Vitamina D: para que serve e como evitar sua CARÊNCIA

Entenda a importância dessa vitamina para sua saúde!

Vitamina D: para que serve e como evitar sua CARÊNCIA
Vitamina D: para que serve e como evitar sua CARÊNCIA
publicidade

Você sabia que a Vitamina D é um dos grandes solúveis essencial para a saúde do ser humano? 

Muitos dos alimentos que comemos diariamente contêm quantidades significativas desse tipo de vitamina, como carne, peixes gordurosos e certos cogumelos.

Em comparação aos outros tipos de vitaminas que você consume através de suas restrições alimentares, a Vitamina D pode ser inserida no corpo quando você estiver exposto ao Sol.

publicidade

Te interessa?

É por esse e outros motivos que essa vitamina é tecnicamente considerada um hormônio natural para a manutenção de nossa saúde. Quer saber mais sobre ela? Veja mais a seguir!

Quanta Vitamina D preciso para ser saudável?

Em relação às pessoas com a saúde boa, a quantidade necessária de Vitamina D consumida por dia pode variar de acordo com a idade e a recomendação médica.

Para que a vitaminada faça um bom efeito no corpo, é fundamental a pessoa saber que algumas recomendações gerais.

Vitamina D

Como, por exemplo, se uma profissional de saúde estiver verificando os seus níveis sanguíneos, ele pode recomendar doses com base nas suas necessidades.

publicidade

Se uma pessoa sofre de osteoporose, nesse caso o médio irá sugerir um exame de sangue para estabelecer a veracidade dos níveis de Vitamina D no corpo.

Assim, como base nos resultados que o profissional de saúde apresentar, a quantidade de suplemento da Vitamina D vai ser personalizado exclusivamente para você.

14 chás que aumentam a IMUNIDADE e melhoram seu bem-estar

publicidade

Por que a Vitamina D é tão importante para a saúde?

Esse tipo de vitamina é uma das muitas suplementação de que o corpo humano necessita para manter-se saudável. Confira a seguir alguns das funções da Vitamina D para a saúde, são elas:

1 – Melhorar a saúde dos ossos e manter eles fortes

Ter os ossos do corpo com saúde irá proteger você de vários tipos de doenças, você sabia disso?

Um exemplo de doença é o raquitismo, essa enfermidade é um tipo de distúrbio que faz com que muitas crianças tenham ossos moles e fracos.

Vitamina D

A causa do raquitismo em crianças é a falta de Vitamina D no corpo. Por isso, nós precisamos desse tipo de vitamina para que o fósforo e o cálcio possam ser utilizados para desenvolver os ossos.

publicidade

Já nos adultos, ter os ossos fracos e moles é uma condição ruim bastante conhecida como osteomalácia.

2 – Melhorar o funcionamento das glândulas paratireoides

Você já ouviu falar em glândulas paratireoides? Sabia que elas funcionam minuto a minuto para manter equilibrado o cálcio no sangue, assim, se comunicando com esqueleto, intestino e rins?

Quando tem cálcio e a Vitamina D o suficiente na dieta de uma pessoa, o cálcio da dieta é absorvido e bem aproveitado em todo o corpo humano.

Além disso, se a ingestão de cálcio não for o suficiente ou a Vitamina D for pequena, as glândulas paratireoides pegarão o cálcio do esqueleto para manter a taxa normal no sangue.

publicidade

20 benefícios do ALHO que você com certeza não conhecia AINDA!

3 – Absorção de cálcio 

Você sabia que o cálcio, junto com a Vitamina D, auxilia no desenvolvimento dos ossos e mantê-los saudáveis e fortes?

Isso porque os ossos moles e fracos podem levar a osteoporose, assim, perdendo a densidade óssea, que pode levar a fraturas no futuro.

Vitamina D

Uma vez tomada a Vitamina D por exposição ao Sol ou via oral, o suplemento é convertida em uma forma ativa da vitamina.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Portanto, essa forma ativa da vitamina tem o poder de promover a absorção de cálcio ideal para pessoas fazendo dieta. 

Quais as consequências da falta da Vitamina D?

Consumir a Vitamina D o suficiente também pode auxiliar a manutenção da saúde do corpo humano, assim, protegendo a pessoa contra doenças.

Além da proteção, esse tipo de vitamina ajuda no tratamento de muitas doenças. Portanto, a falta de vitamina D no corpo pode causar algumas complicações, como:

  • Esclerose múltipla e  Diabetes;
  • Câncer no cólon, câncer de mama e de próstata;
  • Algumas infecções e problemas no sistema imunológico;
  • Hipertensão e algumas doenças no coração;
  • Provocar quedas em pessoas mais velhas de idade.

Para evitar esses tipos de complicações de saúde, é muito importante a pessoa saber consumir de forma correta a Vitamina D. Você já parou para pensar quais são as fontes de esse tipo de vitamina?

Vitamina D

Uma pessoa pode consumir a Vitamina D de várias formas possíveis, como:

  • Por meio de suplementos nutricionais receitado por um médico;
  • Através das comidas que você consume diariamente;
  • Expor-se ao Sol de 15 a 20 minutos três dias por semana.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Viu a importância desse tipo de vitamina para a manutenção da saúde? Mais fácil ainda é como você pode consumir, não é mesmo? Então comece hoje mesmo a melhorar a sua saúde.

CHÁ DE ERVA-CIDREIRA: 14 benefícios para restaurar sua saúde

Quais os efeitos do baixo teor de Vitamina D no corpo?

A falta desse tipo de vitamina no corpo nem sempre mostra os sintomas óbvios, porém, sem um tratamento adequado pode haver consequências significativas para a sua saúde.

Você sente dores nos ossos, nos músculos ou sente um amolecimento dos ossos? Sabia que isso pode ser um grande sinal de que o seu corpo necessita de Vitamina D?

Muitas pessoas com deficiência de Vitamina D arriscam ter muitas complicações na saúde.

Vitamina D

Por isso, se você apresenta algum sintoma ou acha que pode estar em risco por deficiência da Vitamina D, é recomendado você procurar um médico especializado para aconselhar e acompanhar o seu caso.

Sendo assim, para tratar esse seu problema de falta de Vitamina D no seu corpo, o profissional de saúde irá recomendar uma suplementação de vitamina e outras mudanças de hábitos quem contribuirão para o tratamento.

Além disso, é importante você entender que a superexposição os raios de Sol nunca é recomendado para suprir a deficiência da Vitamina D.

O recomendado é sempre buscar orientação de tratamento com profissionais de saúde para tratar a ausência de vitaminais essenciais para a sua sobrevivência.

Com a forma de tratamento em mãos, procure sempre cumprir e mudar os seus hábitos para ter uma boa recuperação da saúde.

Você gostou de saber mais sobre como a Vitamina D é importante para a nossa saúde e como a falta dela pode ser ruim? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Veja mais ›
Fechar