10 filmes tão bons quanto Parasita que você pode encontrar na Netflix

A vitória de Parasita no Oscar voltou a atenção do resto do mundo para o cinema sul-coreano. Pensando nisso, resolvemos selecionar alguns dos melhores títulos disponíveis na Netflix.

publicidade

Na noite do último domingo, testemunhamos Parasita fazer história na 92ª cerimônia de entrega dos prêmios da Academia. No entanto, muito antes do reconhecimento hollywoodiano, o filme dirigido por Bong Joon-ho já havia se consolidado como o filme sul-coreano mais bem sucedido de todos os tempos, pelo menos até então. Assim, após transcender as fronteiras da Ásia e nos ensinar a ultrapassar as barreiras da legenda, parecia não haver uma conquista maior para Parasita. Engano o nosso.

Logo que foi liberada a lista de indicados ao Oscar, nos deparamos com a produção estrangeira concorrendo em seis categorias. Sem dúvidas, isso já foi suficiente para chamar a atenção da mídia. Contudo, a real reviravolta se deu quando o longa-metragem recebeu quatro estatuetas e, dentre elas, a mais almejada da noite, a de Melhor Filme. Essa vitória pode ter sido uma surpresa para o resto do mundo, mas já vinha sendo aguardada há anos pelo cinema coreano, que vem recebendo investimento do governo desde o fim dos anos 90.

Sendo assim, apenas da vitória de Parasita ter voltado os holofotes para a indústria cinematográfica sul-coreana só agora, a mesma já vem se destacando há anos. Por isso, resolvemos selecionar alguns dos melhores filmes sul-coreanos disponíveis na Netflix. Você pode conferi-los logo abaixo.

publicidade

10. 26 Years (2012)

Invent Stone Corp.

Inspirado em um dos eventos mais trágicos que já assolou a Coréia do Sul, 26 Years conta a história de cinco pessoas se unindo para matar o responsável pelo massacre de civis inocentes. Em suma, uma praticante de tiro esportivo, um gângster, um policial, um empresário e o chefe de uma empresa privada se consideram as maiores vítimas do ataque e planejam caçar o responsável. Contudo, o alvo deles é, simplesmente, um ex-presidente que vive sob proteção policial. Ademais, considerando que aborda um conteúdo politicamente sensível, esse longa quase não saiu do papel. Inclusive, alguns rumores apontam que o governo conservador atrasou a produção do filme.

publicidade

9. High Society (2018)

Netflix

Segundo a descrição dada pela Gigante do Streaming, High Society é um filme que apresenta “Uma ambiciosa curadora de obra de arte e seu marido, um professor de economia. Enquanto o último tem pretensões políticos, o casal está disposto a fazer qualquer coisa para ascender socialmente”. Ao passo que Parasita aborda a temática de desigualdade social e a luta de classes por sobrevivência, esse longa nos fornece uma perspectiva contrastante, voltada para a ambição. Sendo assim, essa é uma opção que pode gerar debates interessantes se você gostou do longa de Bong Joon-oh.

8. Psychokinesis (2018)

Next Entertainment World

Do mesmo diretor de Invasão Zumbi, Psychokinesis se trata do primeiro filme de super-herói sul-coreano. Assim, vemos uma narrativa que segue um segurança bancário que obtém poderes telecinéticos – mesmas habilidades que a Eleven de Stranger Things e a Jean Grey de X-Men possuem – após beber uma água infectada por um meteoro. Em seguida, nosso protagonista tem que decidir o que fazer com seus poderes e não demorar para ele descobrir que o Tio Ben estava certo quando mencionou as responsabilidades. Enfim, o longa foi bem recebido pela crítica e foi altamente elogiado por apresentar uma visão diferente do que nos acostumamos a ver em produções da DC e Marvel.

publicidade

7. A Bruxa: Parte 1 – A Subversão (2018)

Warner Bros.

Após fugir de uma instalação do governo, uma jovem é adotada por um casal de idosos. Embora sua perda de memória tenha levado a garota a esquecer seu passado, isso não atrapalha sua construção de um futuro. Assim, ela cresce e se torna uma brilhante estudante do ensino médio, chegando a competir em um programa transmitido nacionalmente. No entanto, assim que ela aparece na TV, pessoas estranham começam a surgir em sua vida, isso inclui funcionários do governo. Além de ser um sucesso de bilheteria, o longa agradou a crítica.

