30 dicas infalíveis para se tornar mais produtivo no trabalho

30 dicas infalíveis para se tornar mais produtivo no trabalho

Saiba como ser mais produtivo nas suas tarefas diárias, potencializando seus resultados no trabalho!

publicidade

Com o crescente avanço da tecnologia e possibilidade de muitos profissionais estarem em casa trabalhando remotamente, é importante sabermos como ter mais agilidade e produtividade nas atividades diárias no trabalho, seja em casa ou na empresa.

Pensando nisso, listamos 30 dicas para você começar a fazer hoje, para ter uma vida mais produtiva, tanto na vida profissional com na pessoal.

produtividade-trabalho

publicidade

1 – Planeje seu dia antes de dormir

É importante saber se planejar com antecedência para evitar esquecimento no dia seguinte. Por isso, colocar no papel suas tarefas do próximo dia é essencial para ter objetivo do que vai fazer, assim não saindo da realidade.

2 – Faça as tarefas difíceis primeiro

Faça uma lista de tarefas do dia, ponha as de prioridade máximo no início. Pois, no início do dia é quando estamos mais dispostos, assim fazer as atividades difíceis não será uma tortura, e as próximas tarefas da lista se tornaram fáceis.

3 – Saiba qual seu período do dia mais produtivo

É importante você se auto avaliar para saber qual melhor horário no dia é mais produtivo. Se é pela manhã, faça as tarefas que requer mais de sua energia.

4 – Faça uma tarefa por vez

Não adianta tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, uma hora você vai deixar passar alguma coisa importante. Então, para fazer uma coisa com excelência, foque em uma só tarefas e finalize.

publicidade

produtividade-trabalho

5 – Priorize suas responsabilidades

Como dito anteriormente, faça as tarefas com prioridade máximo no início do dia. Ter metas é essencial para não se perder em um amontoado de trabalho durante o dia. Ter foco, é saber o que realmente deve ser finalizado.

6 – Faça listas

Faça uma lista de tarefas na sua agenda, no computador, mas não deixe de fazer uma lista de tudo que você precisa fazer. No decorrer do dia, se não adotarmos o que deve ser feito, uma hora vamos esquecer.

7 – Crie hábitos de controle

Uma ótima forma de ajudar seu corpo entender que certas atividades são importantes é criando hábitos. Saiba controlar seu corpo e sua mente para ter uma vida mais produtiva.

8 – Não deixe tarefas para depois

É melhor fazer poucas coisas durante o dia e não deixar nada passar, do que prometer muito e não fazer tudo. Evite acumular atividades, tenha uma lista pequena com o suficiente.

publicidade

produtividade-trabalho

9 – Use ferramentas para produzir mais

Use a internet para aprimorar suas atividades do trabalho. Existem infinitas possibilidades de ferramentas que irão te ajudar a ser mais produtivo. Não só no trabalho, como também na sua vida fora dela.

10 – Faça meditação

Tenha o hábito de meditar toda manhã ou quando quiser aliviar a tensão da mente em determinado horários do dia.

11 – Tenha uma boa noite de sono

Não adianta querer ser produtivo no trabalho, se dormiu mal e está sonolento e indisposto. Uma boa noite de sono também é essencial para um dia de trabalho eficiente. 

12 – Acorde cedo

Programe-se para ir dormir cedo, ter uma boa quantidade de horas dormidas, para acordar cedo e aproveitar melhor o dia. Antes de ir para o trabalho, faça uma corrida na praça, leia um livro, contemple a natureza. Use essas horas antes do trabalho para cuidar de você.

produtividade-trabalho

13 – Mantenha sua mesa organizada

Mesa bagunçada, mente desorganizada. Ter uma mesa limpa e arrumada é lei, pois te ajudará a ser mais ágil nas tarefas e será mais fácil, claro, de saber onde está suas coisas.

14 – Elimine distrações

Evite estar com celular por perto quando estiver fazendo uma tarefa importante. Para que nenhuma ligação ou notificação tire seu foco e você acabe se distraindo.

15 – Tenha momento divertido no trabalho

Quando sentir-se exaustos, pare um pouco, tome um café, converse com alguém durante alguns minutos. Nosso cérebro não é uma máquina, ela também precisa descansar

16 – Aprenda cada dia mais

Tenha o hábito de sempre evoluir e de aprender coisas novas todo os dias. Cerque-se de pessoas que irão te ajudar a ser uma pessoa melhor, pessoas com boas conversas, que irão te recomendar bons filmes e livros. 

produtividade-trabalho

17 – Terceirize algumas tarefas

Não seja um faz tudo, tem coisa que outras pessoas farão melhor que você, por isso, delegue atividades para outros profissionais.

18 – Tenha recompensas

Faça um acordo consigo mesmo. A cada tarefa realizada, você ganhará uma recompensa, pode ser um chocolate, um café, uma ida ao banheiro, ouvir uma música, etc. Use seu imaginário!

19 – Diga não!

Saiba dizer não para atividades que irão te tirar do objetivo. Se você tem uma lista de tarefas administrativas para realizar na empresa, diga não para perdidos como: trocar uma lâmpada, verificar a impressora quebrada ou até mesmo, fazer tarefas dos outros.

20 – Tenha um ambiente agradável

Se possível, tenha uma janela na sala para contemplar o céu, tenha boa mesa e cadeira, uma sala bem arejada. 

produtividade-trabalho

21 – Tenha uma boa postura

É impossível ser produtivo no trabalho sentindo dores nas costas. Aposte em boas cadeiras que irão te deixar mais confortável e mais tempo sentado sem prejudicar sua coluna.

22 – Aproveite seu caminho até o trabalho

Se for de ônibus ou de carro no trânsito, aproveite esse momento para você. Leia um livro, ouça um áudio livro, escute música ou um noticiário. 

23 – Tenha metas

Estabeleça metas para serem cumpridas no dia, tenha clareza do que será feito quando chegar no trabalho, assim você não perderá tempo tentando lembrar das responsabilidades.

24 – Tire férias

É importante saber priorizar suas responsabilidades, mas não esquecendo da saúde mental. Tire um dia da semana para descansar, se desligar do mundo, aproveitar a família.

produtividade-trabalho

25 – Faça atividade física

Mantenha seu corpo ativo e saudável, pois ele também é sua ferramenta de trabalho.

26 – Alimente-se bem

Faça uma boa alimentação pela manhã, rico em proteínas e vitaminas para deixar seu corpo mais disposto para as atividades diárias.

27 – Ouça uma boa música

Quando bater aquele cansaço mental, ou alguma coisa te deixar estressado, ouça uma música. Tire uns minutos, vá no banheiro, ponha o fone de ouvido e escute uma canção que goste. 

28 – Não seja perfeccionista

Nem tudo na vida é perfeito, nem os mais célebres profissionais fazem tudo perfeito. Por isso, faça seu melhor e não tente ser melhor que ninguém ou ser o melhor da empresa. E não use a desculpa de que ninguém é perfeito para fazer um trabalho ruim.

produtividade-trabalho

29 – Seja pontual

O tempo é tudo hoje, e fazer outras pessoas perderem esse bem preciosos é chato. Organize-se nos horários, seja ético quando marcar um horário com alguém. Se é uma reunião importante, chegue cedo!

30 – Tenha autoconfiança

Tenha uma dose de motivação diária, cerque-se de pessoas que faça você se sentir bem. É essencial você não duvidar de suas capacidades, acredite no seu potencial.