Você precisa conhecer a Areia que Canta: esse paraíso tem uma areia que canta de verdade

A região de Brotas é realmente surpreendente!

Você precisa conhecer a Areia que Canta: esse paraíso tem uma areia que canta de verdade (Imagens: Unsplash)
Você precisa conhecer a Areia que Canta: esse paraíso tem uma areia que canta de verdade (Imagens: Unsplash)
publicidade

Areia que Canta é o nome de uma nascente gigante e de águas cristalinas, no município de Brotas, interior de São Paulo. O destino além de lindo é bastante curioso e o seu nome já revela o porquê. 

Se você está em busca de um destino icônico e diferenciado no Brasil, mas ainda não sabe por onde começar a procurar, confira este guia turístico completo sobre a Areia que Canta. 

Tenho certeza de que você vai se encantar pelas belezas naturais da região e cogitá-la como destino das suas próximas férias. Preparado para essa aventura? Vamos descobrir o que há de especial em Areia que Canta e programar as férias dos seus sonhos. 

publicidade

Te interessa?

Areia que Canta: Uma nascente incrível  

A nascente que deu nome à região é conhecida por suas águas cristalinas. Além disso, é considerada uma nascente gigante, o que torna o cenário ainda mais paradisíaco. 

Você precisa conhecer a Areia que Canta: esse paraíso tem uma areia que canta de verdade (Imagens: Unsplash)
Você precisa conhecer a Areia que Canta: esse paraíso tem uma areia que canta de verdade (Imagens: Unsplash)

A formação ocorreu ao longo de séculos, responsáveis por sedimentar e movimentar grãos de Areia formado por quartzo. O mineral proporciona grãos fininhos e que ao serem manuseados emitem um certo ruído. 

Algumas pessoas afirmam que ele é semelhante ao feito por uma cuíca, instrumento musical muito conhecido, utilizado principalmente nas baterias de escola de samba. 

publicidade

Já deu para entender por que o nome da nascente é Areia que Canta, não é? Agora vamos descobrir tudo o que você precisa para fazer uma viagem perfeita e inesquecível. 

Lembrando que a região é ótima para quem gosta de desbravar a natureza. Também não precisa se preocupar, pois a estrutura foi pensada para trazer uma certa Acessibilidade a turistas e viajantes de todas as idades. 

Se você gosta de turismo de aventura, não deixe de conferir esse roteiro nacional incrível 

publicidade

Onde fica a Areia que Canta? 

A nascente Areia que Canta está localizada no interior de uma propriedade privada, denominada fazenda tamanduá. Ao longo de décadas, ela tem sido importante para movimentar as atividades turísticas na cidade de Brotas. 

Nós já falamos sobre o município antes. Ele é reconhecido por suas nascentes e cachoeiras. Se você ainda não conferiu este conteúdo, vale a pena mergulhar em outros conceitos que envolvem a cidade. 

Quanto mais você souber, mais imersiva e eficiente será sua experiência. Também vale a pena montar outros tipos de roteiro, além do que leva até a nascente Areia que Canta. Quer descobrir quais são? 

A cidade Paulista com as cachoeiras mais surreais do Brasil é Brotas, confira agora 

publicidade

Como chegar? 

A opção mais confortável para chegar até Brotas é em carro particular ou alugado. Esse tipo de transporte trará mobilidade, agilidade, conforto e praticidade para férias tranquilas. Ele é ideal, principalmente se você viaja com crianças ou idosos

Você precisa conhecer a Areia que Canta: esse paraíso tem uma areia que canta de verdade (Imagens: Unsplash)

Se não é o seu caso e você deseja economizar, vale a pena fazer o trajeto utilizando ônibus interestaduais ou intermunicipais. Quem sai do centro de São Paulo, por exemplo, deve seguir para a Rodoviária e adquirir um ticket até Brotas, que custa em média 88 reais. 

Táxis e transportes de aplicativo podem ser uma opção. No entanto, é o método mais caro para chegar até a cidade. 

O que vou encontrar? 

Apesar de completamente imerso na natureza, no lugar onde está a nascente Areia que Canta também funciona um hotel fazenda. A estrutura completa, oferece aos visitantes o conforto necessário para descansar, longe da agitação da cidade. 

publicidade

O turismo da região e a visitação até a nascente utiliza métodos sustentáveis. 

O impacto ambiental é controlado, para que a exploração turística cause o mínimo de alterações no meio ambiente. Essa preocupação inspira os viajantes a assumirem essa postura, não apenas enquanto visitam a fazenda, mas também ao se deslocarem para outros locais. 

A visitação sustentável ocorre para garantir os estudos geológicos e biológicos que ocorrem na região. Tudo isso, sem abrir mão da visitação do público. Afinal, Areia que Canta é um daqueles lugares que todo mundo deveria conhecer um dia. 

Mas não é só isso que você encontra em Brotas. A cidade conta com outros pontos turísticos, também voltados ao ecoturismo e que vão te surpreender. No fim deste guia, você confere quais são os outros roteiros que valem a pena incluir em seus dias de viagem. 

publicidade

Se você gosta de aventuras, não deixe de conhecer tudo sobre Fernando de Noronha 

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quanto custa viajar até lá? 

Você precisa conhecer a Areia que Canta: esse paraíso tem uma areia que canta de verdade (Imagens: Unsplash)

O que há de melhor neste roteiro é o custo-benefício. No hotel fazenda Areia que Canta, os hóspedes possuem acesso garantido a área reservada da nascente. O melhor de tudo é que estarão hospedados no melhor hotel da região. 

Sua estrutura é completa, com sistema all inclusive, estacionamento, internet, hidromassagem e muito mais. Os hóspedes podem escolher entre os apartamentos que se adequam melhor ao orçamento. 

Durante o verão, os preços costumam ser um pouco mais altos.

Levando em consideração algumas Datas para janeiro de 2023, 2 diárias para casal, com todas as refeições inclusas, na suíte Flamboyant, saem em torno de 3600 reais.  

Os quartos mais completos, com direito a varanda e hidromassagem, custam em média 2000 reais a diária. 

Lugar perfeito para a sua lua de mel 

Os pombinhos recém-casados vão adorar a região de Areia que Canta. Ao se hospedarem no hotel fazenda, poderão desfrutar de todo o conforto e privacidade que os noivos precisam para desfrutar da lua de mel. 

A tranquilidade e o atendimento especializado, tornam essa experiência ainda mais proveitosa. Essa também é uma oportunidade do casal se conectar, emoldurados por uma natureza rica e preservada. 

Outros roteiros na região 

E como prometido, não poderíamos deixar de fora outros roteiros incríveis na região de Brotas. Para tornar o seu passeio completo, conheça também os mais belos lugares espalhados pela cidade. Cada um deles, possui um aspecto natural especial. 

Você precisa conhecer a Areia que Canta: esse paraíso tem uma areia que canta de verdade (Imagens: Unsplash)

Se você está em busca de aventuras na natureza, reserve alguns dias para visitar esses pontos de parada. Tenho certeza de que eles vão te surpreender e deixar aquele gostinho de quero mais. 

  • Parque dos Saltos 
  • Ecoparque Cassarova 
  • Recanto das cachoeiras 
  • Cachoeira 3 quedas 
  • Cachoeira saltão 
  • Cachoeira do Astor 
  • Fundação Cel 
  • Casa da cachaça 

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade

Algumas dessas paradas são perfeitas para quem quer se conectar com a natureza, já outras, imprescindíveis para quem gosta de história, biologia e astronomia. Monte o seu roteiro de acordo com os seus interesses. 

Veja mais ›
Fechar