6. Um Dia Difícil (2014)

Showbox Entertainment

Aqui acompanhamos a história de Ko, um detetive corrupto que perdeu a mãe recentemente. No entanto, durante o enterro de sua progenitora, o policial acaba atropelando um sem-teto que vagava pela estrada. Com medo de ser acusado, Ko enterra o corpo no caixão de sua mãe. Surpreendentemente, mais tarde descobrimos que o tal “sem-teto” era, na verdade, um assassino procurado que sabia o paradeiro de uma grande quantia de dinheiro. A partir daí, a vida de Ko vai só ladeira abaixo. Segundo os críticos no Festival de Cannes de 2014, esse longa é “um thriller bem feito, com suspense e flashes de humor impecáveis”.

5. Pandora (2016)

Next Entertainment World

Pandora foi o primeiro filme coreano a ser pré-vendido para a Netflix. Em novembro de 2016, três semanas antes do lançamento no cinema, o serviço de streaming adquiriu direitos internacionais exclusivos para transmitir o longa em 190 países. Ademais, o enredo da produção gira em torno de um desastre nuclear onde um homem arrisca a própria vida para salvar sua família. Por fim, além de abordar tragédias naturais e nucleares, Pandora conta com muita ação e drama.

4. Drug King (2018)

Netflix

Além de contar com uma excelente avaliação crítica, Drug King apresenta um rosto familiar. Estamos falando de Song Kang-ho, o Sr. Kim de Parasita. Aqui, o patriarca da família que protagoniza o filme de Bong Joon-oh, se transforma no maior traficante de narcóticos da Coréia do Sul dos anos 70. Então, se você é um fã de Parasita, provavelmente vai gostar de conferir o trabalho do ator em outra produção. Aliás, uma penas nenhum integrante do elenco ter sido indicado nas categorias Melhor Ator ou Melhor Atriz no Oscar. Provavelmente o número de estatuetas conquistadas teria aumentado.

3. Okja (2017)

Netflix

Dirigido e co-escrito por Bong Joon-oh, esse filme conta com um renomado elenco. Em suma, a narrativa aborda a história de uma jovem chamada Mikha que arrisca tudo para evitar que suma melhor amiga – uma porca gigante geneticamente modificada – seja levada por uma multinacional. Assim vemos Tilda Swinton interpretando a principal antagonista e Jake Gyllenhaal vivendo um zoólogo sem ética alguma. Embora o roteiro possa parecer infantil, garantimos que o filme provoca bastante reflexão de uma forma característica de Bong. Inclusive, o longa chegou a competir pela Palma de Ouro no festival de Cannes em 2017.

2. O Hospedeiro (2006)

Showbox Entertainment

Além de contar com a dupla de longa data, Song e Bong, que mais tarde se reuniria novamente em Parasita, O Hospedeiro tem Bae Doona em seu elenco. Mesmo que o nome da última não te pareça familiar, garantimos que você a conhece de Sense8, como Bak Sun. Se mesmo assim você não souber do quem estamos falando, está na hora de colocar a séries das Irmãs Watchowskis no topo da sua lista. Enfim, esse filme é extremamente popular na Coréia do Sul e no mundo. Aliás, ele chegou a ser descrito como “um dos melhores filmes de monstros já feito” pela New York Magazine e “aterrorizante” pelo The New York Times.

1. Invasão Zumbi (2016)

Next Entertainment World

Até aqui já tivemos filmes de super-herói, desastre nuclear e até mesmo de porcas geneticamente modificadas. Sendo assim, o que poderia estar faltando? Isso mesmo, apocalipse zumbi. Apesar de contarmos com clássicos como Resident Evil, Guerra Mundial Z e, até mesmo, Eu Sou a Lenda, Invasão Zumbi chega como uma inovação. Como resultado disso, a aprovação crítica e pública foi massiva. Só para ilustrar, após sua estreia na Sessão da Meia-Noite do Festival de Cannes de 2016, o longa se tornou o primeiro título a ultrapassar a marca de 10 milhões de espectadores. E aí, você tá esperando o que pra se juntar ao resto da audiência?