U2 faz show solidário surpresa em metrô na Ucrânia

Um pouco de esperança em meio à guerra

Quase 3 meses depois daquele fatídico dia em que as primeiras cidades da Ucrânia foram atacadas, a guerra, infelizmente, continua. No entanto, uma grande onda de solidariedade e comoção tem sido vista em praticamente todo o mundo.

Neste domingo, 8 de março, foi a vez do vocalista Bono Vox e do guitarrista The Edge, ambos do U2, fazerem um show de esperança em uma estação de metrô de Kiev, capital ucraniana.

As imagens do show improvisado foram destaque em inúmeros veículos de comunicação mundo afora. De acordo com um tweet publicado na conta oficial do U2, o convite para a apresentação veio do presidente ucraniano. Até o momento, a mensagem já teve mais de 149 mil curtidas na rede social.

Te interessa?

“O presidente Zelensky nos convidou para fazer uma performance em Kiev como forma de solidariedade com o povo ucraniano e isso é o que nós viemos fazer. Bono e The Edge #EstãoComAUcrânia, diz a publicação.

Segundo a CNN, os artistas estavam acompanhados de Taras Topolia, vocalista da banda ucranina de pop-rock Antytila e que se alistou para lutar no conflito. No Instagram, o perfil da banda diz que eles cantaram juntos a música “Stand by You” de improviso, sem nenhum tipo de ensaio. Bono e The Edge também tocaram ao vivo sucessos como “Sunday Bloody Sunday” e “With or Without You”.

“O povo da Ucrânia não está apenas lutando por sua própria liberdade. Vocês estão lutando por todos nós que amamos a liberdade. Nós rezamos para que vocês possam desfrutar de paz logo”, disse Bono durante um intervalo entre as músicas.

Apresentação de Bono Vox e The Edge em metrô de Kiev (imagem: RTE)

Ajuda no combate à Covid-19

Mais do que uma performance musical, a ação voluntária dos artistas leva esperança e conforto a pessoas que estão conhecendo a face mais brutal da guerra. Um sinal de que as vítimas do conflito não estão sozinhas. E olha que não é a primeira vez que o U2 decide ajudar a humanidade durante uma grave crise.

Em abril de 2020, no começo da pandemia, o grupo anunciou a doação de 10 milhões de euros para o combate ao coronavírus. O valor foi destinado para a compra de equipamentos de proteção para profissionais da linha de frente.

Na internet, muitos comentários elogiaram a sensibilidade do show solidário no metrô de Kiev. “Parabéns, U2, pela apresentação! A música é universal e dialoga com todos, independentemente de religião ou nacionalidade”, diz uma das mensagens.

Já divulgamos aqui no Awebic em mais de uma ocasião e vale o reforço: todos nós podemos ajudar as famílias que estão sofrendo com a guerra na Ucrânia. Clicando neste link, você encontra todas as informações sobre como pode apoiar o trabalho de três instituições que protegem refugiados em todo o mundo: ACNUR, Unicef e Médicos Sem Fronteiras.

Como disse Bono Vox, que a paz chegue logo à Ucrânia!

Fonte: CNN 

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar