7 truques simples para fazer stories que engajam os seguidores

Quer fazer stories que realmente engajam os seguidores? Então, veja 7 truques para colocar em prática o quanto antes! As redes sociais estão presentes no nosso dia a dia. Entretanto, para algumas pessoas, fazer stories que engajam os seguidores pode ser fundamental para manter a relevância na internet. Seja você alguém que quer entrar para […]

Quer fazer stories que realmente engajam os seguidores? Então, veja 7 truques para colocar em prática o quanto antes!

As redes sociais estão presentes no nosso dia a dia. Entretanto, para algumas pessoas, fazer stories que engajam os seguidores pode ser fundamental para manter a relevância na internet.

Imagem de Freepik no Freepik

Seja você alguém que quer entrar para o universo de criação de conteúdo, ou alguém que já tem vários seguidores e quer expandir sua comunidade, existem alguns truques simples que podem ser bem úteis no quesito engajamento.

Alguns truques são feitos dentro do próprio Instagram, enquanto outros exigem ferramentas externas. Ainda assim, se dedicar a entender os melhores caminhos na produção de conteúdo para os stories pode fazer toda a diferença no seu futuro profissional.

Quer saber quais são os truques simples para fazer stories que engajam os seguidores? Veja na sequência 7 deles!

  1. Stories falados merecem qualidade de áudio

Se a ideia for fazer stories em que você explica algum assunto falando, é preciso estar atento para a qualidade do áudio.

Isso porque, um áudio com muitos ruídos é capaz de espantar os seguidores. Em stories feitos em parcerias com marcas, esse aspecto pode ser determinante para encerrar uma colaboração.

Muitos criadores de conteúdo usam microfones de lapela que se conectam com o smartphone. Entretanto, também é possível usar programas de edição para melhorar o áudio.

Imagem de Andrew Neel / Pexels (Wondershare UniConverter)

Um exemplo é o software Wondershare UniConverter. Ele possui uma ferramenta baseada em inteligência artificial, que identifica e retira ruídos indesejados por conta própria. Tudo em uma interface fácil de utilizar.

Uma terceira solução simples é tentar sempre gravar em ambientes mais isolados. 

  1. Identifique a sua arroba

Quantas vezes um conteúdo de uma pessoa viralizou na rede, através de outros perfis que não deram o devido crédito?

Se a ideia é fazer stories que engajam os seguidores, é preciso pensar em colocar o seu nome em destaque. Assim, caso ele seja muito compartilhado, novas pessoas chegarão até você.

Nesse sentido, uma dica é aprender como colocar marca d’água em um vídeo. Assim, você pode aplicar a sua arroba (ou a sua logo, caso tenha) para identificar o criador original do conteúdo. 

A arroba como marca d’água pode ficar em um dos cantos da tela. Não é impossível que alguém recorte, mas é um trabalho extra para quem replica os conteúdos de terceiros.

E atenção: o Instagram não gosta quando o usuário compartilha vídeos com a marca d’água do TikTok. Se você trouxer conteúdos de lá, busque softwares para retirar a logo (o UniConverter é uma boa alternativa para isso).

  1. Trabalhe o timing dos seus stories

O “timing” se refere ao momento certo para fazer algo, especialmente em relação à quando executar uma ação para obter o melhor resultado possível.

Ter um bom timing envolve a compreensão das circunstâncias, contexto e preferências envolvidos em uma situação. Na comédia, por exemplo, o timing é essencial para que as pessoas dêem risada de uma piada.

O mesmo acontece com os stories! Ter um timing correto faz com que as pessoas se engajem mais, por acharem o conteúdo divertido, curioso, dinâmico, enfim.

O próprio Instagram permite que você faça cortes nos stories em suas ferramentas de edição. Mas, dependendo do conteúdo, vale pesquisar como cortar vídeo no PC.

Isso porque, em um programa de edição com linha do tempo, esses cortes podem ser mais simples de serem posicionados. Depois, é só exportar o vídeo e publicar no Instagram.

  1. Comece com impacto

Você sabia que os primeiros segundos do seu Story são cruciais? Basta pensar em quantas vezes você pulou um conteúdo, baseado apenas no que viu em pouquíssimo tempo.

Não é por acaso que, muitos influenciadores, costumam iniciar os stories do dia com algum impacto: seja uma música, uma dancinha ou mesmo um bom dia mais animado.

Você pode seguir essa lógica! No primeiro story de uma sequência, use imagens ou frases chamativas para fazer com que as pessoas queiram continuar assistindo.

Vale a pena também deixar “ganchos” entre um story e outro, para atiçar a curiosidade dos seguidores.

Imagem de Freepik no Freepik
  1. Coloque música

Foi-se o tempo em que era preciso salvar músicas do Spotify ou do YouTube e editar um vídeo para deixá-lo “sonoro”.

Hoje, o próprio Instagram permite que você coloque músicas nos seus stories. E esse é um recurso que você deve aproveitar! 

Em stories “falados” não é recomendável colocar músicas, pois pode tornar mais confuso o entendimento. Mas stories de cenas do dia a dia, imagens ou mesmo bumerangues, esse recurso é muito interessante.

E claro, use os sons engraçados ou tristes para enfatizar cenas específicas e tornar seu conteúdo mais divertido. É uma ótima maneira de fazer stories que engajam os seguidores.

  1. Use enquetes e perguntas

Talvez você não saiba, mas participar de enquetes e responder perguntas é quase que um desejo inerente do ser humano.

Quando vemos pesquisas, é comum que a gente queira participar de alguma forma. E é por isso que os recursos de enquetes e perguntas são tão populares no Instagram.

Assim, interaja com seu público usando recursos dinâmicos, como enquetes, perguntas e caixas de mensagens. Isso incentiva a participação e engajamento!

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

  1. Faça mini-vlogs

Se você está na internet há algum tempo, sabe que o termo vlog era muito utilizado no YouTube para descrever vídeos do dia a dia de um criador de conteúdo.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

No Instagram, a dinâmica de consumo de conteúdo é mais rápida. Por isso, o vlog passou por uma adaptação: se tornou um mini-vlog.

Ou seja, você grava e compartilha a sua rotina, mas em um tempo reduzido, normalmente com base no tempo dos stories gravados.

Você pode fazer edições com ferramentas no celular ou usar um software no computador. Entretanto, para deixar o arquivo mais leve e publicá-lo com facilidade, a dica é comprimir seu vlog. Apenas tome cuidado para não perder qualidade!

Stories que engajam seus seguidores

A melhor maneira de saber o que engaja os seus seguidores é fazendo testes! Por isso, pegue todos os truques que compartilhamos e coloque em prática o quanto antes.

Lembre-se de criar alguma métrica para você acompanhar os resultados. O próprio Instagram traz várias informações na ferramenta de insights que você pode aproveitar.

Assim, com estratégia e foco, você vai conseguir fazer stories que engajam os seguidores de verdade!

Veja mais ›
Fechar