5 formas de utilizar a tecnologia a favor da sua SAÚDE

Crie um novo elo a favor da sua saúde!

5 formas de utilizar a tecnologia a favor da sua SAÚDE
5 formas de utilizar a tecnologia a favor da sua SAÚDE

Os dispositivos eletrônicos não precisam ser somente fontes de estresse ou preocupação. Existem formas de utilizar a tecnologia a favor da sua saúde. Veja como!

Cada vez mais, os dispositivos eletrônicos e tecnológicos fazem parte da nossa rotina. Ao invés de resistir ao uso, você pode aproveitar essa evolução para cuidar do corpo e da mente. Veja 5 formas de utilizar a tecnologia a favor da sua saúde.

tecnologia-e-saude
Imagem: Freepik

1. Aplicativos de atividade física

Certamente, o smartphone é um equipamento que está sempre com você. Além dos apps de mensagens e das redes sociais, existem recursos que podem te ajudar no aspecto físico, como os aplicativos de práticas esportivas.

Entre aplicativos nativos dos sistemas operacionais, capazes de contar o número de passos e até monitorar sua saúde, existem apps desenvolvidos por diferentes empresas, que incentivam a realização de uma atividade física.

São várias as opções disponíveis, que vão de aplicativos para monitorar caminhadas e corridas, até apps com treinos completos para fazer em casa. É só escolher aquele que combina mais com suas preferências e começar a treinar.

2. Faça uma limpeza no seu computador

Qual foi a última vez que você limpou seu computador? Se você não lembrar da data que excluiu os arquivos, pode estar acumulando no disco rígido uma série de material digital com potencial para afetar a saúde da mente.

Esse potencial vem tanto da desorganização, que gera estresse para o cérebro ao buscar arquivos, quanto do aspecto emocional que fotos, vídeos e outros documentos podem conter.

Muita gente tem medo de fazer uma limpeza no computador e acabar excluindo itens importantes do disco rígido. Se esse for seu caso, saiba que existem métodos para recuperar arquivos deletados do HD.

Nesse processo de recuperação de disco rígido, você vai precisar contar com um programa especializado no assunto, como o Recoverit.

Em uma interface simples e intuitiva, o Recoverit permite que você escolha o dispositivo que deseja restaurar (como o disco rígido) e apresenta os arquivos recuperados em uma lista. Após o processamento, é só salvar os itens que você preferir em uma nova pasta.

tecnologia-e-saude
Imagem: Freepik / Recoverit

Com um computador limpo e organizado, além de facilitar o processo de busca por arquivos posteriormente, você ganha em desempenho e performance do seu disco rígido. Melhor ainda sabendo que é possível recuperar o HD, caso necessário.

3. Vídeos de autoconhecimento

Com mais de 105 milhões de usuários mensais, somente no Brasil, o YouTube disponibiliza vídeos dos mais variados assuntos, incluindo temas de autoconhecimento.

Esse tipo de conteúdo, por vezes elaborado por especialistas e apresentado de forma gratuita, é uma forma de utilizar a tecnologia a favor da sua saúde, principalmente a saúde mental.

Ao acessar o YouTube, busque por canais de meditação, psicologia, autoconhecimento e temas relacionados. Existem milhares de materiais disponíveis, que podem te ajudar a colocar em prática conceitos importantes para o bem-estar mental.

4. Cursos online

Já imaginou fazer um curso online de nutrição, comunicação não-agressiva ou meditação? Graças à internet e aos portais de especialização, esse processo é bem simples.

Assim como existem especialistas que compartilham conhecimento no YouTube, existem aqueles que optam por desenvolver cursos completos, com informações aprofundadas sobre temas diversos.

Os preços dos cursos online variam bastante, o que torna acessível esse tipo de educação. É uma boa maneira de cuidar da saúde e até descobrir uma nova aptidão.

5. Lembretes motivacionais

Se manter a motivação no dia a dia não for fácil, considere criar lembretes que te incentivem a realizar uma tarefa.

Uma das formas de utilizar a tecnologia a favor da sua saúde é por meio da agenda do seu smartphone. Com ela, você pode estabelecer compromissos diários importantes, como a prática de atividades físicas.

Você também pode seguir a ideia de Sônia Nascimento, que viralizou ao nomear números de telemarketing com mensagens motivacionais.

Assim, toda vez que o telefone tocava, ela via na tela uma frase que ia de lembrete para tomar água até um elogio para aumentar sua autoestima.

tecnologia-e-saude
Imagem: Freepik

O smartphone e o computador não precisam ser apenas ferramentas para o seu trabalho ou dispositivos que deixam sua rotina ainda mais complexa. Ao utilizar a tecnologia a favor da sua saúde, você dá uma nova função para esses elementos, tão presentes em nossas vidas.

Assim, ao invés de se incomodar com a bagunça dos arquivos no computador ou com as ligações insistentes de telemarketing, você aproveita os eletrônicos da melhor forma possível: cuidando de você!

publicidade