Adeus incômodo! Fazendo os sintomas da MENOPAUSA fluírem com Yoga

Saiba como eliminar de vez os sintomas da menopausa!

Adeus incômodo! Fazendo os sintomas da MENOPAUSA fluírem com Yoga
Adeus incômodo! Fazendo os sintomas da MENOPAUSA fluírem com Yoga

Se você é mulher, muito provavelmente já ouviu falar sobre a menopausa. Ela nada mais é do que um evento físico que ocorre naturalmente nas mulheres a partir dos 50 anos. A principal característica trazida por ela é o fim da menstruação de forma definitiva

Sendo assim, a partir da menopausa, os ovários femininos não são mais capazes de gerar hormônios como o estrogênio e progesterona. Ambos são responsáveis por gerenciar o ciclo menstrual e quando não estão mais sendo produzidos, os ciclos se encerram

Esse período, também chamado de climatério, acaba causando muitas dúvidas nas mulheres. É por isso que neste artigo iremos desvendar o assunto e explicar como a Yoga pode ser uma forte aliada no combate aos seus sintomas. 

PRINCIPAIS SINTOMAS DA MENOPAUSA 

O mais comum e comentado entre os sintomas são as ondas de calor, que fazem as mulheres suarem! Muitas delas relatam que o calor surge nos membros inferiores até se espalhar por todo o corpo. 

Além disso, a menopausa pode causar alterações no sono, ansiedade e muita irritabilidade! Outro aspecto que vale ser citado é a diminuição na libido, perca da firmeza na pele e casos de osteoporose, doença causada pela fragilidade óssea. 

Para aquelas mulheres que sofrem com os sintomas, o mais indicado é buscar por acompanhamento médico. Em boa parte dos casos, os profissionais indicam tratamentos com reposição hormonal.

Sendo assim, aumentam os índices de estrogênio, hormônio responsável por regular boa parte das funções corporais femininas. 

17 aplicativos para melhorar seu bem-estar e sua qualidade de vida

EXERCÍCIOS NO COMBATE AOS SINTOMAS DA MENOPAUSA 

Se você pratica exercícios com regularidade, muito provavelmente sentirá muito pouco os efeitos da menopausa! Uma prática regular permite o alivio dos sintomas e oferece mais qualidade de vida a você! 

A Yoga pode ser uma grande aliada nesse processo, principalmente para as mulheres que não costumam fazer exercícios de alta intensidade.

Além disso, a técnica possui asanas (posturas) poderosas, capazes de trabalhar áreas especificas do corpo, proporcionando alivio imediato não só para os sintomas da menopausa, mas também para muitas outras coisas! 

Se toda mulher soubesse DESSE BENEFÍCIO, fariam yoga todos os dias!

O método fortalece toda sua musculatura, principalmente a abdominal. Outro ponto positivo é o fortalecimento e alinhamento da coluna! Com a Yoga, é possível:

  • prevenir fraturas e eliminar dores que atrapalham o seu dia-a-dia! 

Além disso, a técnica ajuda reduzir o estresse e pode ser utilizada de forma direcionada para combater crises de ansiedade. Essa modalidade é capaz de liberar endorfina, como qualquer outra atividade física. Esse hormônio auxilia na sensação de bem estar! 

Saudação ao Sol: a sequência de posturas de yoga para fazer em 15 minutos

A MENOPAUSA E A INDIVIDUALIDADE FEMININA 

Cada mulher possui um organismo diferente e isso colabora para que os sintomas da menopausa não sigam um padrão. A individualidade física faz com que os sintomas mudem de acordo com cada pessoa, por isso, o que serve para você, talvez não faça tanto sentido assim para a sua amiga, por exemplo! 

No entanto, a Yoga consegue agregar benefícios independentemente da intensidade dos seus sintomas.Vamos descobrir como? 

YOGA: COMO A TÉCNICA PODE TE AJUDAR? 

Muitos pesquisadores ao redor do mundo traçaram comparativos entre mulheres na menopausa que praticaram yoga e outras que não!

Os estudos afirmam que em comparação com aquelas que não fizeram nenhum tratamento, as mulheres praticantes de yoga tiveram uma redução drástica nos sintomas causados pela menopausa. 

Além das questões psicológicas, como irritabilidade e ansiedade, as mulheres que se dedicaram a atividade puderam notar até mesmo o desaparecimento das ondas de calor e da transpiração.

Segredos da Meditação: como pessoas comuns despertam a paz interior

Um momento de cuidado extra!

Sendo assim, a Yoga demonstrou que tem tanto potencial quanto qualquer outra atividade. Isso só demonstra o quanto é importante para a manutenção da nossa saúde:

  • manter regularidade na prática de exercícios. 

Outro aspecto interessante é que não existe um método específico para que a Yoga faça efeito. Ou seja, você pode buscar pela técnica que mais esteja de acordo com o seu estilo de vida ou limitações. 

Lembrando que a Yoga tem como princípio a inclusão! Sua prática pode ser feita por pessoas de qualquer idade, peso ou condição física. Ela não possui contraindicações ou efeito colateral. Apenas benefícios inestimáveis

Antidepressivo natural: técnicas de respiração do yoga para acalmar a mente

A MENOPAUSA E A LUTA PARA MANTER O PESO 

Já existem estudos que comprovam que o estrogênio é um dos hormônios que ajudam a controlar o peso. Quando há a redução em sua produção, é possível que o ganho de peso faça as mulheres entrarem em uma verdadeira guerra contra a balança. 

Se o índice do hormônio está baixo…

A tendência é que o apetite aumente e a vitalidade física diminua. É aí onde surge o tão temido ganho de peso pós menopausa. A redução do hormônio pode ser responsável pela queda no metabolismo e isso merece sua atenção! 

Mais uma vez a Yoga se apresenta como uma solução! Esse exercício não só queima calorias, como também auxilia no ritmo do metabolismo.

Se você não quer ter que se preocupar com o ganho de peso, ansiedade ou falta de humor, o melhor a se fazer é buscar qual método você se identifica mais! 

A alimentação também deve receber atenção…

Além e praticar exercícios regularmente, você precisa fazer uma reeducação alimentar! É importante seguir uma dieta rica em vitaminas e minerais. Tudo isso vai te ajudar a suprir a carência hormonal de forma efetiva! 

ESCOLHENDO O MELHOR MÉTODO DA YOGA 

O método mais indicado para mulheres que estão enfrentando a menopausa é o Hatha Yoga. Ela ajuda na regularização do seu sistema endócrino, eliminando toxinas e auxiliando no equilíbrio do seu sistema nervoso

Além disso, as asanas melhoram sua capacidade cardiorrespiratória, fortalecendo o sistema cardiovascular e imunológico. Se você nunca ouviu falar sobre o Hatha Yoga, saiba que essa é a forma mais clássica de se praticara a atividade! 

UMA POSTURA ESPECIAL! 

A Salamba Sarvangasana, ou popularmente conhecida como Postura da Vela, é uma asana especial no combate aos sintomas da menopausa. 

Aprenda como faze-la: 

  1. Deitada de costas no chão, apoie seus ombros sobre uma manta ou toalha dobrada. 
  2. Coloque as mãos espalmadas sobre o chão e leve as penas para cima da cabeça, como quem tem a intenção de tocar o chão com os pés. 
  3. Agora com as duas mãos apoiadas na região do quadril, forme um ângulo de noventa graus, de forma perpendicular ao chão. Fique o tempo que conseguir. 
  4. Desafaça o movimento lentamente e repita sempre que achar necessário! 
publicidade