Você sabe qual o lado bom do ciúme? Acredite, ele existe!
Você sabe qual o lado bom do ciúme? Acredite, ele existe!

Você sabe qual o lado bom do ciúme? Acredite, ele existe!

Saiba como tirar bom proveito do ciúme moderado e amadurecer seu relacionamento!

publicidade

É muito comum ouvirmos pessoas demonstrando apenas o lado ruim do ciúme. Mas será mesmo que o ciúme tem apenas um lado negativo?

Claro, sem esquecer que há situações em que o ciúme se torna sim um problema, como algo patológico ou problemático. Ao leve sinal disso, procure melhorar o quanto antes!

Porém, queremos aqui apresentar o ciúme comum do dia a dia, aquele que sentimos e conseguimos controlar e perceber. Um lado saudável dessa situação!

publicidade

O ciúme pode sim ter uma coisa bom, mas isso só acontecerá se a pessoa saiba lidar com ele. Pensando nisso, vamos detalhar alguns aspectos positivos do ciúme em um relacionamento. Acredite, ele existe!

O ciúme pode fazer você dar mais valor ao cônjuge

Vamos a um exemplo! Digamos que seu parceiro comentou que foi elogiado por uma mulher do trabalho, que até pediu o número do telefone. Como você se sentiria nesse momento?

lado-bom-ciúmes

Como seu parceiro percebeu as intenções da mulher, ele educadamente negou passar o número do telefone para ela, acrescentando que tinha uma namorada. 

publicidade

Ele te conta o que aconteceu e você sente uma mistura de sensações moderadas, como:

  • Raiva;
  • Medo;
  • Ansiedade.

Resumindo, você está com ciúmes! E é nessas horas que você sente vontade de brigar com seu parceiro e ir até o trabalho descobrir que é a mulher. Mas essa atitude não vai resolver nada.

Quando esse sentimento não é doentio…

Porém, preste atenção! Para que você não se consuma com esses sentimentos ruins gerados pelo ciúmes, é importante você ter em mente algumas coisas para tirar proveito dessas situações, como:

  • Perceber a sorte que é tê-lo ao seu lado;
  • Manter firme o relacionamento; 
  • Refletir no melhoramento do relacionamento;
  • Continuar valorizando o parceiro, pois outras pessoas estão de olho. 

lado-bom-ciúmes

Entendeu como você pode tirar proveito desses sentimentos de medo e inseguranças? É nesses pontos que os ciúmes fazem você se voltar a dar importância para seu parceiro, afinal de contas, você sentiu que poderia perdê-lo.

publicidade

Ou seja, no lugar de brigar por ciúmes, você apenas irá buscar novas formas de melhorar seu relacionamento

O ciúme pode fazer você se preocupar mais com a aparência

Levando em consideração o exemplo dado anteriormente, que pode levar alguém ter ciúmes, vamos pensar um pouco agora sobre aparência.

Vamos imaginar que por você ter sentido que outra mulher pode estar interessada no seu parceiro, essa mulher acaba virando sua “concorrente”. Deixando claro que isso não é uma competição

Mas como se dar bem nessa situação? Primeiro, você já está com a vantagem, afinal de contas, você está com ele e ele é apaixonado por você.

Se mostrar bem consigo mesmo também é consequência!

Parando para pensar, essa mulher nem é mais uma ameaça, correto? Porém, mesmo assim você precisa assume a briga e demonstrar que é a melhor para ele, então passe a querer impressioná-lo. 

E é nessa horas que você percebe que nos últimos dias ou mês tem deixado a sua aparência um pouco de lado

Além disso, por mais que seu parceiro não tenha reclamado de sua aparência em casa, talvez você deva fazer algo a respeito disso. 

lado-bom-ciúmes

Por isso, volte a ter os cuidados que tinha quando a relação de vocês eram no início, quando se encontrava com ele e se arrumava toda só para impressioná-lo. 

Os momentos de ciúmes podem aflorar essa preocupação em você, e isso é bom.

O ciúme fará você ter a necessidade de conquistar novamente

Ter ciúmes ainda pode fazer com que você tenha a necessidade de tentar conquistar novamente seu parceiro. Por mais que isso não seja tão necessário, você não vai perdê-lo.

Porém, seus esforços de tentar impressionar seu parceiro podem dar frutos. Quando um relacionamento de longo prazo esfria, uma excelente forma de aquecer é através da conquista. 

Está na hora de você suar esses sentimentos de ciúmes para demonstrar para ele que a relação pode ser melhor, que as coisas boas do passado podem voltar. 

Essa seria uma ótima forma de lidar com os ciúmes e ao mesmo tempo reconquistar seu amor. Faça isso! 

O ciúme pode revelar falhas no relacionamento

Em algumas situações, os ciúmes podem ocorrer porque seu parceiro deu atenção para outra mulher ou aceitou a cantada de alguém. 

lado-bom-ciúmes

Nesses casos, se o seu parceiro chegou ao ponto de aceitar a cantada de uma mulher, isso pode significar que ele não está satisfeito com você.

Isso pode ser um sinal de que há algo muito errado com o relacionamento de você. 

Mesmo nessas situações, você pode tirar dos ciúmes algo positivo, pois esse sentimento está te alertando para algum problema no relacionamento. 

Além disso, você pode perceber esses sinais e tentar fazer algo para consertar a situação ou entender que a relação de vocês está desgastada. 

Independente do que você está passando por causa dessa situação, o ciúme te mostrou uma maneira de detectar problemas, dependentemente do que as outras pessoas lidam com isso. 

Por isso, leve em consideração importância do autoconhecimento e tente lidar de forma madura e diferente com algumas dessas situações de ciúmes.

COMENTÁRIOS | Deixe sua opinião!

comments