadas para preparar a conexão que você poderá ter um sinal mais estável e potente.

publicidade

Veja a seguir algumas dicas e truques que você pode fazer para melhorar seu sinal de Wi-Fi em casa e ter uma internet mais veloz e sem interrupções. Confira!

Truques caseiros para melhor o sinal Wi-Fi da sua casa

A internet sem fio é um dos meios de conexão mais comuns entre as pessoas de hoje, seja em lugares públicos ou residências, principalmente para o uso de aparelhos móveis, smartphones, notebooks e tablets.

Confira a seguir o que você pode fazer para dar uma potencializada na sua internet sem fio em casa e ter uma melhor velocidade de acesso.

como-melhorar-sinal-wifi

publicidade

1 – Sempre atualize os aparelhos Wi-Fi

Sempre mantenha os seus dispositivos que transmitem conexão sem fio atualizados, dessa forma você garante um bom desempenho e velocidade na transmissão de dados.

Assim como tantas outras tecnologias, os dispositivos de rede sem fio também evoluem e têm novas atualizações. 

2 – Instale um repetidor de sinal em sua casa

Se a sua casa possui várias paredes e pisos grossos, pode ser que o alcance do sinal Wi-Fi seja prejudicado. Então, para você resolver isso, adquira repetidores de sinal.

No mercado, existem roteadores que se conectam ao roteador através de um cabo que enviam o sinal a dispositivos remotos.

Esses dispositivos devem estar sempre conectados por um cabo ao roteador, mas se isso for um problema, você pode utilizar os dispositivos PLC, ligados ao cabeamento da rede elétrica.

publicidade

3 – Mantenha o seu roteador em um local adequado

No seu caso, você talvez tenha instalado a rede de internet sem fio em sua casa há muito tempo. Ela pode até ter ficado em um local bem isolado, distante dos outros dispositivos que utilizam a sua conexão.

como-melhorar-sinal-wifi

Portanto, é preciso que você analise qual é o melhor lugar da sua casa para colocar o roteador. Sendo assim, qualquer obstáculo no meio do caminho pode interferir na sua cobertura.

4 – Saiba proteger o sinal da sua rede

As redes Wi-Fi precisam de uma senha para serem acessadas pelos outros aparelhos desejados.

Por isso, fique alerta para que a senha não seja descoberta por algum vizinho que queira usar a sua conexão, assim, deixando-a mais lenta.

Para se proteger, você precisa usar um padrão de segurança mais avançado, como o WPA, pois a senha deve ser de difícil acesso, misturando letras e números.

Uma outra dica é alterar a senha com frequência para evitar que as pessoas identifiquem a sua rede e possam tentar descobrir a senha. Você precisa evitar utilizar nomes que indiquem de onde vem o sinal.

5 – Troque o canal de conexão

Muitas pessoas possuem conexão de internet Wi-Fi atualmente, e com certeza a sua rede está funcionando no mesmo canal que a de alguns dos seus vizinhos.

Isso é bastante comum entre pessoas que moram em um prédio. Por isso, para melhorar a cobertura do sinal e para que ele tenha menos interferência. Você também pode fazer algo simples: escolher um canal que está mais livre.

6 – Cuidado com os aplicativos que “sequestram” sua rede

Streaming de vídeo, jogos online, programas de download e outras atividades que exigem conexão constante podem comprometer bastante o seu sinal da rede Wi-Fi.

como-melhorar-sinal-wifi

Se em sua casa há várias pessoas que usam a mesma rede, é possível que algum aparelho esteja consumindo a maior parte da internet, limitando assim o uso da rede em outros dispositivos.

7 – Reinicie o seu roteador com frequência

Por muitas vezes, o roteador pode travar por causa do aquecimento, por isso, reiniciá-lo manualmente com frequência é recomendado.

Uma dica é mantê-lo desligado durante período que ninguém costuma acessar a internet, por exemplo, quando você estiver dormindo. Isso pode melhorar a transmissão de sinal de seu roteador assim que você ligá-lo, além de garantir também uma maior vida útil ao seu equipamento.

8 – Reinstale um firmware no roteador

Essa dica é um pouco mais complexa, mas que pode melhorar bastante sua conexão Wi-Fi, é a instalação de um firmware no roteador.

Trata-se de um sistema operacional do roteador que controla todas as suas funcionalidades. Uma configuração que normalmente resolve muitos problemas do sinal do Wi-Fi é o aumento da potência das antenas.

Além disso, há firmwares que podem mudar o equipamento antigo e transformá-lo em uma central com diversas funcionalidades.

como-melhorar-sinal-wifi

9 – Livre-se de aparelhos que causam interferência no sinal Wi-Fi

Além de outros roteadores próximos, existem vários outros equipamentos que podem causar interferência em sua rede, como telefones sem fio e fornos de micro-ondas estão entre os principais.

10 –  Melhore o seu sinal Wi-Fi com truques caseiros

Se nenhuma das alternativas de melhorar a sua conexão não está funcionando, você pode tentar modificar a antena do seus roteador ou notebook. Existem diversas formas simples de amplificar o sinal se sua rede sem fio.

11 – Programe o roteador para reiniciar esporadicamente

Como foi dito anteriormente, muitas vezes o roteador pode travar por causa do aquecimento. Por isso, para restaurar o estado normal do equipamento, você pode reiniciar o roteador de tempos em tempos.

12 – Opte por uma rede de 5GHz para serviços pesados

A maioria dos roteadores atuais possuem suporte para as redes dualband, com frequência em que seu sinal Wi-Fi trabalhará.

13 – Utilizando um Roteador Mesh

Outra alternativa interessante para melhorar o sinal Wi-Fi e para quem possui uma casa grande ou precisa ter uma ampla cobertura de sinal é usar um roteador Mesh.

Você posiciona o Roteador Mesh em diversas partes de sua casa para que ele replique a rede Wi-Fi por todo o ambiente.

como-melhorar-sinal-wifi

14 – Sempre verifique a velocidade de sua conexão

Quando você utiliza o celular ou o notebook um pouco mais distante de seu roteador, a velocidade dele geralmente fica abaixo do máximo que a sua conexão fornece.

Essa dica não ajuda a melhorar o seu sinal Wi-Fi, mas é uma boa técnica para fazer a medição de velocidade da sua internet e saber se ela está ou não oscilando.

Para a realização dessa tarefa, a melhor opção é recorrer a aplicativos ou sites que devem ser executados em seu computador ou celular quando conectados ao Wi-Fi.

Veja a seguir dois sites que oferecem esse serviço de medição da velocidade da sua internet.

Gostou das dicas de como melhorar o seu sinal Wi-Fi da sua casa? Então deixe nos comentários a sua opinião, ficaremos felizes em saber! Aproveite as dicas!