Como dizer ao mundo que encontraram vida alienígena?

Já tem gente pensando nisso.

publicidade

Você acredita em extraterrestres? Que há vida fora da terra?

Independente se você acredita ou não, tem muita gente que tem certeza e está só esperando o dia em que isso será escancarado para o mundo.

Mesmo que você não acredite, provavelmente, já parou para pensar em como são os alienígenas.

publicidade

Que forma eles têm? Qual o tamanho deles? Eles são parecidos conosco ou são gosmentos e horripilantes como nos filmes de ficção científica que vemos nos cinemas?

Essas são algumas questões que muitos de nós com certeza já paramos, em algum momento, para nos perguntarmos.

Mas pensando em outra questão ligada a isso, você já parou para se perguntar como seria dada a notícia para a humanidade de que foi achada vida alienígena?

Provavelmente não. Mas tem gente que já está pensando nisso.

publicidade

vida alienigena

Esse é um tema discutido em um artigo dos astrônomos Duncan Forgan e Alexander Scholz, da Universidade de St Andrews, na Escócia.

Eles examinaram os protocolos que já estão em vigor caso isso aconteça, e sugeriram maneiras para que as pessoas envolvidas na descoberta se preparem para o ataque da mídia que viria com essa descoberta.

De acordo com eles, “Uma preocupação fundamental para os cientistas que buscam por inteligência extraterrestre é a reação do mundo ao conhecimento que os seres humanos não são a única civilização tecnológica no universo”.

Eles sugerem que o “choque cultural” de tal descoberta vai colocar os cientistas sob questionamento intenso, e que eles devem estar preparados para isso.

publicidade

Ao contrário do que muitos teóricos da conspiração pode fazer crer, não haverá “governo encobrindo” no caso de uma descoberta de vida fora da terra seja feita.

Em vez disso, como qualquer descoberta científica, o protocolo terá de ser seguido. Resultados preliminares terão que ser divulgados ao público, com estudos subsequentes necessários para verificar – ou refutar – a descoberta.

Para muitos isso seria algo grandioso, porém, isso por si só levanta problemas.

Este é um tema feito com intenso interesse público, que acumula enorme atenção. Qualquer sinal confirmado de origem extraterrestre inteligente, sem dúvida, se tornará notícia de primeira página em todo o mundo.

Por isso, os autores do artigo querem cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence, que é o órgão mundial e referência no assunto), se prepararem para esta eventualidade tendo um bom relacionamento com o público através de todas as formas de mídia, como Twitter, jornais tradicionais, blogs e outros meios de comunicação, onde as potenciais descobertas podem ser discutidas em detalhe.

Nas palavras dos autores do artigo, “Os cientistas do SETI devem estar preparados para mais do que simplesmente anunciar uma descoberta através de comunicado de imprensa, mas para ser um voz de confiança na conversa global que começará após o anúncio inicial.”

Já existem protocolos elaborados pela Academia Internacional de Astronáutica (IAA), feitos em 1989 e revisto em 2010, caso essa descoberta aconteça.

Mas, como observam os autores, ainda há “nenhuma orientação específica para a comunicação dos cientistas com o público em geral usando métodos modernos de difusão de notícias.”

Se você acha que isso é um tremendo exagero, só dar uma rápida pesquisada sobre “War of the Worlds”, uma transmissão de rádio em 1940 para ver como as coisas podem dar errado quando um anúncio semelhante foi feito.

Quando algo parecido foi repetido no Equador, em 1949, o pânico das pessoas custou a vida de cerca de 20 pessoas.

No caso de ocorrer uma descoberta desse porte, transmitir a informação correta será fundamental.

De acordo com Seth Shostak, diretor do SETI:

“No início, nós dizíamos que qualquer descoberta de sinal extraterrestre seria anunciado com uma conferência de imprensa. Mas em 1997, quando ocorreu um alarme falso em um dos programas de busca, e isso vazou para o New York Times, percebemos que anúncios formais eram um sonho.”

Como os métodos de busca para sinais alienígenas melhoraram e se intensificaram, estamos cada vez mais perto de descobrir que não estamos sozinhos no universo.

Por isso, quando essa hora chegar, é melhor estar preparado.

Fonte: iflscience.com.

COMENTÁRIOS | Deixe sua opinião!

comments