Uma homenagem que me fez chorar: este artista construiu uma ‘escada no céu’ com fogos de artifício.

Esta escada para o céu vai te fazer imaginar como seria chegar lá!

publicidade

Quem nunca sonhou em construir uma escada que alcançasse o céu?

Mesmo que essa ideia nunca tenha passado pela sua cabeça, pode ter certeza que alguém da sua civilização já pensou nisso.

Já tentaram a Torre de Babel e tudo indica ser verídica a chegada do homem à lua (será mesmo?).

publicidade

Inspirado na beleza do céu e na metáfora de “ascensão” que a escada nos proporciona, o artista contemporâneo Cai Cho-Qiang (que já é conhecido por criar obras “explosivas”, veja o making of deste trabalho) teve sucesso em sua terceira tentativa de construir uma “escada no céu”.

2015_SkyLadder_A4309_LY_ExplosionEvent_001_cc

Foto: Cai Studio

Por que uma escada de fogos de artifício?

A grande motivação do chinês Cai nasceu em Jerusalém, quando o artista conheceu um rabino local que lhe disse a seguinte frase:

publicidade

Todas as noites, as tumbas dos sábios são acesas, uma a uma, e as luzes iluminam o caminho no vale. Antes do Apocalipse, Deus virá para redimir a humanidade. Em seguida, uma escada vai subir a partir do topo da colina e penetrar as nuvens. Aqueles enterrados aqui vão ser os primeiro a subir a escada para o céu.

Para tornar real a crença do rabino, Cai acreditou no encanto dos fogos de artifício que, de fato, criaram um efeito de luz sensacional no céu da sua cidade natal, Quanzhou.

2015_SkyLadder_A4309_WYC_Process_010

Foto: Cai Studio

A terceira tentativa que deu certo

Como já disse, o projeto do chinês não deu certo logo de cara.

Foram anos de tentativas até que a estrutura sustentada por um gigantesco balão suportasse os 1650 pés (cerca de 500 metros) de altura e 18 pés (quase 5,5 metros) de largura da escada luminosa.

publicidade

2015_SkyLadder_A4309_WYC_Process_004

Foto: Cai Studio

O balão, por sua vez, foi preenchido com 218,950 pés cúbicos (quase 67 m³) de hélio, com uma força de tração de cinco toneladas, para que fosse possível a incrível queima dos fogos brancos que durou dois minutos e meio no céu chinês.

2015_SkyLadder_A4309_WYC_Process_019

Foto: Cai Studio

Para que os fogos se espalhassem rapidamente para cima, dando a sensação de a escada estar “flutuando” no ar, como você vai ver no vídeo abaixo, ela foi completamente coberta por fusíveis de queima rápida. Veja:

https://www.youtube.com/watch?v=rLVQtaZQdR4

Uma homenagem sinceramente iluminada

Cho-Qiang dedicou sua ‘obra de arte’ à família, em especial à sua avó, que acabara de completar 100 anos (ah, os chineses…).

2015_SkyLadder_A4309_LY_ExplosionEvent_002_cc

Uma linda homenagem que iluminou não só o céu de Quanzhou, mas também os olhos dos muitos chineses que acompanharam a “explosão”.

O artista contou com a ajuda dos aldeões locais que se ofereceram gentilmente uma mãozinha no processo de preparação da “escada para o céu”.

2015_SkyLadder_A4309_WYC_Process_016

O que você faria, dentro do seu dom, para presentear as pessoas que você ama?

Eu poderia escrever um texto, um poema ou até tentar criar um álbum de família personalizado, mas uma escada de fogos de artifício seria bem difícil, infelizmente. 🙁

ladder3

Se você achou essa escada tão incrível quanto eu achei, compartilhe aí! 😉