Viajar para Costa Rica: motivos, dicas e a melhor época para esse destino

A energia desse país vai te surpreender!

Viajar para Costa Rica: motivos, dicas e a melhor época para esse destino
publicidade

A Costa Rica é um destino mágico e muito irreverente! A cada ano, a procura pelas suas belezas cresce entre os viajantes. Não é à toa que esse lugar é um dos mais procurados para viver férias inesquecíveis!

Com paisagens super diferenciadas e praias estonteantes, fica difícil não incluir esse país no seu próximo roteiro de viagem!

Quer descobrir tudo sobre a Costa Rica e de quebra receber dicas únicas que vão facilitar a sua trip? Continue por aqui e desbrave um pouco desse lugar incrível!

publicidade

Te interessa?

Planejando sua viagem

Para aproveitar a Costa Rica ao máximo, você deve começar montando um bom planejamento para sua viagem!

Comparado a outros destinos na América Central e América do Sul, essa rota não é uma das mais difíceis! Ainda assim, é preciso atenção para conseguir aproveitar um pouco de cada região sem ficar aquele gostinho de quero mais!

Além das passagens, hospedagens e passeios, é muito importante que você contrate um seguro viagem. Existem inúmeras agências no Brasil que oferecem esse tipo de serviço.

Melhores formas de chegar em Costa Rica

As companhias aéreas brasileiras não oferecem voos diretos para a Costa Rica. Apesar disso, existem muitas rotas possíveis para se chegar ao país. Você pode optar por viagens aéreas ou terrestres e adequar isso de acordo com seu orçamento!

publicidade

Viajar para Costa Rica: motivos, dicas e a melhor época para esse destino

Para quem vai por terra, é possível chegar até o país em ônibus saindo do Panamá e Nicarágua. Quem optar por ir de avião deve buscar conexões em capitais latino-americanas como, Cidade do México e Lima. O trajeto costuma durar em média 8 horas, tudo vai depender do horário das conexões.

Vivendo ao estilo “Pura Vida”

Assim que você chegar em território costarriquenho vai perceber a frase “Pura Vida” estampada nos mais diversos lugares! Além dela descrever o estilo de vida dos nativos locais, representa um cumprimento muito usado por eles.

publicidade

Mas ao pé da letra, o que Pura Vida significa?

A frase indica algo como “oi” ou “olá”, mas pode ser utilizada para descrever qualquer coisa positiva. A repetição dessas palavras transforma a energia e as relações no local!

A frase inspira a viver a vida de forma leve e intuitiva! O contato que a Costa Rica proporciona com a naturezaamplifica esse sentimento! É um verdadeiro espaço de reconexão!

Costa Rica

Conheça clima na Costa Rica

A Costa Rica é um lugar geograficamente rico e isso dificulta a definição do clima por lá. Apesar de ser majoritariamente tropical e úmido, principalmente na área litorânea, o país também possui faixas centrais de clima temperado e locais com clima de altitude.

publicidade

Banhado pelo Caribe e pelo Oceano Pacífico, o país possui uma peculiaridade durante todo o ano. A costa sul caribenha apresenta uma época chuvosa diferente da banhada pelo Oceano Pacífico.

Apesar do ano todo ser de muito calor em ambas as partes, algumas regiões podem contar com temperaturas um tanto baixas. A região de Monteverde, por exemplo, costuma ter um clima um pouco mais ameno. Já nas proximidades dos vulcões, como o Irazu, a temperatura pode chegar até 11 graus.

Essa é a melhor época para conhecer a Costa Rica

Analisando todos os detalhes ditos anteriormente, é possível definir os meses de novembro e dezembro como ideais para o turismo na Costa Rica. Esse é o período com menor incidência de chuvas já que de maio até o começo de novembro elas são recorrentes. 

publicidade

Lembre-se de adequar seu roteiro a esses meses e cuidado ao comprar pacotes de viagem promocional. Geralmente, eles costumam ter validade durante a baixa temporada.

Apesar das chances de chuva, esse é o período em que a vida selvagem fica mais ativa no país. De uma forma ou de outra você vai conseguir curtir ao melhor estilo “Pura Vida”!

Qual moeda é mais recomendada para a viagem?

Assim como em qualquer roteiro, evite o câmbio em casas situadas em aeroportos. Suas cotações costumam ser as mais altas! O mais recomendado na Costa Rica é embarcar com dólares em mãos.

Os comércios locais costumam aceitar bem a moeda e isso pode te ajudar a conseguir colones costa-riquenhos como troco para utilizá-los em pequenas negociações.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Costa Rica é um roteiro caro?

Ao contrário do que muitos pensam, viajar para a Costa Rica pode ter um custo considerável. Ao contrário dos países vizinhos, esse possui um índice mais alto de turistas, e isso colabora para um preço um pouco acima da média.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Viajar para Costa Rica: motivos, dicas e a melhor época para esse destino

Ainda assim, não é um sonho impossível! Com um bom planejamento financeiro, você pode equilibrar os gastos e ainda assim fazer uma excelente viagem! Defina seu orçamento de acordo com o tipo de viajante que você é! Isso interfere diretamente no estilo de hospedagem e na preferência pelos passeios.

Melhores dicas para economizar na Costa Rica

É provável que o seu roteiro de visita ao país passe por cidades tão pequenas que sequer têm caixas eletrônicos. O melhor é ter dinheiro em mãos e conferir se o próximo destino possui algum ATM.

Não se sinta pressionado a dar gorjetas. Nos estabelecimentos da Costa Rica isso não é uma prática comum. Eles raramente acrescentam alguma porcentagem acima do valor final da sua conta.

Busque uma hospedagem que ofereça cozinha. Essa é apenas uma das formas de economizar com a alimentação. Outra opção é escolher sempre pequenos restaurantes locais. Você encontrará comida de ótima qualidade por um preço bem acessível.

Viajar para Costa Rica: motivos, dicas e a melhor época para esse destino

Na maior parte do território costarriquenho a água é potável! A dica é levar uma garrafinha na viagem e abastecê-la sempre que puder. Isso vai te economizar vários colones!

Para fazer passeios com custos mais baixos, evite fechá-los diretamente com grandes agências de viagem. Por toda parte, existem pequenas empresas que podem oferecer esse serviço por um preço bastante acessível!

Agora você já sabe tudo que precisa para tornar sua ida à Costa Rica perfeita! Esse país é encantador e te dá a possibilidade de apreciá-lo de forma econômica. No entanto, o contato direto com a natureza pode causar alguns acidentes! Invista em um bom seguro de viagem e curta esse super destino! Tenho certeza de que você não irá se arrepender!

Veja mais ›
Fechar